Pesquisar este blog

domingo, 22 de outubro de 2017

Meu primeiro milhão

Inspirado neste vídeo da youtuber Nathalia Arcuri, resolvi enumerar os fatores que me levaram a esta marca simbólica, alcançada após 20 anos de trabalho, por volta dos 35 anos de idade. No final do post farei uma coleção de links para outros milionários.




Mercenário

Dos 20 aos 27 anos eu multipliquei meu salário cerca de 5 vezes. Não queria ficar na mesma empresa mais que 2 anos, ainda mais se sabia que o mercado estava pagando mais. Priorizei empregos que me agregassem conhecimento. Nos primeiros ganhava pouco mas aprendi coisas que valorizaram meu currículo. Era aprender algo, pegar alguma experiência, semear currículos, colher um novo emprego recebendo mais e repetir o ciclo. Depois desse período só ganhei aumento por promoção.

Frugalidade

Ao mesmo tempo que minha renda subia, meu padrão de vida continuava estável. Nessa época eu morava com meus pais e tinha poucas despesas. Fui de um Fusca a um Fiat Uno usado, chegando no topo que foi um Corsa 1.0 zero km e dali não passei. Nunca curti roupas e tênis de marca, tinha uma atitude punk anti-capitalista, era avesso a essas coisas tidas como coisas de playboy. Bem no começo meu salário mínimo nem dava pra comprar essas coisas. Eu juntava alguns meses e comprava um walkman, aparelho de som, CDs ou qualquer coisa que eu estivesse afim. Sempre odiei parcelar e fazer dívida.

Tempo

O componente mais poderoso para qualquer investimento foi primordial para mim. Como consegui passar numa faculdade pública não tinha gastos com mensalidade. Com a frugalidade e baixas despesas (só gastava com livros pra faculdade, gasolina e umas baladinhas de vez em quando) eu consegui guardar dinheiro desde os 20 anos mais ou menos. Imagine o tanto de juros compostos que eu ganhei em cima do que eu poupei ao optar por um carro usado ou popular quando eu tinha 25 anos.

Aportes

Viabilizados pela minha mentalidade mercenária e punk anti-consumista-destrua-o-sistema, feitos desde cedo e com regularidade, estes superaram até mesmo minha ignorância sobre investimentos. Grande parte do meu primeiro sabugo cresceu em poupança e fundos de investimento DI/RF do Itaú. Vejam só, de longe estes não foram os melhores investimentos ! Foi mais importante investir cedo e com regularidade, não importou tanto onde.

Conclusão

Eu nem sabia porque estava guardando essa grana. Vindo de uma família com poucos recursos, aprendi a viver com pouco e guardar dinheiro simplesmente porque ninguém sabia o dia de amanhã, não podia gastar tudo pois podia fazer falta no futuro. IF ? Nem em sonho no começo, só fiquei pensativo quando estava perto do sabugo (ui) mas logo deixei pra lá. Eu não tinha a menor idéia do conceito, muito menos que aquilo era viável pra um proletário como eu.

Espero que meu testemunho e o da Nathalia ajude os leitores em busca do sonhado milhão. Perseverança, gente !

Atualização - abaixo estarei colecionando links para outras pessoas que atingiram essa importante marca:

Capivara da Faria Lima
Diário do Pequeno Investidor

20 comentários:

  1. Muito bom post, vagabundo! Consumismo é o cemitério do malandro. Não entendo como tem gente que paga caríssimo para ser um outdoor ambulante de marca de grife.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da técnica que você fazia para subir o seu salário. Multiplicar o salário 7 vezes é fantástico.

    Juntamente com o poupar e manter o padrão de vida, faz multiplicar muito o seu dinheiro.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom que você começou cedo a ter uma atitude positiva quanto às finanças, nem todo mundo consegue. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Realmente esta é a receita. Malandro começa ontem e quer ser FI hoje...ai nao dá. Isto é coisa de décadas de aportes no estilo devagar se vai longe...nao podemos focar muito senao piramos..tem que deixar rolar....até que um dia acordamos e pronto..somos FIRE sem nos dar conta..ai é bacana mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, é uma viagem bem lenta porém vc tem que manter a direçao, nao pode deixar o barco ao sabor do vento. valeu !

      Excluir
  5. Parabéns, pela conquista realmente o tempo e juros composto são uma arma poderosa para o crescimento do patrimônio. Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Só uma dúvida, você fez algum curso específico sobre finanças e investimentos ou é só experiencia dos empregos por onde passou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz curso nenhum... o principal ingrediente foi a força dos aportes. Obrigado pela visita !

      Excluir
  7. Muito bom saber que pessoas "comuns" conseguiram! Demorei um pouco para acordar, mas vou seguindo a trilha dos bons. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Fala, vagabundo. Bacana sua história. Só não ficou claro com qual idade atingiu o milhão. Foi aos 27 mesmo?

    ResponderExcluir
  9. O milhão é só uma marca sem sentido, o importante são as experiências q vamos acumulando no caminho!

    Sucesso e bons investimentos.

    ps. te adicionei na minha lista de blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, nao diga que é uma marca sem sentido, imagina o fulano que ralou pra juntar 100k ! Mas sim o mais importante não é o destino e sim o caminho. Parabéns pela conquista !

      Excluir
  10. Vagabundo, obrigado pela lembrança! A experiencia que relata aqui a tanto tempo me empurra para frente.

    Obrigado por compartilhar sua jornada conosco.

    E rumo aos meus 2 milhões ahahaah

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e que venham muitos mais pra vc ! Parabéns !

      Excluir