Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2020

Balanço - Março/2020 (Crash Edition)



Este mês completei 300 dias de vadiagem trancafiado em casa feito um condenado e vendo meu patrimônio derreter feito manteiga na chapa. Estamos diante de um cisne negro, aquele evento que ninguém esperava realmente. Vou resumir o que acho dessa crise:
  • Notícia ruim dá mais audiência.
  • Contra o pânico não há argumentos.
  • Melhor falido do que falecido.
  • A facilidade com que se pode restringir os direitos básicos das pessoas é assustadora e nos deixa um perigoso precedente.

Vários artigos por aí já afirmam que é o fim do movimento FIRE. Eu acho que é o fim do LeanFIRE. Outro dia vi um doido querendo viver de renda com 400k. Esse aí já deve estar procurando emprego de novo. Pra quem está nessa caminhada recomendo fazer um belo colchão de segurança e nada dessa de querer viver frugal porque sempre foi frugal. Crie uma gordurinha, vai precisar dela em tempos de vacas magras como estes.

Vamos ver qual foi o tamanho do estrago. Ai, ai, ai...

Desempenho da carteira

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -5,9% - um desastre de trem
Marcação à mercado detonou a rentabilidade mas por outro lado as taxas do IPCA subiram bastante e me animei a pegar alguns títulos com cupom na casa dos 4,6% e pré a 9,58%. Estou pensando em fazer uma gestão ativa daqui pra frente. Toda vez que os pré e IPCA subirem muito, vender e por no SELIC. Quando caírem muito (como aconteceu esse mês), tirar do SELIC e comprar. Agora é estudar pra determinar exatamente qual seria o gatilho.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,38%
"A renda fixa é minha pastora e nada me faltará." - IFM

Fundos: -8,3% - cruz credo!!!
Todos multimercados com baixas expressivas. Trend Ouro rendeu 6% mas pra mim broxou, esperava que subisse feito foguete. Vou começar a retirar aos poucos e procurar uma alternativa pra hedge. Mas só procurar... não adianta fazer hedge agora que a casa caiu.


FGTS: 0,25% 
Um dos investimentos mais rentáveis desse trimestre.

Ações: -26,5% - pelamordedeus
Mês de muito aprendizado ! Ação que menos caiu foi TAEE11 com -17%. E no início do mês comprei IRBR3 ! :-( Basicamente o pouco que ganhei nos últimos 3 anos foi pro saco e estou no negativo. Ações é pra longo prazo, coisa de 15 ou 20 anos ! Daqui uns 5 vou parar de aportar nisso.

FIIs: -14,5% - é o apocalipse?!; DY do mês ficou em 0,76%
Entrei na subscrição do BCRI11, só pra poucos dias depois ver a cotação despencar pra um valor bem inferior ao da subscrição. Uma piada ! Basicamente toda a valorização nas cotas de FIIs que tive nos últimos 3 anos foi embora e fiquei no zero a zero, tendo lucrado somente os dividendos. 

EUR: 2,1% - beleza
Na verdade tudo que é ETF despencou, só a valorização da moeda que segurou.

USD: 2,4% - jóia
Mesma coisa, o câmbio amorteceu a queda. Parece que moeda forte é melhor hedge que ouro, pelo menos nesta crise...

Stock plan: 6,7% - enganoso... 
Enganoso porque a ação despencou uns 20-30%, só que a alta do euro amorteceu a queda. Queria vender tudo esse ano mas agora vou ter que segurar, não vou vender na baixa. Está no mesmo patamar de um ano atrás.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de controle.

Outros ativos

Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,22% - medíocre

Previdência Privada:  -3,4% - outro desastre


Resultado do mês

Rendimento global da carteira: -5,8% - é de chorar
Rendimento global da carteira, líquido de inflação*: -5,9% - sem comentários
Taxa de retirada: 0,42% - acima da meta, mas já era previsto

Indicadores do mês:

CDI: 0,34%; no ano 1,04%
IPCA: 0,07%; no ano são 0,53% 
Poupança: 0,24%; no ano 0,98%

Continuo planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo, o que daria uma retirada mensal de 0,22%. Esta taxa de retirada é calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos). 

Com a brusca mudança de cenário eu sentei pra recalcular tudo em cima da carteira que finalizou este mês horrível. Com a desvalorização da carteira agora só posso retirar no máximo 2,5% no ano, ou 0,21% ao mês. Pouco mudou com essa queda de 6%. 

Melhores investimentos do trimestre: Stock plan (8%), EUR (6,9%), USD (6,8%)
Piores investimentos do trimestre: Ações (-33,7%), FIIs (-25,2%), Fundos (-7,4%)

Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

E agora, José ?

A essa altura os planos pra 2020 já foram pro saco. Este ano já está perdido. Agora é juntar os cacos e rebalancear a carteira. Tem mais CDB vencendo esse mês. Vou rebalancear aos poucos, conforme forem vencendo os CDBs desse ano. Em tese tenho que sair um pouco de RF e aportar em FIIs, Ações e EUR, além de fortalecer um pouquinho meu colchão de segurança. Tenho suficiente pra quase 2 anos sem receber nada de dividendos, só vou arredondar pra 2 anos completos.

