Pesquisar este blog

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Balanço - Janeiro/2019: um passo decisivo



Salve !


Com a euforia da bolsa neguinho já está até especulando que ela pode chegar a 500 mil pontos nos próximos anos. Será ? Esse vídeo acima pra mim foi a melhor análise. Até guardei, tem coisa ali que eu quero estudar com calma.

Este mês nosso colega Sr. IF365 começa sua jornada sem emprego, vivendo de renda passiva. Virou vagabundo ! Parabéns pela conquista e muito sucesso pra ele !

Do meu lado, além do excelente rendimento da carteira, dei um passo decisivo, o primeiro deles. Joguei a primeira pedra que deve virar uma avalanche de mudanças nos próximos meses: comecei a negociar na empresa pra tirar um sabático. Depois de fazer isso parece que tirei um peso das costas. Me sinto mais confiante pra mandar tudo à merda e virar vagabundo.

Um artigo que me chamou atenção foi um do blog Early Retirement Now, comentando a recente queda no mercado americano. Ele explica que algumas quedas são permanentes, outras vêem uma recuperação nos anos seguintes, seja ela parcial ou total. A queda de 2000 foi permanente, já a de 2008 foi totalmente recuperada.


Vamos aos números de janeiro/2019:
  • FGTS: 0,24% - a mesma merda de sempre
  • Ações: 9,92% -  excelente mas continuo perdendo pro lixo Ibovespa. 
    • Destaques para KLBN3 com 36% de alta; nenhuma das minhas ações caiu.
    • Não consegui entrar em GOVE11 devido à alta
  • FIIs: 1,64% - excelente !
    • Destaque para a gangorra BBFI11B com alta de 15%; do outro lado, HGRE11 caiu 2,8%
    • Me livrei do lixo BRCR11 e estreei nada menos que 5 novos FIIs na carteira: HTMX11 (hotéis), BCRI11 (papel), AEFI11 (educação), FIIB11 (logística) e HGBS11 (shoppings). Vamos ver qual vai vingar !
  • EUR: -3,19% - euro em queda
  • USD: 0,52% - pequena recuperação do tombo do mês passado
  • Stock plan: -2,14% - euro em queda  

Alocação:
Renda FixaRenda VariávelMulti mercado
42%28%30%

Outros ativos:
  • Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,48% - beleza
  • Previdência Privada: 1,56% - rentabilidade alta devido a mudança na metodologia. A partir desse ano só considero como aporte o que saiu do meu bolso, a parte da empresa não entra.
Concluindo:
  • Rendimento global da carteira: 1,31% - excelente
  • Taxa de poupança ( (receitas - despesas) / receitas) de acordo com o GuiaBolso: 55%
Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pra cá, mais multas e impostos.

Indicadores do mês:
  • CDI: 0,54%
  • IPCA:  0,32%
  • Poupança:  0,37%
Estou feliz por ter superado os 3.

Próximos passos

O app do GuiaBolso está bugado. Não está trazendo várias despesas. Não sei o que fazer se tiver que abandoná-lo. Não tenho tempo pra ficar anotando tudo que gasto no dia-a-dia. Fim de mês já é pesado fazer esse fechamento aqui, imagina ter que puxar extratos de cartões de crédito e contas correntes pra classificar um a um os débitos. Socorro !!!!

Até o carnaval minha idéia é continuar investindo em FIIs. Mesmo com a taxa caindo, Tesouro Direto IPCA 2045 receberá aportes. Não tem muito pra onde correr hoje em dia. Tá tudo caro, tudo no topo.

A avalanche está começando e o blog vai estar bem movimentado nos próximos meses. Fiquem ligados !

Faltam 117 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário