Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Balanço - Novembro/2019


Vamos lá, mais um mês passando rápido, 2020 já batendo na porta.

Headhunters continuam me contactando mas nunca bate meu perfil com o que eles querem. Esse pessoal também parece que não lê o currículo. Comecei a me inscrever nesses sites de freelancer como o Upwork pra ver se pinta alguma coisinha. Preencher os cadastros trazem à tona velhas lembranças de projetos e clientes, tanto boas como más: os mal-entendidos, os requerimentos pouco razoáveis, a dedicação de colegas e a luta para sobreviver a ambientes tóxicos.

Meu sonho é encontrar algo onde eu trabalhe pouco, mesmo que ganhe pouco. Bem coisa de vagabundo mesmo. Acho inclusive se tivessem me deixado trabalhar meio período estaria ainda sentado num escritório ao invés de ter que sair daqui a pouco na chuva pra buscar minha filha na escola.

Outro dia topei com este vídeo polêmico. O cara simplesmente detona a carteira do lendário Barsi. Será que ele só gosta de empresa quebrada ? Particularmente acho que quando ele comprou algumas dessas aí pagou tão barato e já teve tanto lucro que agora tanto faz.



Rentabilidade do quinto mês sem contra-cheque:

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -2,23%
Tudo que sobe, tem que descer...
Alguns analistas alertaram para uma "janela de oportunidade" no Tesouro Direto. Tudo que vi foi a taxa do IPCA 2045 pular de 3,1% para 3,30%. É isso que eles chamam de oportunidade ? Eu voltaria com força se tivesse pulado pra mais de 4%.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,41%
Tá de bom tamanho. Esse mês venceu um CDB e reapliquei tudo. Reparei que as taxas estão maiores em percentual. Peguei já a 130% e 140% sem grande esforço. Também peguei LCA a 115% e CDB a IPCA+5,05%. 

Fundos: -0,52%
Não se pode ganhar todas... Saí do Sparta Debêntures pra simplificar a carteira e joguei o resgate tudo em renda fixa (vide acima).

FGTS: 0,25% 
Sem comentários... 

Ações: -0,39% 
Não vai pra frente essa merda. Até FGTS já rendeu mais que as minhas ações esse ano.

FIIs: 2,34%; DY do mês ficou em 1,13%
Excelente mês. Teve o aluguel anual do RBRD11 turbinando os dividendos. E o mercado está bombando. Todo mês tem subscrição (fiz do HTMX11 e MXRF11) e tem algum fundo micando. Agora foi o GGRC11 - sócios da gestora foram presos. No caso acho que os fundamentos continuam firmes e então aproveitei o pânico pra aumentar posição.

EUR: 6,05% - alta do euro 

USD: 7,54% - alta do dólar

Stock plan: 8,4% - alta do euro e da ação 


Alocação atual:

Renda fixa - 44%
Renda variável - 30%
Multimercado - 26%

Outros ativos:

Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,3% - medíocre

Previdência Privada: -0,02% - praticamente não saiu do lugar

Concluindo:

Rendimento global da carteira: 0,46% - entre mortos e feridos, salvaram-se todos. No ano acumulo 11,9%
Rendimento global da carteira, líquido de inflação: -0,05%
Taxa de retirada: 0,05% - na verdade se contar aluguel, esse mês sobrou dinheiro (veja abaixo)

Nesse momento estou planejando uma taxa anual de retirada por volta de 3,2% ao ano no máximo, o que daria uma retirada mensal de 0,27%. A taxa de retirada é calculada em cima da carteira do mês anterior, já descontando dividendos recebidos neste mês. Ou seja é retirada mesmo (venda de ativos).

A partir deste mês houve uma pequena mudança no cálculo da taxa de retirada. Pra ficar consistente com o cálculo da rentabilidade, que é feito a partir dos ativos listados acima, não incluo mais o aluguel do meu imóvel como dividendo nos cálculos. Faz de conta que é um salário que eu recebo. Com a combinação de despesas mais baixas e dividendos mais altos (viva RBRD11 !) na prática não houve nenhuma retirada esse mês, sobrando alguns trocadinhos.

Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Indicadores do mês:

CDI: 0,34%; no ano acumula 5,53%
IPCA: 0,51%; no ano são 3,12%
Poupança: 0,29%; no ano 3,96%

Próximos passos


Fiz uma projeção preliminar pro ano que vem da seguinte da seguinte forma:

- a parte de renda variável da carteira andando de lado
- o resto rendendo a média de 2019
- DY no mesmo patamar
- inflação por volta de 3,60%
- dólar a 4,10; euro a 4,50

No resultado final a carteira renderia 5%. Descontando as despesas e a inflação estimadas, seria o suficiente pra manter o patrimônio no patamar de hoje. Ou seja, aparentemente a vida de vagabundo continua firme em 2020.

Andei pensando e decidi que em 2020 não vou vender nenhum FII ou ação. Os micos que não forem vendidos continuarão lá. O que eu queria trocar por ETF e não conseguir vai continuar lá. Vai ser o desafio buy and hold. Novos aportes provindos de renda fixa estarão permitidos. E vamos ver no que dá.

Feliz dezembro !

6 comentários:

  1. Acho que a "janela de oportunidade" é que, dizem, ser passageira essa "pequena alta" na taxa de juros, que retornariam aos patamares de outubro e permitiriam o ganho na marcação a mercado.

    Mas desde então a verdade é que as taxas, ao contrário de descerem de novo, estão é subindo.

    Analistas sendo analistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, quem comprou pra especular tá levando na cabeça. Se bater em 4% eu entro.

      Excluir
  2. Olá Vagabundo!

    Se quiser trabalhar pouco pode virar guarda ou vigilante noturno, acho que são os que mais dormem em serviço hehehe

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, tem que fazer plantão, trabalhar em horários malucos... tô fora hahaha

      Excluir
  3. Sua retirada anual é bem conservadora, me agrada. Acho que caberia umas alocações em REITs pra te gerar renda mensal em dólar e minimizar o risco cambial futuro.

    Acabei de te incluir no meu blogroll, se puder, dá uma conferida lá no meu post inaugural (www.aposentecedo.com).

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vivido um padrao de vida um pouco abaixo do que eu tinha, por isso as retiradas modestas. Ano que vem ja estou prevendo alguns gastos a mais, tomara que de tudo certo ! REITs eu ja pensei sim porem esse negocio de me taxarem eu nao curto nem um pouco. Prefiro ETFs que nao distribuam dividendos, que aí eu só pago imposto quando vender. Cara, que louca sua historia... imoveis da dinheiro, queria ter esse faro que vc tem. Obrigado pela visita !

      Excluir