Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2019

Balanço - Fevereiro/2019


ô skindô...

Que nada, eu sou dos que odeiam carnaval. Na verdade eu gosto é de "pular" o carnaval, passar em branco sem ver nada do assunto, se possível longe da baderna.

Nos blogs que eu sigo saíram umas coisinhas interessantes esse mês:

- os americanos vão fazer 2 convenções essse ano, uma em Porto, Portugal e outra no interior da Inglaterra. Uma mais cara que a outra. Ali é ostentação total. Ingresso mais barato era 3000 dólares pra uma semana, cobrindo somente hospedagem e participação no evento com os blogueiros mais badalados do momento. Detalhe: esgotado.
- Millenial Revolution e ERN estão quase saindo no tapa sobre a questão de usar ou não ativos que rendem altos dividendos (porém são mais voláteis) para resolver ou diminuir o problema de fazer retiradas durante um bear market.

Enquanto isso sigo no meu esforço às vezes hercúleo de tolerar meu trabalho. Na verdade nem gosto de pensar muito... tenho tentado de todos os modos permanecer em piloto automático.

E assim foi fevereiro/2019:
  • FGTS: 0,24% - a mesma merda de sempre
  • Ações: -3,81% -  pra variar perdi pro lixo Ibovespa; KLBN3 caiu 10%, MPLU3 (sim, ainda tenho essa merda) subiu 3,8% (vai entender)
  • FIIs: 4,94% - arrebentei ! Continuo uma heróica recuperação. O recém adicionado HGBS11 subiu 9%, enquanto a gangorra FAMB11B caiu 6%.
  • EUR: 4,2% - euro em leve alta
  • USD: 5,6% - dólar em leve alta
  • Stock plan: 7,1% - alta da ação e do euro 

Alocação atual:
Renda FixaRenda VariávelMulti mercado
42%29%29%

Outros ativos:
  • Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,41% - beleza
Concluindo:
  • Rendimento global da carteira: 1,18% - excelente
  • Taxa de poupança ( (receitas - despesas) / receitas) de acordo com o GuiaBolso: 18%
Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pra cá, mais multas e impostos.

Indicadores do mês:
  • CDI: 0,49%
  • IPCA:  0,43%
  • Poupança:  0,37%
Mais uma vez feliz por ter superado os 3.

Próximos passos

Já falei pro meu chefe que quero um sabático. Coitado quase caiu da cadeira. Estamos trabalhando nos detalhes. Depois que pedi um sabático senti um grande alívio, como um peso que foi embora das minhas costas. Me sinto mais confiante pra seguir adiante com a revolução IF.

Os próximos aportes vão pra FII, ações e Tesouro Direto. Diante do declínio da renda fixa decidi aumentar um pouquinho minha alocação em renda variável.

A hora está chegando.

Faltam 86 dias.

6 comentários:

  1. Fala QvV.. Acabei de conhecer seu blog e gostei bastante da forma que escreve.
    Parabéns pelo fantástico rendimento da carteira. Top!
    Grande abraço!
    Stark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, legal que gostou, volte sempre ! Vou começar a te acompanhar pois tambem me interesse por ideias pra geracao de renda extra. Bons investimentos !!!

      Excluir
  2. Caramba Vagabundo, 86 dias é menos de 3 meses.

    Vc está muito ansioso? Espero que você tenha sucesso nesta nova etapa da sua vida

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz... tem dias que sao complicados, tem que fingir que tem sangue de barata. Muita calma nessa hora... Fique ligado que vem muita coisa por aí. Valeu!

      Excluir
  3. cada vez mais perto. e aí vai mudar o blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo mudar pra wordpress.com em algum momento, acho que depois que atingir a meta.

      Excluir