Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Balanço - Outubro/2024



Salve, queridos leitores !

Foi aberta a temporada oficial de pegar a faca caindo. É TD e RV Brasil dando pra trás geral. Escuto o som dos canhões. Hora de resiliência e disciplina.

Assisti algumas lives esse mês sobre o tema "Viver de Renda". A que mais gostei foi essa aqui com o Leandro Manoel. Curti a simplicidade do maluco. Chegou na independência financeira basicamente com FIIs, trabalhando como dono de uma livraria no interior de MG. Ou seja, nada espetacular. Palmas pra ele !

 

 

Andei muito enrolado e sem tempo pra fechamento. Então vamos lá rapidinho, direto para o que interessa.

 

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,7%
Madeeeeeira !!! Fiz mais aportes com taxas muito boas.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,6%
Fundos de Infra continuam apanhando e vão continuar assim por algum tempo. Paciência. Vou aproveitar para aumentar meu yield, que está na casa dos 0,88% ao mês. De resto, venceu outro CDB, reapliquei de volta pra manter a escadinha.

Fundos: 1,4%
Outro resultado surpreendente. Não tenho explicação. Pode até ser bug da planilha !

Ações: -2,5%
Enterrou de vez o ano. Isso aqui não é pra amadores como eu.

FIIs: -4,6%; DY do mês ficou em 0,91% 
Deve ser a desgraça do ano. No entanto os fundamentos continuam os mesmos, não há crise imobiliária, portanto... hora de aumentar o yield.

EUR: 2,9%
Voltou pros trilhos.
 
USD: 7,2%
To the moon !!!! Ouro explodiu e acabei realizando mais um pouquinho de lucro. Parece que este ativo tende a performar bem nos próximos anos devido ao clima ruim no mundo, com essas guerras idiotas por causa de nada.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%
Excelente !

Bombou !


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,5% acumulando 6,9% no ano 
Rendimento real nos últimos 12 meses: 6,3% 
Taxa de poupança: 45%
 
Indicadores:

CDI: 0,93%, acumulando 9% no ano 
IPCA previsto: 0,54%, acumulando 4,05% no ano 
Poupança0,5982%, acumulando 5,8141% no ano

No fim, entre mortos e feridos salvaram-se todos. Importante é que o patrimonio cresceu mais um pouquinho. Se não fosse a parte atrelada a moedas estrangeiros o estrago teria sido considerável.


Próximos passos  

Minha planilha tá mandando colocar dinheiro na reserva de segurança. Isso aconteceu porque tirei o aluguel da jogada, já que estou pensando no futuro onde não terei inquilino, ou seja, serei eu morando na casa. O aluguel é como um dividendo e se os dividendos diminuem eu preciso de mais grana pra cobrir despesas imediatas e imprevistos. No entanto só vou mexer nisso ano que vem, pois pretendo reformular essa parte da carteira.

Outra pequena reformulação ou ajuste vai ser diminuir posição em ações brasileiras e aumentar em ativos no exterior. Provavelmente mais IVVB11. Sinto muito, vai fazer 8 anos que invisto e mesmo ano passado tendo subido 25% no geral não está compensando. 

No trampo ainda não decidi se me demito ou peço pra ficar part-time. Esse trabalho em si não é tão ruim, em vista das roubadas que já tive que enfrentar. O problema mesmo é que toma muito tempo.

Valeu, galera. Alguém mais pegando a faca caindo aí ?