Pesquisar este blog

domingo, 15 de dezembro de 2019

Juros reais 0%


Investidores conservadores atônitos diante das sucessivas quedas nos juros. Vimos isso na época da Dilma. Dessa vez vai ser diferente ? Segundo análise da Verde Asset Management, a turma do Stuhlberger acha que sim, que a mania dos juros 0 veio pra ficar.

Quem sou eu pra questionar os gênios da economia e do mercado financeiro.

Mas já que a internet está aí pra isso, vou dar meu pitaco.

Na situação atual temos inflação super baixa porque o povão tá duro, ainda tentando se recuperar da recessão dos últimos anos, e portanto não está consumindo. O governo baixa os juros pra estimular a economia, isso eu entendo. Só que aí ficamos numa situação difícil se a economia não reage. Não somos a Suíça. Quem vai investir aqui se os países desenvolvidos oferecem juros semelhante ?

Mas o que vai acontecer quando a economia começar a reagir ? Vai ter inflação ? Em princípio não imediatamente. Vai haver alguma pressão porém a indústria ainda tem alguma capacidade ociosa pra cobrir o aumento da demanda.

Depois o que acontece ? Pra economia andar mesmo não basta ficar no escritório fazendo contas pra baixar os juros, tem que tirar a bunda da cadeira e investir em infraestrutura. Vamos pegar empréstimo, ampliar a capacidade, produzir pra caramba e transportar a produção nessas estradas esburacadas com caminhões velhos queimando óleo pelo caminho até chegar em algum porto sucateado e ultrapassado ? Isso tem um limite.


Também é preciso fazer a reforma tributária. Assunto complicado porque nossos políticos talvez não queiram diminuir a arrecadação que lhes proporciona tanto luxo e conforto.


Tomara que eu esteja errado, mas não vejo essas coisas acontecendo nos próximos anos. Pra mim se não fizerem essas 2 coisas - modernizar a infraestrutura do país e reforma tributária - teremos mais um vôo de galinha, que a cada 4 anos alimentará o discurso de ódio populista dos próximos candidatos a salvador da pátria.


No plano internacional a renda fixa já morreu faz tempo. Vários países oferecem inclusive juros negativos. É um negócio irracional. Você empresta dinheiro pro governo, espera 10 anos e recebe menos do que emprestou. Juros não seriam uma taxa pelo aluguel do dinheiro ? No caso é como você alugar sua casa pra alguém, morar na rua e ainda pagar por isso.

Por causa disso quem investe prefere a renda variável. No entanto a renda fixa, mesmo com juros negativos, é parte integrante de milhões de carteiras, com a função de reduzir a volatilidade. Aí eu me pergunto o que poderia acontecer se todo mundo se cansasse de morar na rua enquanto paga pra alguém morar em sua casa. Em outras palavras, e se todo mundo desistisse da renda fixa de juros negativos e resolvesse guardar o dinheiro debaixo do colchão ? Seria bem mais rentável. Daí o governo, descapitalizado, sabe o juros de -1 pra 1 por exemplo. A marcação à mercado levaria à bancarrota todos que detém trilhões em títulos com juros negativos, causando uma crise financeira colossal.

Estou só divagando porém é verdade que uma situação assim nunca ocorreu. Vamos ver no que vai dar !

Voltando ao Brasil, uma coisa é certa: buscar a IF nesse cenário é tarefa inédita. Vai ter que se arriscar mais na renda variável e aguentar a volatilidade. Desconheço estudos tipo Trinity para determinar uma taxa segura de retirada na bolsa brasileira. Isso complica pois você fica sem noção do quanto precisa acumular. Como regra geral só consigo pensar na taxa do tesouro IPCA mais longo, que está por volta de 3,2% no momento. Quem quiser sacar com segurança 10 mil por mês teria que juntar 3.750.000. Que diferença pra época dos títulos IPCA+5%, onde meros 2.400.000 bastariam... *

E você leitor, qual seu pitaco ? Juros 0 vai ser a realidade no Brasil ? Juros negativos faz sentido ? Deixe seu comentário !

Boas festas e feliz 2020 !

* Na verdade em ambos os casos seria um valor maior pois pra simplificar o cálculo eu não considerei o imposto.

16 comentários:

  1. Muito bacana o post.

    Acho que juros zero são uma realidade de curto prazo, é evidente que o governo não tem mostrado até agora nenhuma outra arma para reativar a economia no curto prazo (salve o impacto ridículo do FGTS que não dura mais que dois trimestres no PIB).

