Pesquisar este blog

domingo, 28 de maio de 2017

Memórias de um sardinha

Antes do crash de 2008 eu achava que bolsa era um grande cassino, que era pura jogatina e especulação. Ainda assim eu tinha algo em renda variável por meio de alguns fundos, recomendados pela gerente do banco. Eles até rendiam alguma coisa. Eu tambem tinha previdência privada do trabalho com grande exposição a ações (nem sei porque... assinei sem ver pra onde ia o dinheiro).

Veio o crash. Com a queda veio o desespero de ver aquele dinheirinho virando fumaça. Como um bom sardinha eu tratei de ir me desfazendo dos piores, e realoquei minha previdencia privada (que sangrou adoidado) para renda fixa.

Em 2009 a Bovespa foi o melhor investimento do mundo. No início de 2010 comprei um livro sobre ações, estudei, baixei números, balanços, cotações e montei minha posição. Eram umas 10 açoes do Bradesco, banco do brasil, Marfrig e outras empresas que eu nao lembro (graças a Deus nao tinha Petrobrás), mais 2 fundos de ações, um no Itaú e outro no Citibank. Bovespa estava na casa dos 60 mil pontos, com experts dizendo que poderia chegar a 80 mil naquele ano.

Dali pra frente foi só prejuízo. Quando a Bovespa bateu 45 mil pontos eu resolvi vender tudo assim que chegasse em pelo menos 55 mil. Tempos depois chegou lá e vendi todas as ações, mantendo apenas os 2 fundos, os quais sofreram o derradeiro resgate em 2015. Este ultimo resgate foi no Itaú, onde investi 11 mil e no final resgatei 9 mil. Um desastre !

Mais uma vez tinha aquela sensação de que pobre nao pode mexer com essas coisas.

O tempo passa, a gente vai lendo, aprendendo, e esse ano resolvi voltar pra Bovespa pois de vez em quando aquilo rende bem, então a gente tem que aproveitar, tem que diversificar. Comprei 4 fundos imobiliarios (um tipo de investimento que eu nem conhecia) mais algumas ações bem óbvias como Itaú, Bradesco, Ambev e outras meio no chutômetro como Marcopolo e Energisa.

No dia 17/05 minhas ações acumulavam uns 12% de aumento em apenas 3 meses; FIIs cerca de 9%.

Com a divulgação da conversa do Joesley Safadão com o PTemer e a queda da bolsa, resgatei de um fundo com liquidez diária para aproveitar as promoções e comprei mais ações do Itaú, Bradesco, Marcopolo e entrei na Grendene, que eu já estava observando há algum tempo. Também vinha observando BRF e JBS desde o escandalo da carne fraca.

Estas eu vinha olhando por pura especulação. Lembro quando saiu na imprensa que a ação da Petrobras estava 4 reais, depois de mais uma rodada da Lava-Jato e protestos pelo país contra a corrupção. Um cara no trabalho disse que tinha comprado a 30, 20 e 10 reais... sempre achando que dali pra baixo nao ia. Eis que tá valendo 13 reais agora. Quem comprou a 4 está dando risada.

Daí nesse dia JBS caiu 15% e eu puxei o gatilho. 3 dias depois eu acumulava um ganho de 5% nessa ação. Feliz da vida com o lucro facil em poucos dias, resolvi vender. Ao mandar a ordem vi que estava em queda livre... Quando tinha caído uns 20% eu comprei mais e no fim caiu 33% aquele dia. Eu acumulava nessa ação um prejuízo de 20%.

Poucos dias depois o prejuizo de 20% se convertia num lucro de 10% ! Agora tá em 4% de lucro.

Enfim, Bovespa nao é para amadores. Haja estômago. Haja tempo pra garimpar as boas empresas. Eu acho que serei um eterno sardinha.

Posição em 26/05/17 - Açoes:



Symbol % carteira Gain %
WEGE3 7,48% 13,9
IVVB11 9,60% 9,26
ITUB3 18,82% -3,3
UGPA3 14,82% 15,29
ENGI3 7,35% 18,72
POMO3 10,54% -2,64
BBDC4 11,38% -2,08
ABEV3 3,70% 6,34
ELPL4 4,98% -6,78
JBSS3 5,99% 4,21
GRND3 5,33% 5,78

100,00% 4,89
FIIs:


Symbol % carteira Gain %
JSRE11 30,64% 7,55
RBRD11 28,86% 12,3
SPTW11 21,39% 12,34
BRCR11 19,11% -0,41

100,00% 8,42

Nenhum comentário:

Postar um comentário