Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Escadinha de CDB

E aí, galera ? Hoje um postzinho que eu já tinha prometido faz tempo e num momento em que a renda fixa está voltando a ficar atrativa. 

Pra quem não sabe, a tal escadinha de CDB é ter títulos que vençam em meses diferentes ao longo dos anos, de forma que regularmente você tem algo pingando na conta tanto pra gastar como pra reinvestir nesta ou em outra classe de ativos.

Eu comecei a mexer com CDB, LCA e LCI em 2015, porém eu não fazia a escadinha. Simplesmente comprava o que achava melhor. Normalmente era um título pra 1 ano, depois outro pra 2 anos e outro pra 3, não importava o mês de vencimento. Nos últimos anos eu fui procurando vencimentos pra montar a tal escadinha que agora está bem azeitada e ocupando uns 12% da minha carteira. Abaixo uma tabelinha com os vencimentos:

Jan
202220232024
Fev
20222023
Mar
20222023
Abr
202220232024
Jun
202220232024
Set2021202220232024
Out20212022   2023
Dez202120222023

Tem uns buracos que vou preencher quando possível. Esse mês peguei um CDB IPCA + 5,4% pra daqui 3 anos. Procuro não pegar nada além de 3 anos porque as coisas mudam muito. De repente a situação político-fiscal se deteriora ainda mais e começam a pintar títulos a IPCA + 7%. Só pego títulos com rating BBB+ pra cima e dentro do limite do FGC, o qual estou longe de atingir.

Alguns meses deixei intencionalmente sem nada. São meses em que um dia pretendo ter um volume legal de cupons do tesouro pra pagar as contas. No momento tenho algo mas é bem pouco. Estou esperando 2022 pra encher o carrinho com a instabilidade política em torno das eleições. Em 2018 lembro de ter pego TD 2035 a 6%. Pena que não peguei quase nada com cupom na época.

Composição atual da carteira:

ÍNDICEPARTICIPAÇÃOTAXA MÉDIA
CDI29,24%145,82%
IPC-A39,50%4,54%
Pré31,26%7,69%

Os prés que ano passado com a Selic a 2% estavam voando agora vão ser o calcanhar de Aquiles da carteira, ainda mais por causa da inflação galopante. Por outro lado com quase 40% indexado ao IPCA e 30% à Selic devo surfar bem a onda da alta dos juros e inflação nos próximos anos.

Para mais detalhes sobre a composição da carteira, veja o gráfico no meu Painel de Controle.

Rentabilidades:

2021 até agora - 5%
2020 - 4,7%
2019 - 5,8%
2018 - 8,4%

É isso aí. Até a próxima !

Veja também:

7 comentários:

  1. Bacana!! Faço isso desde 2005 já que nao invisto na cassinolandia

    ResponderExcluir
  2. Olá Vagabundo,

    Comecei a fazer a escadinha no final do ano passado e estou muito satisfeito, meu objetivo é possuir uma escada completa com horizonte de seis anos.

    Já tenho dois anos concluídos (2025 e 2026). Pretendo fazer mais dois degraus no próximo ano (2027 e 2028) e fechar (2029 e 2030) no ano de 2023.

    Também adoto uma métrica parecida: empresas com rating superior a BBB (DEB, CRA) e no caso de CDB/LCA opto por melhores retornos, pois tem FGC.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a pouco vc ta com uma planilha com 72 títulos, um por mes. Obrigado pela visita !

      Excluir
  3. Blz, Vagabundo?

    Interessante essa tática e faz algum sentido isso. Nunca havia pensado nisso e até então não vi outros comentarem a respeito.

    Tenho alguns investimentos em renda fixa também (CDB, LCI e COE - será que entra em fixa também rsrs).

    Finanças é algo complexo e distante da maioria dos brasileiros, mas com afinco nos estudos e troca de experiências vamos aprendendo (àqueles que querem, claro!).

    Sou novo aqui no site e achei interessante suas postagens. Vou acompanhar as próximas.

    Adicionei você ao meu feed. Abs!

    Abs!

    Papai dos Investimentos
    https://papaidosinvestimentos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo à festa Papai ! COE RF ?... acho que não, quase sempre está atrelado ao desempenho de algo na bolsa. Obrigado pela visita e bons investimentos !

      Excluir
    2. Pois é, fiquei na dúvida de colocar aí o COE pois ele mistura fixa e variável.

      Vamos que vamos.

      Abs.

      Papai dos Investimentos
      https://papaidosinvestimentos.wordpress.com

      Excluir