Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Em busca da comunidade perfeita

Hoje alguns pensamentos sobre tipos de moradia e seu impacto social e financeiro.

Podem pesquisar e verão que vários estudos apontam vida social, conexão com pessoas e sensação de pertencer a uma comunidade como fator mais importante por pessoas que se consideram felizes e por aqueles que vivem ou viveram uma longa vida.

Onde e como você mora é decisivo. Vou dividir com vocês aqui alguns dos meus pensamentos sobre que tipo de moradia eu imagino pro meu futuro.

Apartamento

Do ponto de vista do minimalismo o que faz mais sentido é um apartamento na cidade. Sendo bem localizado não precisa nem ter carro. Perto da família, escolas, shoppings, entretenimento e tudo que a metrópole tem a oferecer de bom e de ruim. Compacto, rápido pra limpar e fácil de manter em ordem.

Problema: não aguento mais viver amontoado com um monte de gente, aguentando vizinhos barulhentos e falta de uma área de lazer externa de verdade. Varanda não vale.

Casa de condomínio

Casa normal de rua no Brasil eu não encaro. Como em qualquer cidade decente desse mundo uma casa custa uma fortuna, teria que ser fora por causa do preço. Gosto do interior de São Paulo por exemplo. Aí da pra ter um quintal, churrasqueira e algum contato com a natureza morando num lugar com mais verde do que a selva de pedra da capital. Assim como no apartamento, de repente rola fazer amizade com outras famílias no condomínio e minha filha pode ter uma vida social com alguns amiguinhos.

Problema: pra tudo voce precisa de carro e eu acabaria virando o motorista da casa, levando e trazendo gente pra escola, mercado, cabelereiro, médico, etc. Além disso, ficaria distante da minha família na capital.

Chácara ou sítio

Espaço de sobra, natureza e tranquilidade… ao por-do-sol ficar na varanda tocando blues no violão enquanto se bebe uma cachacinha da roça... Cultivar uma horta, sentir o cheiro da terra e ter contato próximo com a natureza… vida boa.

Problemas: não ter vizinho perto é bom mas acabaria de vez com minha vida social. Não tenho idéia de como faria amizades levando uma vida assim feito bicho do mato. Fora o trampo pra manter uma propriedade grande. Ainda por cima, tem os mesmos problemas da casa de condominio.

Ecovila

Seria lindo morar num lugar com bastante verde e tendo vizinhos com valores parecidos com os seus, formando uma verdadeira comunidade. São as mesmas vantagens de um sítio porém de alguma forma o trabalho pra manter o lugar ficaria dividido com outros moradores.

Problemas: encontrar um lugar assim é extremamente difícil. Pelo que vi eu não me adaptaria seja pela grande distancia até uma capital ou pela ideologia dos moradores. Na minha pesquisa vi gente inclusive usando o termo "egovila" por causa das atitudes impregnadas em algumas dessas comunidades.

And the winner is…

Pesando prós e contras minha opção pro futuro é uma casa de condominio. Tem ainda algumas outras dificuldades extra, porque acho que não tenho paciencia pra comprar um terreno e mandar fazer do zero a casa. Pesquisando casas prontas vejo que é difícil achar uma que valorize a área externa. O cara pega um terreno de 300m2 e faz uma casa de 250m2. Pra que uma casa desse tamanho se somos só 3 em casa ? Haja quarto de visita ! Eu faria uma de 150m2, no máximo 170. Sobrado ainda, pra sobrar mais quintal pra churrasqueira, arvores, horta e sei lá o que me desse na telha. Ainda que fizesse do zero nesse estilo, no dia que quisesse vender teria dificuldade porque o pessoal parece que gosta é de concreto, área construída.

Entao é isso. Só falta convencer a patroa haha.

Próximo post ano que vem com o fechamento de dezembro. 

A todos um feliz natal e bom reveillon !

12 comentários:

  1. Rapaz, isso é muito ainda, casa de 150 metros, 170....muito grande.
    Eu construiria uma de no máximo 100 e olhe lá.
    Prezaria muito mais por uma área livre e mais aberta.
    Moro num apto de 62 com minha esposa e já acho ele grande.
    O bom de um apto pequeno é que nenhum parente vem encher o saco. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...imagina você com uma casa enorme, churrasqueira...o que ia dar de parente querendo te visitar....prezo mais pela #PAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha legal, no caso é certeza que ninguem viria me visitar porque seria fora de mão pra todo mundo. Atualmente moro no apto de 100m e tres quartos. Queria um quarto a mais pra servir como sala de hobbies. Daí 150m.

      Excluir
  2. Vou falar principalmente sobre o que conheço:
    Já morei em apartamento por vários anos. Apartamento pode ser uma boa opção para quem não faz questão de espaço.
    Mas é importante (pelo menos pra mim) que o ambiente seja bom. Não seja muito barulhento e os vinhos saibam respeitar o espaço dos outros.
    Em apartamento dependemos da colaboração de vizinhos com relação ao barulho, decisões em assembléias (geralmente chatas e pouco produtivas) e a educação e comportamento de seus filhos.
    O ponto positivo é a segurança que tende a ser maior nesse formato de moradia. A convivência social pode ser boa, dependendo do cenário, como citei acima.

    Casa/Casa de condomínio. Hoje moro em casa de rua e nunca morei em casa de condomínio.
    Hoje prefiro morar em casa do que apartamento, pelo fato da casa te dar um pouco mais de independência e uma dose um pouco maior de privacidade.
    Ponto negativo: É mais inseguro.
    O bairro onde moro é Ok. Moro em cidade pequena, mas os vizinhos não tem convivência muito próxima.
    Mas no geral é tranquilo, de vez em quando um ou outro vizinho faz um barulho, tomas umas a mais, mas tem lugares piores.
    Mas a vizinhança vem mudando e tô percebendo que a região pode se tornar menos segura, aí será um ponto negativo.