    A inflação naturalmente vai acelerar nos próximos meses e provavelmente quando descontamos os impostos vamos encarar RF com rentabilidade negativa na maior parte de 2020, porém com a pressão da inflação é pouco credível apostar em uma Selic abaixo de 4% a.a, no médio prazo os juros vão subir.

    Em relação aos juros negativos os investidores ainda estão ganhando retornos positivos, através da marcação a mercado, a expectativa de juros cada vez mais negativo faz com que os títulos de valorizem e assim mesmo um título negativo é capaz de dar retornos positivos. Essa situação é sustentável? Não.

    O problema dos juros negativos é sério, o mercado financeiro global está com níveis alarmantes de liquidez, existe dinheiro sobrando em fundos de investimento ao redor do mundo, além disso se você observa o balanço de grandes empresas do planeta a maioria também está com grandes valores disponíveis em caixa. Essa liquidez toda é que financia dois grandes problemas globais: os títulos com juros negativos em várias economias e o investimento em "empresas podres" ao redor do mundo que são empresas supervalorizadas e que não mostrar se quer no médio-longo prazo capacidade de gerar lucro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos visões bem parecidas. Mas nao perco o sono por causa disso. Na verdade se rolar mesmo a crise dos juros negativos vai ser uma excelente oportunidade, como alias qualquer crise é. Obrigado pela visita !

      Excluir
  2. é isso mesmo meu, caro.
    só tem uma parte que a turma do Stuhlberger omitiu: "o juro 0 veio para ficar" ... mas por quanto tempo? não enternamente, claro! Ainda que seja por 10 anos, por exemplo.
    O mundo inteiro vai precisar elevar a taxa de juros cedo ou tarde e quanto mais demora, pior fica. Pior ainda para as praças como Brasil.
    Aqui no brasil o raciocinio que vc fez é certo. Também tenho pensado nisso... e o que acontece com os preços quando tivermos recuperação da economia e a taxa de desemprego cair de 12% para 7%? Os preços sobem logo depois! A inflação vem e a taxa de juros também.
    Paulo Guedes está fazendo a mesma coisa que Mantega fez. Só que o Paulo Guedes, que não é bobo, está aproveitando para vender tudo que pode, além de já estar posicionando antes de todo mundo.
    Depois ele, que não tem compromisso com a reeleição como um candidato à Presidência, por exemplo, sai com lucro bilionário (posicionado em dólares inclusive) e deixa a bomba para o próximo Presidente. Depois PG irá dizer que "o culpado é o Brasil/Brasileiro, que não quer melhorar de vida e bla bla bla".


    Vamos às perguntas agora.
    1. " Juros 0 vai ser a realidade no Brasil?"
    Meu pitaco: Olha, pode até ser que para o nosso Banco Central e grandes corporações isso vire uma realidade, porém uma realidade distorcida. Distorcida porque acesso ao crédito de juros 0 não estará disponível para quem não é "amigo do rei". E estando indisponível para aquele que não tem dinheiro e crédito vocÊ aumenta o GAP de desigualdade e polarização política.
    Além do mais, quando vc tem corporações que travaram bilhões em juros de 14,25% essas mesmas corporações não veem problemas em juros 0. Porque agora forçam seus clientes a lhe entregarem o dinheiro para ser administrado em troca de apenas 1%. São mais bilhões entrando para grandes fundos... como desse stulberg aí.

    * Acrescente a isso grandes déficits públicos que fazem os governos imprimirem dinheiro. Uma alta na taxa de juros seria devastadora para os mercados e economias, já que o mundo está deveras alavancado. (por isso os governantes atuais estão se reunindo para manter essa taxa de juros. Mas bastaria o aumento de 1.5% na taxa da zona do euro para causa uma ecatombe no mundo emergente - isso vai ocorrer: 2026/2028.


    2. "juros negativos faz sentido?"
    Meu pitaco: Depende. Primeiro, porque se eu te empresto um dinheiro a taxa negativa é porque eu posso pretender ter outro tipo de retorno que compense.
    Segundo, se eu te empresto dinheiro a taxa negativa é apenas porque eu tenho uma quantidade enorme para investir.
    O objetivo é um só quando há taxa negativa: aumentar a atividade econômica. Mas ninguém faz isso mais! Todos pegam essas montanhas de dinheiro e aplicam no sistema financeiro. Resultado: você congela seu dinheiro, multiplica o patrimônio e não gera um emprego a mais. Logo, não aumenta a atividade econômica como deveria e a gente ve essa estagnação no crescimento mundial.

    ótimo assunto para conversar pessoalmente tomando um chopp.
    Abração!

    Zezinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complementando...
      "Só que o Paulo Guedes, que não é bobo, está aproveitando para vender tudo que pode, além de já estar posicionando antes de todo mundo." (...) está vendendo tudo que pode a preço de banana, aproveitando o momento que o país vive. Afinal, será se não estivéssemos em alguma crise iriam comprar/vender tudo que ele pretende por esse preço de banana? claro que nao.

      Abraços
      zezinho

      Excluir
    2. Fala Zezinho, obrigado pela contribuição ! Também desconfio que criem uma realidade distorcida, nao sustentável. Na hora que acabar a festa vai ser um deus-nos-acuda. Como vc apontou bem, alguém sempre está ganhando, nao importa se os juros estão baixos ou altos. Obrigado pela visita !

      Excluir
  3. Tempos difíceis este. Também acho quebestes juros negativos vão causar a próxima crise global no estilo 1929.
    Vc chegou a ver o estudo do Aa40 sobre o estudo Trinity na bolsa e Selic brasileiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha pouco tempo vi o estudo de caso ETF x Selic, baseado na historia de um investidor que vendeu metade da carteira no auge da crise de 2009. É esse ? Foi muito legal. Lembro também de um no estilo Trinity porém nao dá pra considerar pois temos poucos dados, sao só 25 anos desde a estabilização com o plano real. Na prática nao da pra repetir aquele estudo no Brasil. Obrigado pela visita !

      Excluir
  4. Não sou especialista em economia ou investimentos. Sempre fui um investidor medroso, demorei a me arriscar na RV, até uns anos a RF tinha um bom retorno, então era mais confortável ficar na RF.

    Porém essa fase passou, hoje RF é apenas para proteção de patrimÔnio e olhe lá, mas curiosamente o pessoa da blogsfera em sua maioria sempre focarm em RF, até hje muitos blogueiros titubeiam em apostar na RV.
    Se o pessoal daqui que em tese tem mais conhecimento e vivência na área tremem com relação a RV, o que dizer do brasileiro médio que tem aversão quase total a qualquer tipo de risco?

    Acho que a RV deve ser ao menos considerada e para os mais experientes ou corajosos pode sim valer apena fazer apostas mais audaciosas.
    Ao invés de pulverizar o dinheiro em 10, 12 empresas,focar em 2 ou 3 no máximo, focando numa valorização mais potente do patrimônio.
    Penso que pra muitos falta ousadia, pessoas com retorno em suas carteiras de 2 ou 3% ao mês, quando concentrando em poucas ações ou fazendo swing trades em 1 ação os retornos podem ser muito maiores.

    Enfim é apenas um ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o agora o medo é da RF. É preciso ter algo em RV, nao tem jeito. Quem nao tem nada tem que ir entrando aos poucos, mes a mes, nada de movimentos bruscos. Obrigado por sua contribuição e volte sempre !

      Excluir
    2. Anônimo eu acho que quem tem medo de renda variável tem que é que diversificar para 10 a 15 empresas seus investimentos, a maioria dessas pessoas que concentram em 2 ou 3 ativos se esquecem que isso pode ser incrível quando você acerta em cheio a ação durante o bull market, mas e quando vier um bear market? Destroça qualquer carteira.

      Excluir
  5. O pior de tudo é ter votado na direita esperando uma melhoria na economia e não ter me dado conta que isto ferraria meu plano de IF. Nos bons tempos da Dilma e dos juros de 1%am eu era feliz e não sabia. Podemos ainda mudar isso em 2022 e se nao colocar o PT de volta ao menos o centrão esperando que juros subam para uns 9 a 10%aa já estaria bom. Bolsa como alguem ai acima falou, nem os experientes e corajosos estão indo com força quem dirá os que pouco sabem e nao conseguem perder 1 real como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que é difícil, mas como disse em cima nao pode ter medo, ou melhor, até pode mas tem que ir entrando na RV aos poucos, com medo e tudo. Se serve de consolo, lembro do Haddad falando que ia baixar os juros igual a Dilma fez. Força ae ! Abs

      Excluir
  6. Acabou o rentismo. Quem quiser ganhar dinheiro vai ter que dar as caras e ter trabalho.
    Isso não é ruim, muito pelo contrário.

    Agora ao invés de ganhar 10k colocando 2.4Milhão em títulos do tesouro, pq não comprar um terreno, construir uns 30 kitinetes e alugar? Com certeza o custo vai ser bem melhor do que 2.4 Milhão e vai gerar emprego na obra, depois dela com manutenção e vai comprar muita matéria prima. Isso não é um bixo de sete cabeças.

    Ou se vai empreender ou comprar ativos caríssimos nas bolsas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal, é por aí mesmo. Quem quiser ganhar dinheiro vai ter que se expor ao risco da bolsa, do empreendedorismo ou fazer mais hora extra.

      Excluir