Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Minhas 5 fontes de renda

Como tenho feito pra (tentar) fazer o bolo crescer ? Vou fazer um apanhado... tenho 5 fontes de renda, sendo que uma delas não dá basicamente nada. Veja abaixo.

Renda passiva


Dividendos: no momento tenho 10 ativos na carteira de ações e 13 na de FIIs, fora 2 fundos de debêntures recém chegados que também pagam dividendos. No geral eles cobrem 26% das minhas despesas.

Cupons do tesouro: tenho o TD IPCA 2040 e o Prefixado 2031 que pagam juros. Os cupons pagam cerca de 3% das minhas despesas.

Aluguel: tenho um apartamento alugado que mesmo tendo ficado 2 meses vazio e ainda descontando comissões pra imobiliária ainda consegue cobrir uns 18% das minhas despesas. Com a ressalva que aluguel não é 100% passivo, pois dá trabalho arrumar inquilino e manter o imóvel.

Com isso temos 26 + 3 + 18 = 47% das despesas pagas com renda passiva.

Renda ativa


Negócios digitais: ano passado depois de muito pesquisar e me auto-diagnosticar com "analysis paralysis" eu criei vergonha na cara e comecei 2 lances. No primeiro ofereço música de fundo pra vídeos ou podcasts através do Pond5. Passei uns 2 meses gravando, produzindo e colocando minhas faixas na plataforma mas até hoje não faturei nem um centavo. No segundo ofereço alguns serviços de produção musical através do Fiverr. Ano passado tive um cliente e faturei 12 dólares. Depois não pintou mais nada...

Emprego: meu salário cobre o restante das despesas (53%). Na prática pago tudo com ele e sobra em média uns 20%, o qual eu reinvisto junto com tudo o que vem da renda passiva.

E vamo que vamo.

17 comentários:

  1. Vagabundo,

    Uau, 47% das despesas pagas com renda passiva é um excelente resultado.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, QVV. Me compadeci de você pois estou buscando novas fontes de renda também. Pelo que entendi vc é músico, certo? Acho que tem muito trabalho para quem tem habilidade musical. Dar aula particular, tocar nas noites, criar um canal do youtube no seu nicho de música e rentabilizar com ads, abrir um Instagram (criar conteúdo gratuito, ganhar autoridade e lançar um curso ou ebook)... etc. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sou musico de profissao e até hoje música só me fez gastar dinheiro. Por isso resolvi tentar uma renda extra na internet com meu "talento". Obrigado e bons investimentos !

      Excluir
  3. Parabéns, minha renda passiva mal paga a conta de água... Mas aos poucos eu chego lá também...

    ResponderExcluir
  4. Vaga parabéns, já é um semiaposentado.
    Com esses reinvestimentos aí em menos de 10 anos será 100%.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Frugal ! Que seja bem menos que 10 anos pois nao vou aguentar tanto tempo. Abs

      Excluir
  5. Uia, achei que já fosse FIRE

    ResponderExcluir
  6. Que legal, não sabia que era músico! Também sou músico e minha fonte de renda vem toda daí. Não conhecia as plataformas, quando tiver tempo vou tentar explorá-las.

    Há alguns anos me cadastrei na Upwork com o intuito de conseguir uma segunda renda trabalhando online. Demorei uma vida para conseguir alguma coisa, mas todo mês aparece algum serviço pequeno ganhando em dólar.

    A dificuldade que vejo nessas plataformas é que você precisa construir toda uma reputação e currículo DENTRO delas para se tornar competitivo e cobrar valores mais atrativos. Não adianta ter uma bela experiência no "mundo real" e não ter boas avaliações e reviews online. Ao menos é a impressão que tive. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu nao sou musico, somente um curioso e apaixonado. Vc sim é, mesmo porque vive disso ! Como é ser músico e almejar a independencia financeira ? Vc é um herói !!! Upwork ou Fiverr é concorrencia extrema pq tem muita gente boa lá cobrando uma mixaria. Mesmo assim me cadastrei pois como disse, se ficasse pensando jamais faria nada. Abs

      Excluir
    2. Na verdade, ser músico foi o que me motivou a buscar a independência financeira. Hoje estou financeiramente estável mas já passei por maus bocados, ficando longos períodos com uma renda bastante irregular ou mesmo sem renda nenhuma. Comecei a poupar para ter um mínimo de segurança, e depois descobri todo esse "universo" FIRE e de investimentos. Inclusive, um dia certamente eu posso mudar de ideia, mas hoje eu não me vejo virando 100% vagabundo e parando de trabalhar totalmente. O que eu busco é a tranquilidade de escolher os trabalhos que eu quero e não ser aterrorizado pelo fantasma do bolso vazio. Abs!

      Excluir
  7. Vagabundo

    Achei que vc fosse FIRE ou seja 100% das despesas ja vinha da renda passiva, e que tinha voltado a ativa por medo da renda passiva não dar conta das despesas.

    De qualquer forma, vc sabe o caminho das pedras.

    como é lento esse negócio de FIRE, mas não tem outro jeito. VQV

    Bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente ser FIRE é viver de renda passiva, vc pode simplesmente vender seus ativos pra custear suas despesas. A menos que vc dê sorte com cripto, é um processo realmente muito lento, às vezes agonizante. Obrigado pela visita, até a próxima

      Excluir