Pesquisar este blog

domingo, 11 de agosto de 2024

Balanço - Julho/2024

 Escola de Férias

E aí gente ?

Passei o mês de férias no Brasil comendo, engordando e gastando dinheiro.

Julho foi também o fim do meu período de experiencia na empresa. Com sucesso ! Tenho me virado e conseguido contribuir. Profissionalmente já posso dizer que foi uma má escolha pois não estou aprendendo nada relevante ou que possa ser um diferencial pra mim no futuro. Financeiramente é outra história. Vejam abaixo minhas taxas de poupança:

Últimos 6 meses - emprego novo:

22,34%
39,07%
47,78%
47,32%
36,29%
45,15% 

6 meses anteriores:

32,58%
10,43%
20,56%
26,98%
21,29%
4,84% 

A diferença é visível. Mais dinheiro no bolso, mais aportes, mais crescimento de patrimônio, mais perto da aposentadoria !


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 1,9%
Apesar da loucura no mundo as taxas baixaram. Ainda assim consegui catar mais alguns IPCA 6+. Quem não comprou deu mole.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,5%
Fundos de Infra se desvalorizaram e assim enterraram a rentabilidade. Venceram CDBs a IPCA+3 comprados na bacia das almas da pandemia, que foram reinvestidos a IPCA+6.

Fundos: 1%
Excelente !

Ações: 1,4%
Será que vai se recuperar ? Até aqui estou -7%. :-(

FIIs: -0,8%; DY do mês ficou em 0,9% 
Está capengando, porém há uma janela de oportunidades nesse momento pois os FIIs andaram apanhando bastante esse ano. Não invisto mais porque já tenho muito.

EUR: 2,9%
Mais uma disparada.
 
USD: 4,3%
To the moon ! Tive outra vez que vender um pouco de ouro pois passou demais do meu limite que é 3% da carteira.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,8%
Maravilha.

Segue voando, já passa de 10% no ano.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 1,4% acumulando 5,7% no ano 
Rendimento real nos últimos 12 meses: 4,3% 
Taxa de poupança: 45%
 
Indicadores:

CDI: 0,91%, acumulando 6,22% no ano 
IPCA: 0,38%, acumulando 3,06% no ano 
Poupança0,5743%, acumulando 3,9971% no ano

Mês muito bom para os investimentos e patrimônio seguiu engordando !

 
Próximos passos  

Meus cálculos preliminares indicam que chegou a hora... Dado um montante fixo de despesas eu teria fôlego pra viver de renda por 47 anos. Nesse meio tempo recebo INSS e previdencia privada, o que esticaria esse tempo ainda mais. Agora preciso fazer uma reforma na planilha pra considerar despesas ano a ano e não fixo. Tem despesas que variam muito com o passar dos anos.

Ou seja, muita calma nessa hora ! Começar a pensar uma forma de acabar meu auto-exílio, e tem que ser muito bem pensado pois tem família envolvida, escola, plano de saúde e um milhão de detalhes.

Em relação à carteira se nossa querida Bovespa amarelar outra vez esse ano vou diminuir posição e aumentar em ativos no exterior.

Há poucos dias rolou esse tumulto nos mercados por causa da treta do Japão. Também me afetou e provavelmente a rentabilidade de agosto não vai ser tão elástica.

Bons investimentos a todos e obrigado pela visita !