Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Despesas (atualização Agosto/2018)

Senhoras e senhores obcecados por finanças pessoais, aqui vai atualização do post publicando há 1 ano.

Continuo usando o app GuiaBolso. No final do mês copio os totais para minha planilha.




Abaixo a média mensal de um ano pra cá, descontando algumas despesas extras que tive ultimamente, pois não fazem parte do meu padrão de consumo:
  • Viagem: 2450 - Gasto com hotéis, gasolina e restaurantes durante viagens de lazer. Em relação ao ano passado subiu bastante por causa da viagem internacional que fiz com dólar na faixa dos 4 reais.
  • Moradia: 1250 - Condomínio e suas taxas malucas, mais IPTU, seguro, água e gás. É um número bem mais preciso que o registrado anteriormente.
  • Educação: 1800 - esse ano fiz upgrade pra uma escola melhor. Não é gasto, é investimento :-)
  • Restaurante: 560 - Comer perto do trabalho varia de 25 a 90 reais. Eu procuro ir nos mais em conta, mas não recuso se o pessoal quer gastar mais. Prezo o convívio. Preço de restaurante também varia dependendo de onde estou, se estou em cliente. Esse ano consegui fazer bastante home-office, daí o custo baixou um pouco. Nesse custo entra também a pizza e restaurantes de fim de semana.
  • Transporte: 580 - Gastos com carro (seguro, gasolina, manutenção e impostos), Uber (ocasional) e transporte coletivo. 
  • Lazer: 320 - Aqui pesam mais os shows internacionais, sempre na faixa de 200 a 300 reais. Inclui cinema ocasional, passeios com a família, ensaios com minhas bandas e equipamentos musicais esporadicamente.
  • Empregada: 500 - Uma vez por semana
  • Internet + Telefone + Netflix: 220 - Esse ano cancelei a TV a cabo e fiquei só com internet e Netflix. Tá ótimo assim. Só quero ver se as produtoras fizerem como a Disney, que vai tirar seu conteúdo do Netflix e lançá-lo em seu próprio serviço de streaming (fonte). Se a moda pega...
  • Luz: 160
  • Mercado: 1180 - Comida, bebidas, produtos de limpeza, ração e areia para gatos. Pesa a compra de muitas frutas e legumes. Alguém lembra quando banana era preço de banana ?
  • Resto: 500 - Porcarias diversas, roupinhas, presentes, brinquedos, cabelereiro da mulher, cosméticos, remédios, etc
TOTAL: 9520 reais por mês para 2 adultos e uma criança. Valor puxado um pouco pra cima por causa de viagem internacional. Estou gastando demais né ? Não sei como economizar mais. Vida comfortável sim mas sem luxo, nada de carro importado nem moro em bairro chique.



Quando eu virar vagabundo espero baixar alguns custos:

  • Moradia: sem necessidade de morar em SP poderei ir para uma cidade média do interior ou até pra Portugal como o povo anda fazendo, ora pois. 
  • Educação: escolas no interior são mais baratas. Mesmo nas cidades vizinhas a diferença é grande.
  • Restaurante: sem precisar ir para uma empresa, poderei cozinhar e comer em casa
  • Lazer: já nem vou a tantos shows como ia antigamente e a tendência é continuar diminuindo. Fora poder ir no cinema nos horários mais em conta.
  • Empregada: tendo tempo de sobra, poderei eu mesmo cuidar da casa
Gastos não-essenciais são cerca de 36% desse orçamento. Basicamente são coisas que na fase pós-IF eu posso cortar em épocas de vacas magras, pra não fazer grandes retiradas do portfólio.
E você, controla seus gastos também ? Como ?

Faltam 289 dias.

14 comentários:

  1. Interessante os seus gastos Vagabundo,

    Os gastos com viagens realmente foram muito altos. Também uso o guia bolso.
    Esse ano eu tinha planejado quitar o financiamento imobiliário (saldo devedor está em R$ 16 mil), mas terei que pagar 25 mil devido o planejamento sucessório do meu pai.

    Menos de 300 dias não é pra qualquer um.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despesa imprevista pra vc mas é por uma boa causa. Logo vc se recupera. Vamos nessa. abs.

      Excluir
  2. Em outro post você me disse que optou morar perto do trabalho por qualidade de vida, apesar de mais caro por ser uma região mais central. Agora te pergunto, não consegue ir almoçar em casa? ou não é tão perto assim do trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perto mas não o suficiente pra almoçar em casa. Só almoço em casa quando faço home-office.

      Excluir
  3. Viagem e educação sem duvidas são os maiores custos ou investimentos né o resto acredito esta em linha com a media, inclusive carro achei bem barato a media mensal.Mais 289 é logo ali...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação sim é investimento, viagem é luxo mas tambem ninguem é de ferro ! Rodei pouco esse ano por enquanto, deu pra economizar bastante gasolina.

      Excluir
  4. Rapaz que custo alto. eu sou sou solteiro e ganhando na media 3k estaria em situação complicada. Tento controlar ao maximo meus gastos. Ainda moro com meus pais e com isso tenho tentado aportar agressivamente com minha capacidade e cada vez depender menos deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem fazia como vc quando morava com meus pais. Parabéns pela disciplina e obrigado pela visita !

      Excluir
  5. Realmente um belo gasto. Todo conforto tem seu preço.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caramba Vaga, mesmo tirando a viagem é um custo bem elevado para uma família de 3 pessoas hein!!

    ResponderExcluir
  7. Restaurante, educação (se é investimento, qual o retorno % que vc usa aqui?) e empregada são coisas que daria para reduzir em tempos de crise hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, daria pra cortar. Educação é um investimento com retorno imensurável. Obrigado pela visita!

      Excluir