Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Balanço - Dezembro/2022: um ano pra esquecer

 


Feliz ano novo, gente !

2022 foi um ano com várias conquistas pra mim, acho que em geral não posso reclamar. Com o fim da pandemia viajei adoidado, revi muitos amigos, entrei numa banda e tirei cidadania européia. Só na parte financeira, que é o foco do blog, posso dizer que o ano não deixou saudades.

Leio ainda os blogs da galera no celular, quando estou na rua mas prefiro comentar em casa, porém nunca acho tempo. Vamos lá, gente, continuem firme nessa caminhada !

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,04%
Não saiu do lugar. E eu aportei mais em IPCA 6+.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,5%
Medíocre. Outra vez os fundos de infra caíram e enterraram a rentabilidade.

Fundos: -0,01%
Travou nas quatro rodas. Saí do XP DNA Vision e do Itaú Carteira, que foram uma grande decepção. Diversificado, passivo, taxa de administração baixa mas rendimento pífio. Só preju na verdade.

FGTS: Acabou !
Enfim consegui sacar. Taquei tudo em Renda Fixa e depois vou vendo se vale a pena ir pra RV ou exterior.

Ações: -1,5%
Só roubada.

FIIs: -1,5%; DY do mês ficou em 0,82% 
Um melancólico fim de ano pros FIIs.

EUR: 1,2%
Cambio ajudou outra vez.
 
USD: 0,6%
Medíocre.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,6%
Medíocre. Na verdade, a planilha AdP fica doida e abaixa o rendimento quando tem aporte muito grande. Coloquei um monte de FGTS que saquei aqui.

Fim de ano melancólico, com os planos do exterior matando a rentabilidade.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,1%: no ano 0,4%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -4,92%
Taxa de poupança: -8%

Indicadores:

CDI: 1,1233%, acumulando 12,39% no ano 
IPCA previsto: 0,52%, acumulando 5,68% no ano 
Poupança: 0,7082%, acumulando 7,8997% no ano

Melhores investimentos do ano: Fundos (13,5%), Reserva (12%), RF (8%)
Piores: EUR (-15,87%), USD (-9,54%), FIIs (-5,33%)

Taxa de poupança fechou em 18% pressionada pela inflação galopante e gastos em diversas viagens durante o ano. Patrimônio caiu 1,88% perante a inflação. Desde meu primeiro sabático o patrimônio caiu 3,5% perante o IPCA. 

Próximos passos
 

Agora com cidadania européia o foco é arrumar um projeto pagando uma boa grana. Estou livre das amarras de uma autorização de trabalho. Como sempre tem um porém, quero ir pro Brasil no meio do ano e isso pode atrapalhar. Veremos.

Estou cansado desse trampo BaristaFIRE de luxo que eu arrumei. Emprego é só estresse, seja bem ou mal pago. Mal pago é mais estressante ainda !
 
A planilha AdP está me dando nos nervos e não tenho tempo pra testar outras alternativas. Me cadastrei no StatusInvest e talvez possa usá-lo pra renda variável. Basta encontrar tempo pra cadastrar todas minhas operações ali...

Foco do ano é ganhar dinheiro e simplificar os investimentos.

Força aí galera. Abs!

10 comentários:

  1. a planilha do AdP também me deixa doido as vezes ahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema é que nao acho nada melhor pra substituí-la :(

      Excluir
  2. QVG

    Como conseguiu sacar o FGTS?
    Em relação a renda fixa , como monta sua estratégia pra comprar hora ipca e hora selic? Acho prudente pegar algum titulo préfixado tendo em vista que a Selic está na maior alta nos ultimos anos?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saquei por inatividade o FGTS. Mais de 3 anos sem contribuir. Pra RF eu antigamente comprava aleatório e mais recentemente resolvi tentar chegar numa distribuição 50% IPCA, 33% CDI e 17% Pré. Melhor seguir alocacao de ativos e tomar uma decisao matematica ao inves de ficar tentando adivinhar o ponto certo pra comprar.

      Excluir
  3. Parabéns pela cidadania, certamente abrirá portas!

    ResponderExcluir
  4. Vagabundo,

    Infelizmente quase nenhuma categoria se saiu bem na sua carteira em dezembro, o negócio é ter resiliência e bora pra frente.

    Sobre a planilha AdP ela é um clássico da blogosfera desde os tempos do próprio AdP e do Pobretão, ainda estou usando ela por cortesia e sinal de homenagem aos pioneiros, entretanto o StatusInvest presta um serviço ainda melhor através da automatização.

    Uma opção é pegar o IRPF2022 e lançar como uma única compra e depois completar só com os lançamentos de 2022-23, não vai dar para ter uma noção da rentabilidade dos anos anteriores, entretanto para o ano atual e os próximos isso vai atender bem.

    Eu na época que me cadastrei acabei separando uma dia inteiro para lançar cada nota de corretagem na unha.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que nao gosto no status invest é categorizar como ETF ativos completamente diferente como DIVO11, GOLD11 e HASH11 por exemplo. Ainda assim vejo algum potencial como complemento pra planilha AdP, só falta mesmo tempo pra fuçar. Talvez tenha que tirar outro sabático pra arrumar isso :-/

      Excluir
    2. Eu abandonei a planilha também, fiz a minha própria mais simples. E ainda uso o status invest só pra comparar, uma forma de auditoria. O bom do status invest é que atualiza pelos eventos, tipo desdobramento de ações, bonificações etc. Aí se eu ver que tem alguma coisa diferente da minha planilha já posso ver o que aconteceu, porque não fico olhando todas as publicações das empresas, mal e mal analiso os resultados trimestrais. Abraços

      Excluir
    3. Eu percebo que rolou desdobramento ou bonificacao quando aparece de repente um saldo muito diferente na corretora. Aí vou atrás e lanço na minha planilha. Nesse ponto o status invest leva vantagem. No que sua planilha é mais simples que a do AdP? Pior problema pra mim é o tempo pra olhar em todas as contas e lançar o saldo e o total de aporte. Segundo pior problema é que quando tem aporte ou retirada grande ela fica louca.

      Excluir