Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Planos para 2018

Passada a ressaca do reveillon, é hora de voltar ao batente. Um ano com carnaval, copa do mundo e eleições não promete ser dos mais produtivos. Porém nós, guerreiros da IF, sabemos que não precisa ser assim.


Gostaria de compartilhar minha visão para investimentos e busca da IF neste ano recém iniciado. 

Investimentos

  • Ações: continuarei aumentando a carteira, agora focando em pagadoras de dividendos. Estarei efetuando vendas pontuais de ações que comprei meio que pra ver como funcionava e reinvestindo. Meta é ter 15 ações no máximo.
  • FIIs: continuarei aportando principalmente em fundos de tijolos multi-inquilino que tenham potencial de valorização no longo prazo. Meta é ter 10 FIIs no máximo.
  • Tesouro Direto: aportes em Pré somente quando voltar a 13%, IPCA somente se voltar a 6%+. Único aporte aqui será Tesouro SELIC se sobrar dinheiro. TD não é prioridade esse ano.
  • CDBs, LCx: estarei reinvestindo a maioria dos títulos que vencerem ao longo ano, espalhando o vencimento ao longo dos próximos 3 anos em taxas 116%+ do CDI.
  • Previdência privada: continuarei contribuindo com o plano PGBL da empresa pois afinal eles igualam minha contribuição mensal (dinheiro de graça é sempre bem-vindo). O VGBL penso em fazer portabilidade para outro (a ver).
  • Fundos: vou liquidar um e fazer aportes somente nos multi-mercados macro se abrirem pra captação; nos demais só se sobrar dinheiro. Não é prioridade.
  • Exterior: continuarei comprando ações da empresa com desconto e fazendo vendas de tempos em tempos pra comprar ETFs e diversificar a carteira.
  • Debêntures, CRI, CRA: são opções para gerar renda passiva e não tenho nada disso no momento; quero estudá-las se o tempo permitir
  • Criptomoedas: continuarei sentado no sofá comendo pipoca e assistindo ao desenrolar dos acontecimentos.

Finansfera


Tenho várias idéias de posts guardadas, que quero desenvolver e ir publicando ao longo do ano. Gosto muito de acompanhar a trajetória das pessoas e contribuir humildemente para o crescimento da comunidade FIRE. Como muitos, não tenho com quem falar sobre isso, então assim não me sinto tão só.

Dito isso, fica claro que acredito que os blogs tenham o seu papel. Porém faz falta uma plataforma centralizada para troca de idéias. Ás vezes vejo o mesmo assunto pintar nos comentários de vários blogs diferentes e fica impossível as pessoas discutirem seu ponto de vista em todos. Penso como seria legal se todos pontos de vista sobre aquele assunto fossem debatidos.

Lá fora existem além dos blogs vários fóruns FIRE com discussões muito interessantes. Meus preferido é o http://www.early-retirement.org/

No Reddit temos o riquíssimo sub Financial Independence, que é mais focado nos EUA mas tem gente de outros países postando discussões relevantes com frequencia, além de alguns outros subs específicos por país: Austrália, Holanda, Canadá, Reino Unido, Índia e agora também Brasil ! Vamos entrar lá e participar, gente ! Qualquer dúvida podem me falar. O subreddit chama-se IFBrasil.

Trabalho


Como comentei outro dia, tenho a perspectiva de encaçapar esse ano sem grandes sofrimentos. Depois estou pensando numa mudança de carreira, para algo que me permita trabalhar onde eu quiser, que me permita também flexibilidade de horário e trabalhar em projetos interessantes. Talvez algo relacionado à internet, seja uma loja virtual, blogs ou criação de sites. Vamos ver, continuarei investigando.

Decidi usufruir um pouco da liberdade financeira conquistada e não vou aturar mais certas coisas. Esse ano vou recusar projetos que se mostrem grandes roubadas. O pior que pode acontecer é perder o emprego mas posso arrumar outro ganhando menos. Mesmo assim, isso não vai me impedir de alcançar a IF.



Férias


Vou tentar aproveitar os feriados e semanas sem aula pra passear com a família em viagens mais econômicas, de carro mesmo, num raio de 600km. Isso até agosto, que é até quando imagino não ter grandes sofrimentos no trabalho. A partir de setembro podem voltar as roubadas e aí vou aproveitar pra tirar férias mais compridas e quebrar o ritmo em outubro e novembro. Em um deles quero tirar 2 semanas e no outro 1 semana. Estou lotado de dias que não tirei em anos anteriores.

Educação

Estou lendo "Your money or your life", provavelmente a bíblia do movimento FI/RE. Próximos (última atualização 20/10):

  • The 4 hour work week
  • So good they can't ignore you
  • Man´s search for meaning
  • O investidor inteligente
  • The abundance of less

Feliz 2018 !


12 comentários:

  1. Olá Vagabundo,
    Legal a iniciativa!
    Já me cadastrei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vagal,
    Na questão do tesouro direto e outras coisas, você vai ter que analisar o cenário econômico como um todo e não só esperar subir pra x%.
    Depois de ler o 4h work week você vai virar um "vagabundo profissional" heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ja tenho uma boa posicao em TD, vou priorizar outros investimentos, a menos que subam a taxa pra esses patamares aí. Obrigado pela visita !

      Excluir
  3. Legal, amigo! Boas metas!
    Não se esqueça de postar mais em 2018!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Reddit está tendo muita coisa legal, sou de TI e já encontro qualquer tutorial, problema nele, ótima iniciativa essa sua de criar um para tratar de finanças.

    obs.: Seu blog está na minha lista faz tempo, se não se importar poderia me add na sua lista !!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu jurava que o seu estava na minha lista mas de fato nao estava ! Agora sim. Valeu !

      Excluir
  5. Boa Vaga, O que achou do livro Your money or your life?
    Cara quando vai postar sobre sua experiencia nos EUA e por que decidiu voltar para o Brasil? Ancioso para ler sobre isto! abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vida pessoal não é o foco do blog não sei se falarei disso. Num boteco qualquer da vida eu te conto um dia. O livro é sensacional, te faz questionar várias coisas. Falta um capítulo e quando terminar vou guardar pra ler de novo daqui algum tempo.

      Excluir