Pesquisar este blog

sábado, 9 de março de 2024

Balanço - Fevereiro/2024

Hello world !

Deu um pau no blogspot e não estou conseguindo linkar nenhuma imagem relevante. Subi uma qualquer só pra encher linguiça.

Mes sem grandes novidades, financeiramente falando. Ritmo de grama crescendo, o que não é ruim.

Comecei no trampo novo e já consegui resolver umas coisinhas. Devo passar pelo período de experiencia sem problemas. No trampo anterior eu era um desconhecido, não tinham muita idéia do estrago que eu poderia fazer (e nem eu na verdade). Nesse cheguei por indicação e as expectativas são mais reais. Esses dias tive definição de objetivos do ano. Complicado, eu quero é que passem logos os primeiros 6 meses pra eu poder juntar uma grana e por as asinhas de fora.

Aliás, que maravilha no fim do mês ver cair na conta um salário 60% maior que o do ano passado ! 

Vou deixar o link do artigo de finanças mais interessante que li ultimamente. Se você tem uma grana pra aportar, o que é melhor: aportar tudo de uma vez ou aos poucos ? Leia.


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,2%
Deu uma empacada.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,9%
Fundos de Infra turbinaram a rentabilidade e deixaram um yield de 0,86%.

Fundos: 0,4%
Devagar e sempre.

Ações: -2,5%
Ainda que Bradesco tenha dado dor de cabeça, revisei várias vezes as contas e não entendi porque caiu tanto. Deve ser bug na planilha.

FIIs: -0,5%; DY do mês ficou em 0,85% 
Miou.

EUR: 1,3%
Enfim andou pra frente !
 
USD: 2,8%
To the moon !

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,6%
Meia boca mas tá bom.

Vai de vento em popa esse ano.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,6%: acumulando 0,8% no ano
Rendimento real nos últimos 12 meses: 5,1%
Taxa de poupança: 22%
 
Indicadores:

CDI: 0,8%, acumulando 1,87% no ano 
IPCA previsto: 0,78%, acumulando 1,2% no ano 
Poupança: 0,5693%, acumulando 8,0363% no ano

Ativos brasileiros enterraram a rentabilidade de fevereiro.

Próximos passos 

Sem muitos planos... segue o jogo !

Valeu, galera !


4 comentários:

  1. Bom artigo sobre investir tudo de uma vez ou aos poucos. Normalmente esse esse dilema nem existe, pois vamos aportando mês a mês e só teríamos condição diferente recebendo uma herança ou ganhando na loteria.
    Além disso temos que ter cuidado pois o mercado financeiro americano é diferente do brasileiro e a situação que ele narra de alguém fazer o DCA sem investir em renda fixa com liquidez o que ainda não foi "investido" nos soa absurda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse artigo o argumento mais forte pra mim foi aquele de que se o mercado sempre sobre, entao se puder é melhor aportar logo tudo de uma vez. Normal como vc disse é a gente aportar aos poucos mas vai que vc recebe um bonus ou vence aquele CDB gordo em determinado mes. Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Imagino que você esteja contando cada segundo para se declarar oficialmente vagabundo, mas eu acho uma maravilha esse patamar de trabalhar sem o peso da obrigação. Podendo, a qualquer momento, dar tchau pro chefe e fazer o que der na telha.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To de boas, cara, nao to contando cada segundo nao. O pior momento é pela manhã bem cedo, porque eu quero dormir mais mas tenho que levantar pra trabalhar. Um saco !

      Excluir