Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Balanço - Julho/2019



Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez ? Pela primeira vez em quase 30 anos passei um mês inteiro sem receber salário. E sobrevivi !

Incrível o poder de recuperação da máquina corporativa. Eu era altamente especializado e requisitado, por isso tentaram de tudo pra me manter. Depois que saí troquei meia dúzia de mensagens com a pessoa que ficou no meu lugar e só. A grande máquina corporativa continuou a funcionar sem mim. Eu já sabia mas vale relembrar: ninguém é insubstituível.

Quero compartilhar este artigo sobre a velha balela "Faça o que você ama". As empresas querem isso mesmo, que você goste de alguma forma do seu trabalho para assim se sujeitar a salários e condições ridículas, para que elas aumentem seus lucros. Comprem ações de empresas que visem o "bem-estar" de seus empregados, que ofereçam benefícios atraentes (algemas de ouro) !

Agora vamos ver como foi meu primeiro mês IF/sabático:

  • FGTS: 0,25% - a mesma merda de sempre
  • Ações: 1,89% - superei o IBOV - milagre !
  • FIIs: -0,77% - queda puxada por BBFI11B e HGBS11, interrompendo uma série de 9 meses em alta
  • EUR: -2,7% - pra quem quer viajar essa é a hora de comprar
  • USD: -0,15% - leve queda na cotação
  • Stock plan: -10% - última compra no topo e queda logo em seguida. Volatilidade !

Alocação atual:

Renda Fixa
Renda Variável
Multi mercado
40%
31%
29%

Outros ativos:

  • Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI):  0,47% - razoável

Concluindo:
  • Rendimento global da carteira:  0,26% - medíocre; no ano acumulo 7,8%
  • Taxa de retirada: 0,19% - dentro da meta. 
Nesse momento estou planejando uma taxa anual de retirada por volta de 3,4% no máximo, o que daria uma retirada mensal de 0,28%. A taxa de retirada é calculada em cima do patrimônio do mês anterior, já descontando dividendos e aluguel recebidos neste mês. Ou seja é retirada mesmo.

Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pra cá, mais multas e impostos.

Minha planilha ADP deve ter algum bug. Esse mês somente a parte de câmbio e renda variável andou pra trás, sendo que esta corresponde a 31% da carteira. Os outros 69% foram bem, com rentabilidade bem superior aos 0,26% que a planilha aponta. Se alguém conseguir explicar, agradeço. Eu desconfio que é porque a planilha leva em conta o aporte pra calcular a rentabilidade.


  • CDI: 0,57%; no ano acumula 3,68%
  • IPCA: 0,19%; no ano 2,42%
  • Poupança: 0,37%; no ano 2,63%

Próximos passos

O ministro Paulo Guedes declarou que vai acabar com a renda fixa e mandou os vagabundos trabalharem (fonte). Agradeço ao nosso ilustre ministro pela lembrança mas por enquanto vou continuar vagabundando. Só não entendo uma coisa: ele vai fazer o Brasil virar primeiro mundo com um decreto ? Baixar os juros na base da canetada ? Quem vai por dinheiro num país subdesenvolvido se os de primeiro mundo pagam juros semelhantes ?

Tenho vontade de postar com mais frequência mas está difícil. Passo bastante tempo com a família, planejando viagens e resolvendo coisas na casa. Vou no parquinho quase todo dia com minha filha, às vezes de manhã e de tarde. Agora que não passo 48 horas por semana num escritório, tenho uma pilha de projetos pessoais pra (re)começar - música, esportes, estudos e livros pra ler. Enfim, deixa rolar, as coisas devem se ajeitar de alguma forma.

Em termos de investimentos, ainda quero aumentar um pouquinho a posição em FIIs, apesar dos preços super esticados do momento. Muita calma nessa hora.

Fui !

16 comentários:

  1. Comprei um relógio pela primeira vez. Logo em seguida comprei mais três, kkk.
    Negócio agora é ficar de olho no tempo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sr. Vagabundo,

    O caso do HGBS11 acredito eu é que alguns já começaram a flipar, tendo em vista a iminente subscrição. Logo logo volta para os 260,00. Também é um fundo com peso considerável na minha carteira e tomei essa porrada no fechamento do mês. Paciência.

