Pesquisar este blog

sábado, 15 de dezembro de 2018

Filhos: fim da busca da independência financeira ?


Uma questão que de tempos vem à tona nos blogs e fóruns é a de se é possível atingir a IF mesmo tendo filhos.

Obviamente criar uma criança traz um impacto financeiro porém a meu ver este pode ser mitigado a ponto de não influenciar significativamente a jornada de quem busca a IF.

O momento

Se você tem um filho num momento em que já tem um bom patrimônio e já está no meio da jornada, acho que não faz tanta diferença. Note que filho traz gastos, mas não se gasta tudo de uma vez. Vai se diluindo ao longo de 20 anos, tempo suficiente pros juros compostos fazerem seu trabalho.

Agora, se o cara começa a vida profissional ganhando aquela miséria e logo em seguida já engravida a namorada, aí sim a coisa se complica. Não quer dizer que não vá conseguir, mas fica mais difícil. Os pequenos aportes, valiosos por serem os primeiros, que ficarão mais tempo se multiplicando,  serão comprometidos.

Um time de futebol

Acho que até dois filhos, se vierem num momento mais adequando, dá pra tirar de letra. A partir do terceiro já acho que complica, mas ainda é possível. Do quarto pra frente aí não sei. Se for um multi-milionário da vida como o João Dória não faz diferença, mas pra nós reles mortais pode ser sim o fim do sonho da IF.

O propósito

Filhos são na verdade o maior motivo para alguém perseguir a IF. Formar um ser humano é o trabalho mais nobre que existe. Ter tempo para se dedicar a isso é um imenso privilégio, uma alegria que vale a pena buscar.

Ou o cidadão vai pendurar a chuteira e assistir Netflix pro resto da vida ? Ficar na praia olhando pro mar ? Viajar o mundo ? Legal, mas depois de 6 meses já encheu o saco. Pra mim não funciona. Você tem que ter dois ou três grandes projetos pra preencher uma vida pós-emprego. Um dos meus vai ser isso - cuidar de criança. Educar, passear, jogar bola, ir ao cinema, andar de bicicleta, ajudar na lição de casa, etc.

Tempo é o bem mais valioso

Sim, é preciso gastar dinheiro com filhos, mas a melhor coisa que se pode gastar com eles é tempo. Vejo várias pessoas comprando um monte de roupas de marca pra molecada que duram poucos meses. É uma armadilha social, você vê todo mundo fazendo e começa a achar normal, que tem que fazer também.

Escola também não entendo. Como se justifica pagar 4000 por mês pra uma criança aprender a escrever e fazer contas ? Particularmente optei por escola bilíngue que não é barato porém a idéia é aproveitar que enquanto pequenos as crianças absorvem uma segunda língua igual esponja. É investimento. Depois dos 7 anos coloco numa escola normal, particular é claro, já que no Estado não tem condições.

O que acontece é que muita gente torra grana com filhos pra compensar a falta de tempo que passa com eles, por estar na corrida dos ratos pra pagar a escola, viagem pra Disney, hotel fazenda, brinquedos, celular... um ciclo vicioso.

Exemplos

Não faltam exemplos de gente que atingiu a IF mesmo tendo filhos. Vou mencionar os que me vem à cabeça agora:

Gustavo Cerbasi, 3
Viagem lenta, 1
Pensamentos Financeiros, 1
What life could be, 2
Early retirement now, 1
Early retirement dude, 1
Root of Good, 3
1500 days, 2

Conclusão

Tenho uma amiga que diz que quem não quer ter filhos veio ao mundo a passeio. Não concordo com essa visão. Ninguém é obrigado a ter filhos. Se me dizem que não quer filhos porque não tem grana acho super legítimo, melhor que por os coitadinhos no mundo pra passar necessidade.

Se não quer porque não gosta de criança ou não tem paciência, tranquilo. Ninguém é obrigado a gostar. Mas se diz que não quer porque vai atrapalhar a conquista do próximo milhão... acho triste. Enfim, aí é uma decisão tomada apenas do ponto de vista pessoal, pois tecnicamente é possível.

Faltam 167 dias.

14 comentários:

  1. Tenho filho, mas respeito quem não queira ter... como você disse é uma opinião pessoal de cada um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um cada um, é isso aí. Meu ponto é esse - às vezes colocam um argumento técnico/financeiro pra disfarçar uma opção pessoal, talvez com medo de ser julgado pela sociedade.

