Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2020

Balanço - Abril/2020



Mais uma vez está provado que o Brasil não é pra amadores ! 

Tínhamos uma crise sanitária, a qual ia claramente desembocar numa crise econômica porém de repente temos uma crise política em cima de tudo... De uma hora pra outra 70% da população quer impeachment. Já ouço os gritos de diretas já. A NASA tem que vir estudar o Brasil ! 

Até o "Moro Day" foi pra mim um mês bem chato. Essa quarentena tá osso.

Conforme eu já previa, acabei dando um desconto no aluguel. Meu inquilino teve que fechar seu negócio por causa da crise e ficou sem renda. Está bem na cara que ele não tem uma reserva de emergência. Quem tem, como eu, paga o pato.

Mas a pergunta do milhão é: consegui me recuperar da cacetada de março ?

Desempenho da carteira

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 1,24%
Não recuperou tudo mas já é um bom começo

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,30%
Tá de bom tamanho

Fundos: 0,93%
Tá ótimo

FGTS: 0,25% 
O de sempre

Ações: 5,8%
No acumulado do ano estou só com -29%... Pra mim está havendo uma espécie de "vôo da galinha". Estabilizou na casa dos 80k mas pra mim ainda tá estranho. Só aporto se chegar perto de 70k. "Ah mas vai pra 90k" - sim, pra depois em um mês voltar pra 80... melhor ficar de molho na RF um pouco. Depois de perder 3 anos em um mês a gente fica mais cauteloso.

FIIs: 5,25% ; DY do mês ficou em 0,7%
Foi um bom resultado. Não vejo muita margem pra FII agora, já está bem precificado pra esses tempos difíceis.

EUR: 12,4%
ETFs se recuperando um pouco ao mesmo tempo que o real se desvaloriza dá nisso.

USD: 15,4% 
Mesma coisa. Além disso, IVVB11 é meu primeiro ativo a voltar a seu topo histórico.

Stock plan: 9,8%
Subindo legal depois de um tombo magistral.


Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de controle.


Outros ativos



Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,09%
Essa crise tá tão zuada que até meu fundinho DI basicão de baixo risco caiu.


Previdência Privada: 1,7%
Tirou o pé da lama um pouco mas continua negativo no acumulado anual. 


Resultado do mês



Rendimento global da carteira: 2,8% - o maior que já tive num único mês; no ano acumulo -4,2%
Rendimento global da carteira, líquido de inflação: 3,1%
Taxa de retirada: 0,11% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,28%; no ano 1,3%
IPCA: -0,31%; no ano seriam 0,22%
Poupança: 0,22%; no ano 0,98%

Continuo planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo, o que daria uma retirada mensal de 0,22%. Esta taxa de retirada é calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos). 

Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Próximos passos


No geral a carteira está próxima da alocação que eu quero.

A direção continua a mesma. Tenho uma bela reserva em CDB com liquidez diária e Tesouro SELIC, que será metodica e pacientemente convertida em ações, FIIs e EUR até o fim do ano.

Numa outra frente vou comprar um pouco de Tesouro IPCA sempre que a taxa se aproximar de 5%.

É a boca do jacaré aberta esperando um peixe pular lá dentro.


Obrigado pela visita ! Espero que estejam se virando bem nesses dias de crise econômica, sanitária e política.

8 comentários:

  1. Tempos difíceis pra todos, inclusive pra quem é FIRE.
    De onde você tira o dinheiro do sustento do mês? Seria legal saber quais ativos você vende, quais você só saca os dividendos e o percentual de cada (venda e dividendos) para sua sobrevivência.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AC, tenho consumido uma grana que eu já tinha em euro e ha pouco iniciei remessas mensais conforme vencem meus CDBs ou retirando do Tesouro SELIC. Mais detalhes aqui: http://querovirarvagabundo.blogspot.com/2018/06/minha-estrategia-para-viver-de-renda.html Valeu!

      Excluir
  2. De que adianta tudo isso? Pra que?
    Eu já desisti do meu curso MBA e estou me preparando para o pior, perder a vida pela Covid. Aqui em Manaus é bem provável. E mesmo se escapar emprego já era.
    Conheço muitos amigos que também estão desistindo de tudo e esperando pelo fato inevitável. Nao vale a pena viver num mundo destes nem lutar para jamais conseguir progredir, já deu pra mim. Abraço pra quem ficar na luta pela FIRE e nos vemos lá em cima.
    -Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de histeria, amigo! O vírus tem baixa letalidade, de cada 100 menos de 5 vão morrer..mais provável que você sobreviva..

      Excluir
  3. Esse IVVB11 é um ativo que não me arrependo de investir.

    Sobre a bolsa vou na mesma opinião que você, de onde está saindo essa bolsa em 80k? É curioso que no meio de março quando a bolsa estava no mínimo se falava que a crise duraria até meados de junho e julho, agora que as notícias tendem a apontar 2020 perdido e um 2021 não tão positivo a bolsa sobe pra 80k? Acho que vai surgir uma boa janela na bolsa na divulgação dos resultados do segundo semestre quando o pessoal vai cair na real e a situação do vírus já terá ficado mais clara.

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá muito estranho. Nao vemos luz no fim do tunel e a bolsa valoriza. Vamos com calma ! Estou estudando com cuidado os proximos passos nessa area. Valeu!

      Excluir
  4. Fala, vagabundo! Descobri o seu blog através do AA40 e do movimento Fire e to comendo com farinhas as informações aqui além dos outros estudos. Parabéns por ter conseguido a IF, tenho quase 35 e pretendo chegar nisso o quanto antes, mas minha estrada é longa. Se puder ajudar na minha dúvida, agradeço!

    A diversificação é um mantra dos investimentos e concordo 100%, mas quando estamos falando da fase de acumulação, diversificar demais pode atrapalhar o rendimento? Fiz vários aportes em RV nessa crise aproveitando o preço, to comprado em cerca de 20%, pretendo chegar a 40%-50% quando a bolsa começar a andar de lado.

    To vendo tanta coisa que to naquela fase de overwhelmed de tanta informação e tantas vertentes dentro do investimento. To na fase de acumulação, então qualquer dica que tenha com o que você fez na fase de acumulação, agradeço demais! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mike, bem vindo à festa ! Na fase de acumulação o unico ativo que nao recomendo é ouro. Quanto ao resto vc tem que ver seu apetite ao risco. Em tese vc pode ser mais agressivo, indo pra ativos mais conservadores nos ultimos anos de acumulacao. Bons investimentos !

      Excluir