Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Balanço - Julho/2022


E aí gente ?

Esse mês peguei uns dias de férias, fui viajar e torrar dinheiro. Vejam abaixo a taxa de poupança que maravilha ficou.

Continuo muito sem tempo e empurrando o mundo com a barriga. Pensando em abandonar o movimento FIRE e fundar o movimento FODASE. Você dá uma bica em tudo e foda-se. Não tem TSR, regra de 4%, juros reais, projeções de bolsa, PIB, inflação, nada disso. É só correr pro abraço !


Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,5%
Títulos longos foram bem além de 6% e eu enchi o carrinho. Pena que durou pouco.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,5%
Fundos de infra deram outra recuada e detonaram a rentabilidade. 

Fundos: 0,3%
Ridículo.

FGTS: 3,3%
Em julho sempre vem um extra.

Ações: 3,3%
Tá de bom tamanho. Agora estou no zero a zero.

FIIs: 1,5%; DY do mês ficou em 1% 
Parece que chegou ao fundo do poço. Quem aportou, aportou. Agora é acompanhar a subida.

EUR: -2,6%
Moeda se desvalorizou mais uma vez. Mas não aguentei e voltei a investir depois de 7 meses só acumulando debaixo do colchão enquanto tudo caía.
 
USD: 0,6%
Tá bom. IVVB11 salvou a lavoura.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,8%
Ótimo!

Bombou !


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,4%: no ano -1,4%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -10%
Taxa de poupança: -2,4%

Indicadores do mês:

CDI1,03%, acumulando 6,49% no ano 
IPCA previsto: 0,13%, acumulando 5,64% no ano 
Poupança: 0,66%, acumulando 4,27% no ano

Houve uma leve melhora no desempenho. Mas esse ano tá osso. Nem quem mexe com cripto está ganhando dinheiro.


Próximos passos


Estou convencido de que tenho que aumentar minha renda. Mais pro fim do ano vou inundar o mercado com currículos e tentar virar freelancer. Minha idéia é pelo menos, se não ganhar mais, trabalhar menos. 

Como ? Tentando pegar projetos que pagam boas taxas. Assim trabalho por exemplo 6 meses e tiro o salário de um ano.

O povo fala que é muito inseguro trabalhar assim, pois não tem previsibilidade. Acaba um projeto, não sabe se vai engatar outro logo em seguida. Pra mim é irrelevante. Se ao final de um ano eu ganhar pelo menos o mesmo não reclamo de ficar sem receber quando não tenho projeto, estou de férias ou é feriado.

E segue o jogo.

Bons investimentos e até a próxima !

8 comentários:

  1. Ô Vagabundo, o que aconteceu nos últimos meses?
    Até um tempo atrás estava feliz com o período sabático, voltou ao mundo do trabalho por opção e volto aqui e vejo que o trem entornou. Que porra é essa?
    Em tão pouco tempo já mudou tudo, até no seu casamento você relatou dificuldades.
    Melhores aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é o que acontece enquanto a gente faz planos... valeu pelo apoio

      Excluir
  2. Olá Vagabundo, boa tarde

    Também compartilho da sua linha de raciocínio de trabalhar por projeto como freelancer. Já trabalhei um tempo como PJ e não percebi dificuldades.

    Nesse intervalo de alcançar a IF, estou fazendo minha transição de carreira.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Acho que já tem muita brasileiro nesse seu novo movimento aí, só não tinham nomeado aínda kkk
    Mercado são altos e baixos, na vida idem. Normal.
    Abs chavão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, posso reivindicar ser líder do movimento e já tenho seguidores ! Valeu, abs

      Excluir