Quanto a bolsa, acho que vamos a 60K nos próximos dias. Estou olhando pra DIVO11. Tenho uma boa posição em GOVE11 mas sinto falta de outro ETF. A cada ação que se adiciona numa carteira com poucos papéis como a minha o risco aumenta muito. Há um mês adicionei IRBR3 e deu no que deu. Acho que o único grande mico da bolsa nos últimos tempos do qual escapei ileso foi a Cielo. De resto... IRB, Klabin, Hering, Ambev - estão todas aqui enchendo o saco, enquanto MPLU3 eu queimei ano passado. Ações individuais daqui pra frente só as blue-chips.

Tesouro Direto continuo aportando se as taxas chegarem perto de 5%. Ainda tem bastante Tesouro SELIC pra queimar (cerca de 35% da carteira de TD).

Neste momento meu patrimônio em termos reais está 5% menor do que quando chutei o balde. Estou projetando terminar 2020 com uma redução de 5,5%. São números bem duros, porém eu já tinha colocado isso na conta. Segue o jogo. Porém outra queda muito forte ou prolongada pode me jogar no território LeanFIRE, e aí sinto muito, prefiro voltar a vender meus neurônios para o sistema. Vamos ver o que 2021 nos traz, pois como disse, 2020 já era. Vem mais merda por aí - bolsa a 60k, inquilino atrasando ou não pagando aluguel, diminuição de dividendos... mas também virá a oportunidade de pegar Tesouro IPCA a 5% e pré a 10%, fora ações com belo DY no futuro e FIIs de qualidade com P/VP baixo.

YOU CAN'T BE ON FIRE IF YOU CAN'T STAND THE HEAT !!!


10 comentários:

  1. Mas afinal se ta rindo do cara com 400k, quanta grana vc tem?

    E tbm não entendi o que tem a ver a marcação a marcado do TD. Pretende vender antecipado? Senao tem nada a ver.

    no mais, nao foi tao feio assim Logo passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, longe de mim rir de quem juntou 400k, 100k ou mesmo 1k. Só acho que não dá pra viver de renda decentemente com isso. TD nao tenho planos de vender antecipado, mas contabilizo o valor atual, igual ações. Bons investimentos e obrigado pela visita !

      Excluir
    2. Quanto vc tem acumulado Vagaba?

      Excluir
    3. Meu blog segue uma linha "soft-porn" em relação a divulgar patrimônio. Não está explícito como nos blogs de vários colegas, tá meio escondido mas se vc fuçar e fizer as contas vc acha.

      Excluir
  2. Vagabundo, todo mundo se lascou, alguns muito, outros pouco. Acho até que sua perda patrimonial global foi bem comedida e não seria motivo para pânico (pelo menos por enquanto).
    Com esse câmbio ridículo, já pensou que talvez valha mais a pena você pegar um trabalho low profile ganhando em euro do que um high grade ganhando em reais?
    Fico pensando nessa possibilidade num futuro catastrófico, caso eu tenho que sair da RE após declarar FIRE e estiver morando nas suas bandas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AC, obrigado pelo comentário. Fazer uns frilas por aí sempre esteve no meu radar e quase rolou algumas vezes. Uma hora dá certo. Boa sorte ae !

      Excluir
  3. Vagabundo, esse crash da bolsa deve ter sido péssimo pra muitos investidores que iniciaram lá em 2019.
    Acampanhando fóruns pude perceber que muitos perderam bastante dinheiro, coisa entre 30 e 50% do patrimônio em 2 ou 3 dias.
    Tudo que alguns tinham ganho desde o ano passado foi pro espaço, alguns recuperaram parte desse valor, imagino algo em torno de 10 a 15% no máximo, nesses repiques que se sucederam as maiores quedas.
    Porém após os repiques essas mesmas ações voltaram a perder valor, quem não vendeu perdeu outra vez.
    O complicado é que muitos desses investidores estavam ou estão apostando e confiando que a bolsavai voltar a ficar acima de 100 ou mesmo 110 mil pontos no médio prazo.
    Coisa que sinceramente não acredito muito, já que boa parte da alta que vinha ocorrendo era especulativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu que comecei em 2017 estou no prejuízo, quem entrou ano passado entao... se vc for ver que temos eleicoes em 2022 eu acho que só em 2023 voltaremos a 100k. É comprar agora pensando no futuro mesmo. Bons investimentos !!

      Excluir
  4. Só eu que dou risada com seus posts? kkk
    Vagabundo, concordo que o LeanFIRE é muito arriscado, prefiro o FatFire, se precisa de x para manter a vida, que tenha uma renda passiva de 2x. Claro que isso atrasa o FIRE, mas para quem tem uma família (como eu), LeanFIRE é arriscado demais. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Yuka, que prazer ver seu comentário por aqui. Vc está certíssima, é melhor sobrar do que faltar. Poe na conta que haverá outra crise como essa logo após vc pendurar a chuteira. LeanFIRE é complicado porque se precisar nao tem onde cortar. Sucesso !!!

      Excluir