Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Balanço - Outubro/2024



Salve, queridos leitores !

Foi aberta a temporada oficial de pegar a faca caindo. É TD e RV Brasil dando pra trás geral. Escuto o som dos canhões. Hora de resiliência e disciplina.

Assisti algumas lives esse mês sobre o tema "Viver de Renda". A que mais gostei foi essa aqui com o Leandro Manoel. Curti a simplicidade do maluco. Chegou na independência financeira basicamente com FIIs, trabalhando como dono de uma livraria no interior de MG. Ou seja, nada espetacular. Palmas pra ele !

 

 

Andei muito enrolado e sem tempo pra fechamento. Então vamos lá rapidinho, direto para o que interessa.

 

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,7%
Madeeeeeira !!! Fiz mais aportes com taxas muito boas.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,6%
Fundos de Infra continuam apanhando e vão continuar assim por algum tempo. Paciência. Vou aproveitar para aumentar meu yield, que está na casa dos 0,88% ao mês. De resto, venceu outro CDB, reapliquei de volta pra manter a escadinha.

Fundos: 1,4%
Outro resultado surpreendente. Não tenho explicação. Pode até ser bug da planilha !

Ações: -2,5%
Enterrou de vez o ano. Isso aqui não é pra amadores como eu.

FIIs: -4,6%; DY do mês ficou em 0,91% 
Deve ser a desgraça do ano. No entanto os fundamentos continuam os mesmos, não há crise imobiliária, portanto... hora de aumentar o yield.

EUR: 2,9%
Voltou pros trilhos.
 
USD: 7,2%
To the moon !!!! Ouro explodiu e acabei realizando mais um pouquinho de lucro. Parece que este ativo tende a performar bem nos próximos anos devido ao clima ruim no mundo, com essas guerras idiotas por causa de nada.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%
Excelente !

Bombou !


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,5% acumulando 6,9% no ano 
Rendimento real nos últimos 12 meses: 6,3% 
Taxa de poupança: 45%
 
Indicadores:

CDI: 0,93%, acumulando 9% no ano 
IPCA previsto: 0,54%, acumulando 4,05% no ano 
Poupança0,5982%, acumulando 5,8141% no ano

No fim, entre mortos e feridos salvaram-se todos. Importante é que o patrimonio cresceu mais um pouquinho. Se não fosse a parte atrelada a moedas estrangeiros o estrago teria sido considerável.


Próximos passos  

Minha planilha tá mandando colocar dinheiro na reserva de segurança. Isso aconteceu porque tirei o aluguel da jogada, já que estou pensando no futuro onde não terei inquilino, ou seja, serei eu morando na casa. O aluguel é como um dividendo e se os dividendos diminuem eu preciso de mais grana pra cobrir despesas imediatas e imprevistos. No entanto só vou mexer nisso ano que vem, pois pretendo reformular essa parte da carteira.

Outra pequena reformulação ou ajuste vai ser diminuir posição em ações brasileiras e aumentar em ativos no exterior. Provavelmente mais IVVB11. Sinto muito, vai fazer 8 anos que invisto e mesmo ano passado tendo subido 25% no geral não está compensando. 

No trampo ainda não decidi se me demito ou peço pra ficar part-time. Esse trabalho em si não é tão ruim, em vista das roubadas que já tive que enfrentar. O problema mesmo é que toma muito tempo.

Valeu, galera. Alguém mais pegando a faca caindo aí ?

4 comentários:

  1. Na década de 2000 a bolsa brasileira ganhou da americana, na década 2010 a americana ganhou e agora na década 2020 a americana está ganhando. E no futuro? Não dá pra saber. Então apesar da minha maior posição ser em empresas americanas, eu tenho ações não só da Brasil, como do resto do mundo.
    Não é necessário escolher uma coisa ou outra, é possível ter as duas. Diversificação sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Mendigo, estamos no mesmo barco. Vou diminuir posição mas algo vai ficar. Nem preciso vender, só com essas últimas quedas já chegou num patamar legal. Obrigado pela visita !

      Excluir
  2. Diversificação sempre, como o Mendigo disse acima. Eu estou aos poucos aumentando meu patrimônio no exterior, e a alta do dólar está contribuindo para aumentar a proporção dessa parcela no meu total, contribuindo mais do que os aportes! Eu só queria um dólar mais barato para poder comprar mais ações lá fora, ainda que isso "diminua" o meu patrimônio hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo ta acontecendo o mesmo. esse mes por exemplo reservei uma grana pra aportar no ivvb11 mas subiu tanto que já ta quase no meu target. Diversificacao e saber quantos % vc quer em cada classe de ativo - assim vc elimina a emocao. Investir tem que ser chato. Abs

      Excluir