Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Balanço - Setembro/2020

 

Olá, amigos da blogosfera e nerds das finanças em geral ! Chega o momento mais esperado do mês, que é fazer um balanço e relembrar os principais acontecimentos, os erros e os acertos.

Alguém viu o documentário "Playing with FIRE" ? Eu assisti há poucos dias e não achei tão bacana. É muito ufanista, muito naquele jeitão upbeat americano que o torna enjoativo. FIRE não é pra qualquer um, mas o documentário quer te convencer que é. Mostrar vários depoimentos de gente que se "aposentou" com 30 anos de idade ? Achei apelativo... Acompanho quase todos os personagens que se dizem aposentados aos 30 anos e, embora me inspire neles, não acho que nenhum deles seja realmente aposentado no sentido correto da palavra. Todos estão ainda trabalhando, tocando seus diversos projetos: imóveis, negócios, blogs, podcasts, cursos, etc. Particularmente duvido que sua IF se sustentaria até o fim se tivessem parado completamente de trabalhar. Sim, trabalham no que gostam mas sabem que se não trabalharem o dinheiro pode acabar um dia. Por isso dizem sempre que você não vai parar de ganhar dinheiro depois do FIRE. Teria sido mais convincente focar nas pessoas que se aposentaram mais tarde porém cedo pros padrões. Acho que tinha uma menina querendo se aposentar (ou já "aposentada", não lembro) aos 26 anos. Peraí, vamos maneirar, vai.

Voltei a ser contactado por alguns headhunters e entrei em alguns processos seletivos. Caso volte a trabalhar, já tenho até o número que quero atingir pra pedir demissão de novo. hahaha. Essa vida de vagabundo é muito boa !


Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -2,5%
Esse mês até o Tesouro SELIC (29% da carteira) se desvalorizou com a marcação a mercado. 2020 não é pra amadores ! Qual a próxima ? Tributação de dividendos ? CPMF ??

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,36%
Ótimo !

Fundos: -0,2%
Uma merda, mas pensei que ia até ser pior.

FGTS: 0,25%
Maravilha !

Ações: -5,3%
Fora a forte desvalorização, nenhum dividendo ou JCP. Mês de vacas magras.

FIIs: 1,4%; DY do mês ficou em 0,47%
Uma bela recuperação num ano perdido. Ainda estou -14% no acumulado do ano.

EUR: 0,03%
O medo da segunda onda derrubou os mercados mas a alta do euro segurou um pouco.

USD: -0,3%
Mesma coisa.

Stock plan: -2,7%
Foi ladeira abaixo.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança: -0,1%
Tudo bem que rentabilidade não é o objetivo dessa parte da carteira, mas preju não tava no script ! O que fazer com o Tesouro SELIC ? Se vendo agora, tomo preju com a marcação a mercado. Se levo até o vencimento, a taxa da B3 come toda rentabilidade.

Seguiu a tendencia do mercado: cair.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,77% - um desastre ! No ano acumula 1,7%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 3,03%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,3% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,16%; no ano 2,29%
IPCA: 0,64%; no ano acumula 1,34%
Poupança: 0,12%; no ano 1,76%

Com esse resultado volto a ficar atrás do CDI e praticamente empatar com a poupança. :-( Praticamente a única notícia boa foi que veio minha restituição do imposto de renda e com isso na prática não precisei tirar nada do bolso pra passar o mês. Ainda assim sempre calculo a taxa de retirada (veja acima) sem levar em conta com essas rendas aleatórias.

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,3% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Assim, continuo planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Próximos passos


Caso as taxas do TD subam, posso fazer aportes usando algo do colchão de segurança.

Dentro da carteira de multimercados vou fazer um rebalanceamento pois alguns estão pesando demais, gerando muita volatilidade.

Vai vencer outro CDB este mês e vou reaplicar. Está facil achar CDB a 160% do CDI, que é uma performance que poucos fundos multimercados conseguem. Na RV eu nunca nem cheguei perto dessa marca. Exceto pelos FIIs, que com um DY na faixa de 0,47% estou a quase 300% do CDI. Aliás, na medida do possível quero reinvestir os proventos e continuar a bola de neve.

Bolsa vou parar um pouco, só quero mesmo me livrar de alguns micos.

IVVB11 já subiu tanto que estou considerando vender uma parte e fazer uma remessa. Mas dá uma dó de pagar o  IR sobre o lucro...

Faltam só 3 meses pra acabar 2020. Se não adiarem o reveillon, claro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário