Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

De calças arriadas: previdência privada


Salve, amigos nerds das finanças !

Estou retomando a série mostrando detalhes da minha carteira. A evolução da minha história como investidor foi assim (clique nos títulos para ir ao post com mais detalhes):

1.     Poupança (não tenho mais)
3.     Investimentos off-shore (a ser detalhado num post futuro)
4.     Ações
5.     Títulos privados - CDB, LCx (LC, LCA, LCI)
6.     Títulos públicos
7.     Previdência Privada
8.     FIIs

Hoje o assunto é previdência privada, modalidade odiada por muitos e pouco entendida por mais gente ainda. Vou falar da minha experiência e estratégia somente. Para entender o post é preciso saber como funciona VGBL, PGBL, tributação e tal. Recomendo uma busca na internet que tem muito material.

Durante muito tempo eu não dava a menor bola pra previdência privada. Descontava todo mês do salário e pra mim aquilo era dinheiro perdido, porque não tinha liquidez imediata como a poupança ou um fundo de renda fixa. Eu não entendia nada do que estava fazendo.

Quando descobri que podia atingir a independência financeira aí sim eu procurei saber quanto tinha lá, como funcionava e como usar aquilo na minha caminhada. Na minha estratégia a previdência privada tem estes papéis:
  • Gerar restituição de imposto de renda via plano PGBL
  • Planejamento sucessório: fora da alocação de ativos, será o último ativo a ser consumido. O que sobrar ali fica de herança e pra cobrir despesas da minha família caso eu venha a morrer, incluso custo de inventário.
Atualmente conto com dois planos, um PGBL e um VGBL. Clique aqui para ver o gráfico de desempenho. São eles:

Itaú Flexprev XVI Renda Fixa (PGBL)
Plano oferecido pela empresa, onde eu contribuo com 4% do meu salário e a empresa iguala a contribuição. Está na modalidade PGBL, que me permite abater a contribuição da base de imposto de renda. Minha regra é contribuir voluntariamente (além do desconto em folha) um valor correspondente ao imposto economizado, todo ano. Exemplo: se num ano contribuo via folha de pagamento 10 mil, isso gera um abatimento de 2.750 (27,5%) na base de imposto, daí faço uma contribuição voluntária nesse valor.

Detalhe pouco usual pelo que vejo por aí é que esse plano está com tributação progressiva. Porque ? Na hora de optar eu só pensava que ia sair fora daquele emprego no ano seguinte e a primeira faixa na modalidade regressiva é 35%... Como minha idéia era sair e sacar tudo, deixei como progressivo.

Pensei várias vezes em mudar pra regressiva definitiva mas resolvi deixar como está. Eventualmente posso tirar vantagem disso e fazer saques de tal forma que o imposto de renda fique em 7,5%, o que é excelente se comparado aos 15% da renda fixa.

Itaú Flexprev Premium V20 (VGBL)
Este plano investe 20% em renda variável. Já que ações é o melhor pra longo prazo e isso aqui é o investimento de maior prazo que eu tenho, combinou perfeitamente. Comecei ele numa tentativa de diversificar além de fundos de investimentos, em algo que não sofresse do maldito "come-cota". Como já tinha um PGBL com tributação progressiva, optei por VGBL com tributação regressiva.

Em nenhum dos planos jamais paguei taxa de carregamento, nem existe taxa de saída.

Acho que é isso. Deixe seu comentário e obrigado pela visita !!!

Faltam 136 dias.

    4 comentários:

    1. QVV,

      Esses planos de previdência com a participação da empresa, pra mim são os melhores. Sei que nem todos tem acesso. Mas na minha empresa por exemplo, desconta todo mes da minha folha de pagamento R$ 1.500,00 e a empresa contribui com mais 50% (750,00) ou seja, por mês só com plano de previdencia vou acumulando R$ 2.250, fora a rentabilidade do plano que gira em torno de 0,5% am

      Abs e bons investimentos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu demorei muito tempo pra entender que isso aí dinheiro de graça que estão dando pra vc. E tem gente que não aproveita.

        Excluir
    2. Não entendi nada mais é isso ai kkkk
      Nunca tive previdência e na verdade nunca parei pra pensar, Depois vou da um atenção nisso ai.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Soldado, se um dia vc pensar em planejamento sucessório ou como pagar menos imposto de renda, da uma olhada. Abs !

        Excluir