      Excluir
  2. Olá,

    Primeiramente parabéns pelo blog, gostei muito. Escrita leve e didática.

    Senti falta de um campo para cadastrar feeds ou e-mail para receber suas atualizações sempre que houver novas postagens. Então gostaria de fazer essa sugestão.

    Um material tão bom como o seu seria interessante ter uma estratégia de broadcast, tipo como o VR ou AA40 fazem, em que sempre que eles lançam um novo post, eu já recebo por e-mail, daí nunca perco as atualicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força e pela sugestão, já habilitei a opção. Abs !

      Excluir
  3. Filhos destroem o patrimônio no curto prazo, mas no longo são um asset se forem bem criados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chegam a destruir se houver um mínimo de planejamento, e no longo prazo se forem mau criados aí sim o poder destrutivo é enorme... vide o pessoal de 60 anos que nao pode se aposentar porque tem que sustentar filhos adultos e até netos.

      Excluir
  4. Como você disse, o grande problema é quando o cara tem pouca grana guardada, o salário não é bom ou ainda tem que sustentar a mulher. Se o cara e a mulher não se mecherem para subir a renda, aí é quase certeza que vão levar uma vida bem apertada. Conheço alguns amigos nessas condições e os caras vivem quebrados, não tem grana pra correr de kart uma vez por mês, não saem pra comer fora, churrasco dos amigos de fim de ano reclamam que 30 reais tá caro e não dá pra ir, viajem pro litoral é no máximo uma semana por ano, viajens curtas pela região nunca mais e por aí vai... Os caras não tem mais um hobby, os planos que faziam antes de se casarem agora ficaram só na memória mesmo... A diversão se resume a jogar videogames durante a semana e a ver futebol no domingo e se embriagar... É complicado... Como exemplo, um ganha 5k por mês e gasta mais de 2k com escola de criança pequena, se justificando com a clássica frase: Tenho que dar tudo do melhor pro meu filho! É triste mas esse cara vai morrer trabalhando. O que quis dizer é que nessas condições o sujeito praticamente abre mão de seus sonhos, hobbyes, diversões e até amizades pra levar uma vida num modo automático em que ele conseguindo fechar o mês sem dever nada já está de bom tamanho. Obviamente que casais bem articulados conseguirão manter uma boa parte do seu estilo de vida mesmo com a vinda de filhos e o plano da IF será pouco afetado, são a minoria, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o comentário do anônimo acima,

      Muitas pessoas não se preparam pra colocar um filho no mundo. Eu cito o caso do meu irmão que se mata de trabalhar para dar “o melhor” pros filhos, mas não é tão presente o quanto poderia.

      Estou tendo essa experiência de criar uma filha e realmente é uma experiência recompensadora, porém bastante trabalhosa. Nos preferimos não terceirizar boa parte do trabalho de criação, sendo que tanto eu quanto minha mulher trabalhamos apenas 6 horas por dia.

      Mesmo com o nascimento da minha filha, minha taxa de poupança continua acima de 50%, desta forma o caminho até a IF está bem pavimentado.

      Excelente post Vagabundo, grande abraço.

      Excluir
    2. A maioria da população vive no automático ou semi automático, inclusive os que não tem filhos e são solteiros.
      O que mais tem são pessoas que trabalham de segunda a sábado pra ganhar entre 1.3 e 2.5k/mês e graças as suas rotinas e atividades que tem que realizar em casa tem pouco ou praticamente nenhum hobby, vivem pro trabalho e nos fins de semana vão a casa de parentes ou botecos/padarias, jogam um futebolzinho, ou jogam video games, assistem séries ou filmes e pronto.

      Excluir
    3. Algum planejamento e nao ir junto com a manada já faz uma bela diferença. Eu achava que filho ia detonar meu patrimonio mas algum tempo depois me vi na situação do colega Aportador acima: taxa de poupança continuava firme e forte, meu estilo de vida não mudou. Obrigado pela visita e voltem sempre !

      Excluir
  5. Filho é muito mais que dinheiro.
    Tem muita gente humilde que educa e forma (formação humana) muito bem seus filhos.
    Dinheiro é importante, mas é necessário que os pais estejam aptos e dispostos a criar e educar seus filhos e não apenas colocá-los no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí. Muita gente cai na armadilha de substituir presença por dinheiro.

      Excluir
  6. O pai do Neymar acha que filho é investimento, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta aí um cara de visão haha, transformando passivo em ativo

      Excluir