Pesquisar este blog

sábado, 12 de agosto de 2017

Despesas - Março a Julho/2017

Gastar menos do que ganha e reduzir despesas eu considero como o pilar fundamental dos aspirantes a IFAP - independência financeira e aposentadoria precoce. Há 5 meses venho acompanhando meus gastos através do app GuiaBolso. 


Este app tem a vantagem de buscar automaticamente o extrato bancário. Jamais funcionaria pra mim se eu tivesse que guardar recibinhos ou revisar o extrato para classificar os gastos na mao em alguma planilha. O GuiaBolso já classifica corretamente a maioria dos itens, restando alguns que eu vou acertando enquanto estou no ônibus ou esperando alguma coisa.

Nesse tempo já foi possível entender meu padrão de despesas, que na maior parte bateu com as estimativas que eu tinha. Somente supermercado eu tenho gasto mais do que imaginava. Vejamos a média das minhas despesas mensais - casal e uma criança:


Viagem 516,6
Moradia 981,4
Educação 775,38
Restaurante 614,08
Transporte 701,17
Lazer 415,36
Empregada 480
NET Netflix 239,948
Luz 151,718
Mercado 1387,512


Resto 1027,038


TOTAL 7290,206

Eita, como tá caro morar em Sao Paulo, viu.
  • Viagem: gasto com hotéis, gasolina e restaurantes durante viagens de lazer. Fiz duas esse ano e ainda tenho mais uma. Portanto esse número deve permanecer nessa faixa.
  • Moradia: condomínio e suas taxas malucas, mais água e gás.
  • Educação: creche meio período e livrinhos infantis.
  • Restaurante: comer perto do trabalho varia de 20 a 60 reais. Eu procuro ir nos mais em conta, mas não recuso se o pessoal quer gastar mais. Prezo o convívio. Nesse custo entra também a pizza e restaurantes de fim de semana.
  • Transporte: gastos com carro e transporte coletivo. Como não tem mais parcelas de seguro nem revisão do carro pra fazer esse ano, esse número deve baixar.
  • Lazer: aqui está pesando esse monte de shows internacionais acontecendo no Brasil. Não estou aguentando, e nem vou em todos. Outro custo significativo foi um violão que comprei em abril.
  • Empregada: uma vez por semana
  • NET Netflix: o combo maroto da NET mais o Netflix.
  • Luz: energia elétrica
  • Mercado: supermercado mais ração para dois gatos. Pesa a compra de muitas frutas, legumes e o leite da minha filha. Custa R$ 48 por lata e é difícil de achar. Quando vejo no mercado pego umas 10 latas de uma vez. Fiz isso em maio.
  • Resto: porcariadas diversas - roupinhas, presentes, cabelereiro da mulher, remédios, etc
Com o advento da IF espero baixar alguns custos:
  • Moradia: sem necessidade de morar em SP, poderei ir para uma cidade média do interior
  • Restaurante: sem precisar ir para uma empresa, poderei cozinhar e comer em casa
  • Lazer: já nem vou a tantos shows como ia antigamente e a tendência é continuar diminuindo. Fora poder ir no cinema nos horários mais em conta.
  • Empregada: tendo tempo de sobra, poderei eu mesmo cuidar da casa
Até a próxima !

10 comentários:

  1. Você considera o guia de bolso um bom aplicativo? Pensei em baixar porém vi que tem q fornecer a conta ou algo do gênero. Não confiei mto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o app é bom. Como disse, se tivesse que parar pra anotar na mao em planilha ou algum app eu desistiria, entao resolvi arriscar. Em tese o app só tem acesso pra consulta. mais detalhes - http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/10/como-usar-o-guiabolso-aplicativo-de-controle-financeiro.html

      Excluir
  2. Interessante ter tudo anotado, assim vai conseguir analisar aquilo que é importante continuar gastando, e aquilo que dá para cortar um pouco sem perder qualidade de vida.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, DIL ! Tem que saber onde vai o dinheiro. Obrigado pela visita !

      Excluir
  3. Parabéns Vagabundo pela organização das despesas. Fico com o pé atras desses aplicativos acessando as contas. Já até pensei baixar esse app, mas não confio.

    Essas despesas são bem altas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aí cowboy ? rapaz, se nao fosse assim nunca eu iria fazer esse controle, entao arrisquei. Custo de vida tá pela hora da morte, vc tá vendo. Abs

      Excluir
  4. De tudo uma coisa é certa, o custo de vida em SP está alto demais !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, vc sabe. eu pessoalmente optei por morar perto do trabalho, o que por um lado ajuda na qualidade de vida mas provoca mais custos por estar num bairro mais central e mais caro em geral. poderia morar na periferia que é bem mais barato mas sacrificar qualidade de vida por IF mais rápida nao é comigo.

      Excluir
  5. Aqui no Rio não é diferente, o custo de vida esta bastante caro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que moradia aí é mais caro porque não tem muito lugar pra construir devido à geografia da cidade. Obrigado pela visita !

      Excluir