Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2024

6 percent — Stock Photo ...

Hello !

Que saco fazer imposto de renda. Já decidi queimar alguns ativos só pra economizar um pouco de trabalho ano que vem. Por outro lado agora tenho uma conta a mais, já que a Nuinvest me obrigou a abrir conta no Nubank. Andei lendo que é também uma exigência legal. Na XP também tem a conta corrente, que não uso pra nada, e a conta investimento.

Mês um pouco turbulento nos mercados com disparada de juros e agravamento da crise no oriente médio. Vamos aos detalhes...

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1%
Foi uma merda mas abriu a oportunidade de comprar TD IPCA 6+ e não deixei passar. Resolvi liquidar os IPCA 2024 que iam vencer daqui a alguns meses pra realocar em IPCA Renda+ 2030. Acho que é o título mais adequado pra minha idade. Os IPCA 2024 por estarem perto do vencimento sofriam menos com a marcação a mercado. Achei que sendo pra alongar a carteira com uma taxa dessas valia a pena vender. Agora, também entendo que aumentei meu risco. Pra contrabalancear resolvi diminuir minha alocaçao em FIIs (afinal, terei mais renda passiva via TD) e aumentar em IVVB11. Se mais pra frente subir pra IPCA+6,5% eu vejo o que dá pra queimar pra comprar mais. Videozinho analisando o ativo:

 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,8%
Um CDB que venceu foi parar no TD IPCA. Fundos de Infra bombaram com um yield de 0,98%.

Fundos: -1%
Um show de horrores. Pior queda desde o estouro da pandemia.

Ações: -2,5%
Madeeeeeira !!! Aportes em SMAL11 e NSDV11.

FIIs: -1,4%; DY do mês ficou em 0,85% 
Como tudo que é Brasil, foi ladeira abaixo.

EUR: 2,3%
Basicamente foi valorização cambial, já que os ativos em si andaram de lado. Continuo aportando forte aqui.
 
USD: 2,7%
Ouro disparou esse mês. Até pus uma ordem pra vender um pouco mas acabou não pegando.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,8%
Tá de bom tamanho.

Capengou.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0%: acumulando 1,8% no ano
Rendimento real nos últimos 12 meses: 5,4%
Taxa de poupança: 48%
 
Indicadores:

CDI: 0,89%, acumulando 3,53% no ano 
IPCA previsto: 0,21%, acumulando 1,72% no ano 
Poupança: 0,6028%, acumulando 2,2506% no ano

Carteira estacionou. Nesse momento vou praticamente empatado com a inflação e perdendo da poupança. Patrimônio só cresceu na base do aporte. Tá osso, a coisa não está evoluindo legal esse ano.

Próximos passos 

Olho no IPCA 6+, vender FIIs, comprar IVVB11. 

E vocês ?

Valeu, galera !

6 comentários:

  1. Olá, acho que está no caminho certo QVV!
    Eu estou evitando girar a carteira, comprando os títulos mais longos possíveis, pra deixar o juro sobre juro trabalhar mais tempo antes do governo vir comer uma fatia dos lucros... mas também pode ser que eu venda antes do prazo se os juros caírem muito... ou se por um azar precisar...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala bilionario, tambem nao curto girar carteira. Porem meu aporte em reais é somente os dividendos, ou seja, muito pouco pra aproveitar uma oportunidade assim que só aparece de vez em quando. Espero que valha a pena. Abs

      Excluir
  2. Vagabundo, esse foi de fato um mês de FERRO em geral. Eu tô aqui prestes a tirar um pouco da minha reserva de emergência (que está maior do que deveria) pra colocar nesse IPCA+6%, só que sempre me lembro que, pra um horizonte de longuíssimo prazo, RF simplesmente não pode bater a RV (claro, considerando que as escolhas na RV foram minimamente decentes).

    Ainda assim talvez eu faça isso com pelo menos um pouco do que está nessa reserva inflada.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No longo prazo a RV teoricamente vence a RF mas nao estamos falando d qualquer RF - é o todo poderoso IPCA 6+. Esses TD 2024 que eu resgatei estavam com 90% de rentabilidade em 7 anos. Quanto conseguir em RV nesse tempo ? Deixa eu ver aqui... 61%. Se subir pra 6,5% eu acho que vou usar a reserva pra comprar. Abs

      Excluir
  3. Fiz a declaração pensando a mesma coisa, vender os ativos que não fazem mais sentido na carteira só pra facilitar a declaração do ano que vem. Ainda que a declaração pré-preenchida facilite muito, declarar dezenas e dezenas de ativos é um pé no saco.

    Garantir uma rentabilidade real de + 6% historicamente é algo muito bom, tomara que ela se mantenha assim por algum tempo para conseguirmos aproveitar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance é que vc nao pode confiar 100% na pre´-preenchida. Eu confiro e pego algumas discrepancias. Quanto mais ativos, mais tempo. Alguns te dao uma merreca de dividendos, jcp e jcp creditado nao pago... só encheçao de saco pra declarar umas migalhas, vc sabe. Melhor vender e comprar IPCA 6+. Abs

      Excluir