Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2018

Balanço - Março/2018

Ouvi o blogueiro Frugalisten dando entrevista num podcast, onde ele fez uma interessante comparação. A jornada rumo a IF é como um vôo de longa distância no sentido em que você não sabe como estarão as condições climáticas e do aeroporto de destino mas mesmo assim você tem que decolar. Então você decola e vai. Não se sabe como estarão os juros, inflação, custo de vida, ameaças do Estado Islâmico e tudo mais daqui 10 anos, mas mesmo assim é preciso começar a jornada hoje através de economia e investimentos diversificados.

Estou tentando terminar de ler "Your Money or your life", a bíblia do movimento FIRE. Ali tem um exemplo disso. O autor Joe Dominguez atingiu a IF em 1969 investindo em títulos públicos americanos que na época pagavam altos juros, algo impensável nos dias de hoje. 30 anos depois dele, gente como o Money Mustache e o Early Retirement Dude atingiu a IF no mesmo país, porém desta vez através do mercado acionário (ETFs) e imóveis. E daqui 30 anos, como será ? Não importa, a viagem tem que começar ou continuar até o fim para os que já decolaram.

Um acontecimento muito legal esse mês foi o blogueiro Early Retirement Now, autor do melhor estudo sobre TSR já publicado, revelando sua identidade. Só esperou o bônus anual cair na conta pra pedir demissão e sair do armário. Que inveja boa. O cara é alemão e atingiu a IF mesmo morando na 2a. cidade mais cara dos EUA, San Francisco. Good job.

Vamos ver como foi minha performance esse mês:
  • Taxa de poupança ( (receitas - despesas) / receitas) de acordo com o GuiaBolso: 92%. Como recebi PLR e gastei pouco ficou muito distorcido esse número
  • Rendimento global da carteira: 0,81% - bom; acumulado de 2018: 2,05%
  • Previdência Privada: 0,61% - ok
  • Tesouro direto: 0,71% - devagar e sempre
  • Renda Fixa (CDB, LCx): 0,75% - bom, sempre constante
  • Fundos: 0,65% - bom 
  • FGTS: 0,24% - sem comentários
  • Ações: 0,89% - num mês onde a bolsa andou de lado, mostrou resiliência; destaque para  KLBN3 com 44,69% de valorização (credo, parece bitcoin !!!)
  • FIIs: 1,46% - só alegria, destaque para MXRF11 com alta de 8% (eu já estava quase vendendo)
  • USD: 0,94% - alta do dólar
  • EUR: 1,07% - alta do euro
  • Stock plan: 2,29% - bom desempenho devido a alta do euro principalmente

Indicadores do mês (continuo superando todos !):
  • CDI: 0,53%, acumulado 1,59%
  • IPCA: 0,15%, acumulado 0,76%
  • Poupança: 0,39%, acumulado 1,19% em 2018

Alocação atual:
BrasilExterior
FundosPrev PrivadaFGTSRFTDFIIAçõesStock PlanEURUSD
23,3% 10,7% 5,9% 14,1% 22,2% 10,2% 4,5% 2,4% 4,0% 2,6%

Meu PLR vai um terço pra renda variável, outro terço pra CDBs e outro pra Tesouro Direto (SELIC e IPCA 2035). Acho que assim fica equilibrado. Gostaria de aportar mais em FIIs mas está difícil - preços esticados e rendimentos pífios.
Só a IF salva.








4 comentários:

  1. Bom dia Quero virar vagabundo,

    Parabéns pelo blog, muito material útil aqui, li alguns posts antigos até, e gostei bastante.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Bem vindo a comunidade ! Muita gente precisa de dicas pra investir com pouco dinheiro. Vou te acrescentar.

      Excluir
  2. Poxa, quando a gente o FGTS não tem o que comentar mesmo rsrs bem que eles (governo) podiam deixar a gente aplicar de outra forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... como eu queria essa grana na minha conta todo mes pra fazer o que quisesse...

      Excluir