    Chácara/Sítio/Ecovila: Posso falar bem também desse tema porque tenho conhecimento de causa. Meu pai tem sítio e já trabalhei com ele quando mais novo.
    Entre essas opções de moradia rural preferiria um Sítio, a segunda opção seria Chácara, a ùltima seria Ecovila.
    Sítio tem mais espaço e te permite se for o casa produzir algo para você poder tocar sua via. Chácara tem potencial menor e Ecovila é um conomínio gourmet num ambiente rural. Hoje não é o que eu gostaria de ter.
    Prezo uma certa independência.
    Mas no caso de propriedades rurais, o local de localização da propriedade é muito importante, distância da cidade e estado de consevação de estradas são pontos cruciais.
    Com relação a vizinhos/amizades. Qualquer dessas opções pode ser boa ou pode ser uma merda.
    Vizinho folgado, encrenquero, fofoqueiro, invejoso, não tem endereço certo pode ter em qualquer lugar.
    O cara pode sair de uma cidade grande para uma pequena ou para a zona rural achando que será tudo uma maravilha e pode tomar no toba com violência também na questão humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, tem idiotas em qualquer lugar. Como isso eu nao posso controlar, nao me preocupo, fica fora da equaçao. Gostaria de unir comforto, privacidade e vida social.

      Excluir
  3. Só não morei em ecovila, nem sabia desse conceito e sinceramente não me interessei. Acho que o local influencia mais que o tipo de habitação.
    Uma casa de rua numa cidade pequena (menos de 30k habitantes) acho super de boa, na verdade, é até difícil achar imóvel com padrão diferente.
    Casa de condomínio em cidade pequena é coisa de migrante que tem medo infundado; em cidade grande costuma ser caríssima, algo inviável pra maioria dos vagabundos que se aposentam cedo.

    Chácara/sitio é muito bom. Morei 3 anos num que era a menos de 15 minutos de carro da "civilização", cidade com 300k habitantes. A manutenção é bem trabalhosa e eu estava muito ativo mo trabalho ainda, mesmo que em home office. É um perfil que eu só recomendo pra quem é pau pra toda obra ou quem não se incomoda de ter vários prestadores frequentando sua propriedade regularmente. Pra ter sítio/chácara mal cuidado é melhor nem ter.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidade pequenininha assim tô fora, a menos que esteja perto de uma cidade grande (pouco provável). Mas 300k habitantes já é grandinho, é mais o meu perfil e prefiro condomínio. Ecovila em tese seria uma maravilha. Várias casinhas com privacidade e espaço dentro de um fazendão com horta comunitária, mata nativa, riachos, trilhas... problema é a vizinhança que costuma ser hippie demais pro meu gosto. abs

      Excluir
  4. Construir não é problema. Compra 6 meses antes da mudança definitiva que sobra tempo para ajustar ao seu gosto.
    Não acha que ainda é cedo para tomar essa decisão? Sua forma de ver o mundo pode mudar daqui pra lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma decisão está sendo tomada. São só pensamentos, especulações. Obrigado pela visita !

      Excluir
  5. Casa de condomínio acho melhor opção tb, mas claro, depende do condomínio, da própria localização do terreno dentro do condominio (influencia mt) e do lazer que o condominio oferece, inclusive existem condomínios desse de casas na beira mar no Ceará, no RN e por aí vai, no norte aqui onde vivo tem condomínios com saída para o rio, onde vc já pode sair de sup, remo, jet ski, lancha e etc, e são no mesmo preço do alphaville ou outros famosos. Tb importante uma academia boa dentro, uma pista pra caminhar, correr, andar de bike, passear com cachorro essas coisas.

    Eu tenho um terreno num condomínio desses, é maravilhoso. Só falta o dinheiro pra construir a casa, tem quadra de tênis, piscina com borda infinita de frente pro rio, quadra de volei de areia/beach tenis, salão de festas e churrasqueiras para os condôminos. kakakakaka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba frugal, comprou pra obter valorizacao ou pra morar la um dia ? Desistiu de ir pra portugal ? Sendo o condominio numa distancia razoavel de uma cidade pra vc fazer compras, ir no cinema e levar a molecada pra escola acho muito bom esse estilo de vida !

      Excluir
  6. Cresci num ksa grande, com uma varanda enorme na frente e quintal, dentro de condomínio fechado.
    Hoje moro num apartamento de 65 m2.
    Não há o que comparar em termos de qualidade de vida e do quanto vc pode "viver" sua ksa.
    Ter um quintal com uma churrasqueira, colocar um freezer, top. Quando eu era criança meu pai comprou daquelas piscinas de plástico. Passava o verão tudo montada.
    Fora que tínhamos cachorros, outra coisa boa, que no AP é complicado.
    Meu pai ainda mora lá, mas é numa cidade da região metropolitana.
    Quer convencer sua filha e esposa? Aluga por um mês uma no Airbnb, vão se convencer rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu era moleque a gente brincava na rua. Agora a molecada vive presa em apartamento, com a bunda no sofá jogando videogame ou mexendo no celular. O sofá é o local de lazer de um apto, ali vc ve TV, le livro ou joga video game. Já encheu o saco. Se conseguir convence-la com certeza vou começar alugando, nao vou comprar logo de cara. Obrigado pela visita !

      Excluir