Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Balanço - Setembro/2024: deu M

Pois é, gente, esse país mais uma vez prova que não é amadores. O mundo inteiro baixando juros e a gente faz o que ? Essa subida de juros ferrou com todos meu ativos praticamente.

Na firma de repente rolou uma reorganização e vou ter chefe novo. Vamos ver como ficam as coisas.

Deixo aqui meus parabéns ao colega blogueiro Mendigo Investidor, que pediu demissão e virou vagabundo. Esse tem culhão ! Fazia vários anos que não aparecia alguém chutando o balde. Quero ser o próximo !

Vamos lá.

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -0,7%
Um desastre. De bom mesmo foi pegar mais um pouquinho de IPCA 6+.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,3%
Fundos de Infra despencaram. Certamente por causa da subida de juros. Por mais que a gente ache que já está precificado, quando acontece mesmo rola um pânico. CDBs vencidos foram renovados a IPCA 6+.

Fundos: 1,2%
Do nada, contra tudo e todos, um bom resultado. Não dá pra entender.

Ações: -1,3%
Lascou-se. Mais um ano tomando surra do CDI.

FIIs: -3,6%; DY do mês ficou em 0,89% 
Certamente mais um ano que vai fechar no negativo. Já tinha decidido diminuir posição e nem precisei vender pra chegar lá, pois a desvalorização já fez o trampo. Logo agora que eu ia terminar de vender umas tranqueiras vem essa queda. Mas tudo bem, vendo na baixa e compro outros FIIs melhores também na baixa, fica elas por elas. Me livrei do RBFF11 e aproveitando a queda peguei HGBS11 que fazia tempo que não recebia aporte.

EUR: -0,9%
Desandou a maionese.
 
USD: -0,1%
Ouro bombou, IVVB11 recuou um pouco.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,7%
Tá beleza.

Também sentiu o baque.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,5% acumulando 6,4% no ano 
Rendimento real nos últimos 12 meses: 5,8% 
Taxa de poupança: 68%
 
Indicadores:

CDI: 0,84%, acumulando 7,99% no ano 
IPCA previsto: 0,13%, acumulando 3,17% no ano 
Poupança0,57%, acumulando 5,1849% no ano

É isso, não se pode ganhar todas. Apesar dos pesares o patrimônio em si cresceu mais um pouquinho. Recebi restituição de imposto de renda, o que contribuiu pra essa taxa de poupança tão elástica. Foi um mês sem gastos extraordinários com viagens ou coisas fora da rotina.
 

Próximos passos  

Seguir o exemplo do Mendigo Investidor, meu novo ídolo na Blogosfera !

As conversas continuam e a coisa vai evoluindo. Dessa vez não tenho tanta pressa. 

Em 2019 meu trabalho era uma bomba-relógio sem relógio, aquilo podia explodir a qualquer momento e virar vagabundo era praticamente agir em legítima defesa. "Explodir" quer dizer a aparecer do nada uma viagem pra algum fim-de-mundo, uma bucha ou projeto mirabolante pra derreter meus miolos.

Agora é engraçado, nesse trampo que estou desde fevereiro ganho mais mas tenho menos responsabilidades que no anterior. Nunca tinha passado por algo assim.

Ano que vem vai ter umas mudanças na carterira. Vou mexer nos FIIs de Infra pois um deles não está entregando um resultado convincente. Muito provavelmente vou diminuir a posição em RV Brasil e a dúvida é aumentar em RV exterior ou RF Brasil. Ou entro no Bitcoin com 1% da carteira ? Até lá eu decido.

Até a próxima e bons investimentos a todos !

3 comentários:

  1. Olá Vagabundo, boa tarde

    Aqui não é para amadores, uma luta constante e com responsabilidade esmagadora.

    Vou virar fã do Mendigo e que ele inspire novos revolucionários da FIREsfera.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Desse jeito eu fico até encabulado :))
    Com essa taxa de poupança de 68% logo você deve seguir meu caminho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. "Agora é engraçado, nesse trampo que estou desde fevereiro ganho mais mas tenho menos responsabilidades que no anterior. Nunca tinha passado por algo assim."
    é o que eu mais vejo

    ResponderExcluir