Pesquisar este blog

domingo, 11 de agosto de 2024

Balanço - Julho/2024

 Escola de Férias

E aí gente ?

Passei o mês de férias no Brasil comendo, engordando e gastando dinheiro.

Julho foi também o fim do meu período de experiencia na empresa. Com sucesso ! Tenho me virado e conseguido contribuir. Profissionalmente já posso dizer que foi uma má escolha pois não estou aprendendo nada relevante ou que possa ser um diferencial pra mim no futuro. Financeiramente é outra história. Vejam abaixo minhas taxas de poupança:

Últimos 6 meses - emprego novo:

22,34%
39,07%
47,78%
47,32%
36,29%
45,15% 

6 meses anteriores:

32,58%
10,43%
20,56%
26,98%
21,29%
4,84% 

A diferença é visível. Mais dinheiro no bolso, mais aportes, mais crescimento de patrimônio, mais perto da aposentadoria !


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 1,9%
Apesar da loucura no mundo as taxas baixaram. Ainda assim consegui catar mais alguns IPCA 6+. Quem não comprou deu mole.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,5%
Fundos de Infra se desvalorizaram e assim enterraram a rentabilidade. Venceram CDBs a IPCA+3 comprados na bacia das almas da pandemia, que foram reinvestidos a IPCA+6.

Fundos: 1%
Excelente !

Ações: 1,4%
Será que vai se recuperar ? Até aqui estou -7%. :-(

FIIs: -0,8%; DY do mês ficou em 0,9% 
Está capengando, porém há uma janela de oportunidades nesse momento pois os FIIs andaram apanhando bastante esse ano. Não invisto mais porque já tenho muito.

EUR: 2,9%
Mais uma disparada.
 
USD: 4,3%
To the moon ! Tive outra vez que vender um pouco de ouro pois passou demais do meu limite que é 3% da carteira.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,8%
Maravilha.

Segue voando, já passa de 10% no ano.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 1,4% acumulando 5,7% no ano 
Rendimento real nos últimos 12 meses: 4,3% 
Taxa de poupança: 45%
 
Indicadores:

CDI: 0,91%, acumulando 6,22% no ano 
IPCA: 0,38%, acumulando 3,06% no ano 
Poupança0,5743%, acumulando 3,9971% no ano

Mês muito bom para os investimentos e patrimônio seguiu engordando !

 
Próximos passos  

Meus cálculos preliminares indicam que chegou a hora... Dado um montante fixo de despesas eu teria fôlego pra viver de renda por 47 anos. Nesse meio tempo recebo INSS e previdencia privada, o que esticaria esse tempo ainda mais. Agora preciso fazer uma reforma na planilha pra considerar despesas ano a ano e não fixo. Tem despesas que variam muito com o passar dos anos.

Ou seja, muita calma nessa hora ! Começar a pensar uma forma de acabar meu auto-exílio, e tem que ser muito bem pensado pois tem família envolvida, escola, plano de saúde e um milhão de detalhes.

Em relação à carteira se nossa querida Bovespa amarelar outra vez esse ano vou diminuir posição e aumentar em ativos no exterior.

Há poucos dias rolou esse tumulto nos mercados por causa da treta do Japão. Também me afetou e provavelmente a rentabilidade de agosto não vai ser tão elástica.

Bons investimentos a todos e obrigado pela visita !

13 comentários:

  1. Bem interessante essa questão sobre um emprego que ganha mais ou um que te ensina algo relevante para o futuro. No inicio da carreira faz mais sentido pegar o emprego que te ensina mais, que dá maior possibilidade de crescimento.
    Mas perto da IF? Acredito que o que paga mais é melhor, pois não há muito futuro para aproveitar as novas habilidades aprendidas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz. Isso é uma verdade... se eu tivesse perspectiva de trabalhar mais 10 anos minha visao seria outra. É a implacável passagem do tempo também. abs

      Excluir
  2. "Tenho me virado e conseguido contribuir." alguma chance de subir na hierarquia da empresa e ganhar mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. subir na hierarquia é nome de palavrao pra mim. Nao quero mais responsabilidades, só mais dinheiro. :)

      Excluir
  3. Férias é tudo de bom. Ela é ótima pelo contraste com o trabalho, me pergunto se estando em férias definitivas será tão bom?
    Fiz as contas, dividindo meu patrimônio pelo meus gastos atuais eu também me manteria por 47 anos, coincidência ou as taxas de retirada levam a esse resultado?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já que tocou no assunto, te agradeço pela idéia que vi ha algum tempo no seu blog. A grosso modo dividi entre o q gera renda, o que nao gera e o que é reserva de segurança. Descontando de cada fatia um valor fixo de despesas e acrescentando uma rentabilidade estimada, cada parte duraria x anos, que somados deu 47. Ou seja, nao tem nada a ver com taxa de retirada. Eu refiz com despesas variando ano a ano e nao foi tao elastico o resultado mas foi o suficiente. Quem sabe faço um post. Valeu man !

      Excluir
  4. Olá Vagabundo, boa tarde

    O poder da taxa de poupança não pode ser menosprezado. É um potencializador para a IF.

    Férias são bons momentos para relaxarmos e curtir a jornada. Mas sem baixar demais a guarda.

    Já fiz algumas modelagens de gastos ano-ano e trazer para o valor presente, e o resultados se mostram animadores. Recomendo fazer esse ensaio e tranquilizar o psicológico.

    Abraços e tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa acho que a gente gosta da mesma metodologia. Cheguei nela de outra forma, mas a chamo do mesmo que o viagem lenta chama: TNRP. Abs

      Excluir
  5. Sempre digo que o único defeito que as férias possuem é que elas acabam. Esse período de micro-IF são muito bons.

    Sobre a bolsa no BR, eu até tenho aportado alguma coisa nesses últimos tempos mas meu foco principal tem sido mesmo a bolsa nos EUA. Espero não me arrepender lá na frente.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pelo andar da carruagem você vai se aposentar com uma condição bem confortável. Patrimônio que "segura" 47 anos + taxa de poupança acima de 40% enquanto organiza os próximos passos vai resultar numa reserva bem robusta. A ideia para o pós-fire é continuar no exterior? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, FT ! Confortável depende da percepçao de cada um, mas te digo que certamente nao vai ser uma vida de luxo. Vai ser a mesma vida que eu tenho hoje, só mais um zé ninguem na multidao. Nao sei se continuo por aqui, nao sei se vai ter budget pra isso. Abs

      Excluir
  7. Vagabundo,

    Estou sentindo que você está com dificuldade psicológica para fazer a transição para 'vagabundo' hahhaha'.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada... haha... tenho na verdade um monte de desafios logisticos pra chegar la´ . vamos aos poucos. Abs

      Excluir