Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

E agora, José ?

"  E agora, José? 
          A festa acabou, 
          a luz apagou, 
          o povo sumiu, 
          a noite esfriou, 
          e agora, José? 
          e agora, você? 
          você que é sem nome, 
          que zomba dos outros, 
          você que faz versos, 
          que ama, protesta? 
          e agora, José?" - Carlos Drummond de Andrade

Ao acordar da Matrix, ao perceber o caminho em que eu estava, que era possível sim um dia não precisar mais trabalhar pelo dinheiro, atingir a IF, virar vagabundo... foi um choque. Foram dias muito tensos, revirando a internet e fazendo contas para entender o que estava acontecendo.

O aspecto mais difícil pra eu aceitar o que estava vendo era que eu não tinha a menor idéia do que fazer após a IF. Não me preparei pra isso. Fiquei bolado, nem dormia direito. Minha imunidade foi enfraquecendo e acabei ficando doente. 2 semanas de Clavulin depois eu estava mais calmo porém ainda procurando a resposta. E ainda estou.

Pra mim é claro que simplesmente parar de trabalhar e ir viajar, vagabundar, ler livros, fazer hobbies vai ser muito legal por algum tempo mas no longo prazo minha cabeça não vai aguentar. Um homem necessita um propósito, um porque pra levantar da cama todo dia.

Montei inclusive uma tabelinha elencando que atividades eu faria num dia comum. Coisas como:

- Levar e buscar minha filha na escola
- ginastica
- preparar refeições
- arrumar a casa
- brincar com minha filha
- Ler ou estudar

Percebi que não consigo preencher o dia inteiro. Teria que fazer alguma espécie de trabalho que gerasse uma renda qualquer, nao importa quanto. Trabalho por prazer, pra ocupar a cabeça, nao pelo dinheiro. Que trabalho seria esse ? Ainda não sei.

"Vai trabalhar no que vc gosta !" Sim, sim... gosto muito de mexer com música, toco numa banda e tudo. Porém isso nao dá dinheiro, a menos que vc seja muito talentoso e olha lá... Pouco dinheiro nem é o problema, mas a dor de cabeça pra lidar com as pessoas do meio "artístico" me desanima. Poderia dar aulas de violão pra iniciantes, mas antes teria que procurar alguma formação. Niguem vai querer um professor que nao sabe nem ler partitura. É uma idéia.

Eu também poderia arrumar alguma atividade, trabalhar nela alguns meses e depois tirar longas férias, depois voltar, trabalhar mais um pouco e assim ir revezando. Uma espécie de semi-aposentadoria. Outra idéia.

Outra coisa que me tira o sono é que não sei nem o que dizer pra família e amigos. Imagino essas reações:

- vc está podre de rico !! tira o escorpiao do bolso e faz um churrascão ae pra gente comemorar !
- mentiroso !!
- metido !!
- me empresta uma grana ?
- vc está louco, nao pensa no futuro ? vai se sustentar com o que ? plano de saúde tá caro !
- que absurdo ! nao seja egoísta e ajude sua irmã/primo/tio que está duro/a !

Minha mulher tem estudado pra cacete pra passar num concurso. Ela vai me matar. "Eu me matando aqui de estudar e vc não fala nada ! Não preciso trabalhar e estou me matando pra que ?"... Ainda nao tenho uma estratégia pra lidar com isso... por mim bem que podia passar e ir trabalhar na repartição né ? Bom pra ocupar a cabeça, passar o tempo.

Tenho medo de acabar assim:
http://www.huffpostbrasil.com/entry/retirement-and-marriage-on-the-fly-avoid-becoming_n_3223363

São as questões filosóficas de alguém que nunca imaginou que poderia parar de trabalhar antes dos 60 anos e de repente descobre que pode parar com 45. E você, quais sao seus planos pós-IF ?

4 comentários:

  1. Meus planos pós IF é fazer tudo que não fiz enquanto estava perseguindo a IF, ou seja, a vida é aquilo que acontece enquanto estava pensando no futuro, rs. IF por IF não quer dizer nada, a vida não está após a IF, está no antes, durante de depois.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. com certeza o que vale é a viagem e nao o destino, sendo a IF somente uma parada do trem, na qual vc vai trocar de vagão. obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Então amigo vagabundo.

    Tive a ligeira impressão de que você está um tanto perdido. Resolvi te ajudar, em meu blog eu listei o que farei qndo alcançar a independência financeira, eu trouxe a lista pra você e vou expor aqui... vamos lá:

    Quando eu puder Viver de Renda Passiva, eu irei...


    1. por volta das 9:30 tomar café e ir dar uma caminhada sem hora pra voltar, farei isso durante a semana e não apenas aos sábados e domingos.
    2. curtir mais os meus pais.
    3. sabe aquele filme que acabou de sair nos cinemas? Então, quero assisti-lo na primeira sessão, plena segunda-feira, é cedo e tem pouca gente pra me incomodar no cinema, sempre tem aqueles filhos de puta que insistem em falar durante o filme, sem falar que comem pipoca com se fossem porcos.

    4. colocaria a minha leitura em dia.
    5. cuidaria da minha saúde.
    6. faria vários cursos de que tenho vontade, entre eles: Fotografia, Eletrônica, Cerveja artesanal, Culinária, Criação de sites, Criação de videos, Matemática, Escrita entre outros.

    7. meu sonho maior é conhecer o litoral brasileiro, principalmente os locais de difícil acesso, só aí iria demorar anos.

    8. também assistiria as séries que estão bombando.
    9. iria viajar muuuuuuuuuuuito.
    10. faria mergulho.
    11. aprender a jogar xadrez.
    12. aprender a jogar pôquer.
    13. pintaria quadro, sei lá, sempre quis tentar.
    14. tentaria dar uma de marceneiro.
    15. direção defensiva.
    16. farei mais coisa ainda, sou criativo ;-)

    QUERO FICAR ENTEDIADO POR NÃO TER O QUE FAZER DO QUE FICAR...
    ESTRESSADO/DEPRIMIDO/NERVOSO/CHATEADO/DESANIMADO/CHOCADO/BUFANDO/REVOLTADO/COM DOR DE CABEÇA/INTESTINO TRAVADO/DESESPERADO/TRISTE POR CAUSA DO TRABALHO SEM PERSPECTIVA.

    Enfim... espero ter ajudado você . . . kkkk

    Abs
    EQRP
    https://euquerorendapassiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. obrigado pelas ideias. Temos que distinguir férias da rotina normal do dia a dia. Com criança pequena e na escola vc nao pode viajar o tempo todo e precisa dedicar tempo a ela, nao da pra fazer tudo que quer. Na rotina normal eu poderia encaixar os pontos de 4 a 6, nas férias o ponto 7 por exemplo. O que tenho pensado é que vc precisa ter pelo menos 2 ou 3 projetos pra se ocupar, como algum curso ou algum hobby. De preferencia algo que te faça economizar dinheiro (como plantar uma horta) ou ganhar algum dinheiro (como pintar quadros e vende-los). No pós-IF jogar um pouco de dinheiro no bolo pra dar uma segurança a mais e ainda fazendo o que gosta é o ideal.

    ResponderExcluir