    Adorei seu comentário: "Quem vai por dinheiro num país subdesenvolvido se os de primeiro mundo pagam juros semelhantes ?"

    Vejo uns analistas falando do Brasil como se tivéssemos alcançado o Nirvana. Gente, ainda estamos atolados em m.....
    A reforma da previdência foi apenas um pequeno passo. E seguimos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos de acordo, ainda temos um longo caminho... Vou fazer a subscrição do HGBS11, vai ser o investimento do mês !

      Excluir
    2. Reforma ainda nem aprovada e sob ameaca de ser reduzida a metade. Iludam-se e paguem o preço do "novo brazil"

      Excluir
  3. A gente acha que não vai funcionar, que vão pedir pra voltar. Qd menos espera já tem algum fazendo a msm coisa com salário mais baixo. Paciência. Espero que o mês sabático tenha sido produtivo. Pior coisa é ficar a toa sem nada pra fazer e pensando bobagem. Bom é ficar a toa viajando ou com algum objetivo interessante
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a cabeça não aguenta se vc parar. Obrigado pela visita !

      Excluir
  4. Conte-nos mais sobre o seu dia a dia, atividades que tem feito e onde vai fixar residencia !!

    ResponderExcluir
  5. Fala, Vagabundo! Tá na hora de mudar o nome do blog para "Virei Vagabundo" kkkk

    Não deixe de postar, sempre que iniciar algum projeto pessoal faça um post relatando, saber o que os pós-IF fazem com o tempo livre é assunto de interesse generalizado.

    Talvez vire uma série de posts (minha vida pós IF, algo assim).

    Se o PG tentar forçar demais a bola com a redução dos juros, só vai causar problemas de caixa pro Governo. Mas se realmente conseguir fazer as mudanças estruturais que foram prometidas na campanha (e eu torço para que sim), aí então os juros baixam pela oferta do mercado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes penso em migrar pra wordpress e mudar o nome como vc comentou mas sempre tem algo mais urgente pra resolver entao vou postergando. Obrigado pelas sugestoes, ta anotado ! As mudanças tem que vir na vida real, nao no papel. Tem que ter estrada boa, ferrovia, aeroporto pras pessoas e empresas escoarem seus produtos e reduzirem seus custos, pra aumentarem seus investimentos em seus negocios. A economia nao vai crescer se a infraestrutura do pais continuar capenga e essa parte é o governo que tem que fazer (ou privatizam logo o país e pronto). Obrigado pela visita !

      Excluir
  6. Fala vagabundo... que inveja (inveja boa)

    Acabei de ler o artigo faça o que ama e nunca mais terá que trabalhar....kkkkk Parece piada né....

    Não faço ideia de como é a sensação de não precisar de um salario no final do mês. Estou ha 20 anos no mundo corporativo, e realmente a sensação com crise ou sem crise vc ter seu salario no final do mês, um bom plano de saúde, traz muita segurança.

    Anos atrás lembro de um programa que passava na tv que era sobre pessoas muito ricas, que não precisavam trabalhar. Era incrivel a quantidade de atividades que essas pessoas tinham ao longo do um dia. Enquanto os meros mortais trabalham e dormem, essas pessoas faziam mil e uma coisa durante suas 24 horas. Era esporte, linguas, filantropia, festas (em plena terça feira), viagens, estudo de outras culturas, artes etc....

    Parabens pela sua IF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda preciso de um salario, só que este deve vir dos meus investimentos. O mundo corporativo é isso aí - a segurança, as algemas de ouro... é complicado, a gente se acostuma com o dinheirinho pingando todo mes e esquece que todo emprego é temporario, é só uma fase. Aos poucos vou achando uma rotina, porem nao tao glamorosa como desse pessoal da tv. Obrigado pela visita e pelo apoio !

      Excluir