Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Balanço - Setembro/2019



Mais um mês sobrevivendo de renda “passiva”. Entre aspas pois se você parar pra pensar, nada mais é que uma renda ativa recebida lá atrás que virou alguns investimentos que agora rende dividendos ou juros. Pra receber tal renda obviamente tive que vender minha força de trabalho e neurônios para uma grande corporação. Veja aqui o interessante post do colega Uó sobre a questão.

Estou com uma rotina mais definida. Levar ou buscar minha filha na escola, fazer caminhadas, acompanhar meus investimentos, estudo de idiomas e um pouco de música. Está faltando uma brecha pra encaixar as leituras com consistência no entanto. Estou há uns 6 meses lendo aos poucos o livro “Foi apenas um sonho” (Revolutionary Road, título original). É uma história sobre um casal entediado com a mediocridade de sua vidinha suburbana nos EUA e a corrida dos ratos. Estou na parte onde o cidadão conta pras pessoas que vai sair do seu respeitável e estável emprego pra buscar seus sonhos, vivendo de vento em Paris. Imediatamente todos começam a julgá-lo como louco ou irresponsável, perplexos sem entender o porquê dessa decisão. Hmm... acho que já vi esse filme



Outro headhunter entrou em contato comigo, mandei meu currículo mas no fim não deu em nada. Continuo vagabundando. Mais ou menos... sempre tem alguma coisa pra resolver. Peguei um dia e dei uma bela revisada na minha planilha de investimentos. Uso a planilha do AdP modificada: incluí controle de despesas e agora cálculo de renda passiva estimada, mês a mês. Ficou bala ! Bom, pelo menos até que eu invente mais alguma coisa pra enfiar nela (já está um monstro).

Está rolando uma pesquisa sobre o movimento FIRE brasileiro, realizada pelo blog Aposente aos 40. Já respondi, e você ? Vamos lá !

Agora chega de lero-lero e vamos aos números:

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 2,66% - bombou !

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,45% - medíocre

Fundos: 0,3% - ridículo

FGTS: 0,25% - sem comentários... mal vejo a hora de poder sacar essa grana

Ações: 1,45% - subiu tudo, menos SAPR3 que caiu mais de 10%

FIIs: 1,55% - excelente, subiram quase todos da carteira. RBED11 lançou subscrição mas preferi não entrar. Com a queda da cotação comprei mais cotas a preço de mercado mesmo. Somando os proventos acaba dando na mesma que subscrever e esperar os dividendos da cotas subscritas.

EUR: 2,81% - excelente

USD: 1,87% - maravilha, obrigado Mr. Trump !

Stock plan: -0,8% - leve queda nas ações


Alocação atual:

Renda fixa - 43%
Renda variável - 30%
Multimercado - 27%

Outros ativos:

Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,37% - tá bom, mais que isso não vai

Previdência Privada: 1,1 % - surfei na alta da bolsa

Concluindo:

Rendimento global da carteira: 1,13% - sensacional ! No ano acumulo 9,69%
Taxa de retirada: 0,08% - dentro da meta.

Nesse momento estou planejando uma taxa anual de retirada por volta de 3,1% ao ano no máximo, o que daria uma retirada mensal de 0,26%. A taxa de retirada é calculada em cima da carteira do mês anterior, já descontando dividendos e aluguel recebidos neste mês. Ou seja é retirada mesmo.

Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Indicadores do mês:

CDI: 0,47%; no ano acumula 4,82%
IPCA: -0,04%; no ano são 2,56%
Poupança: 0,34%; no ano 3,66%

Próximos passos


HTMX11 parece que vai abrir subscrição também e provavelmente vou aproveitar, reinvestindo alguns lucros realizados durante setembro: LAME4, KLBN3 e GRND3.

Mais um CDB vence em outubro e devo reaplicar. A menos que mais alguma declaração polêmica da dupla Trump-Bolsonaro derrube a bolsa, gerando uma oportunidade de compra.

Outro ativo em vista é IVVB11. Faz um tempão que não compro nada e gostaria de aumentar posição em ativos atrelados ao dólar.

De resto é estudar e tocar minha vidinha.


Até a próxima !

8 comentários:

  1. Nao gostei do post do Uó

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo à festa, Leo ! Sucesso na sua caminhada e obrigado pela visita !!

    ResponderExcluir
  3. Vagabundo, saber que mais parceiros de finansfera têm conseguido chegar ao momento de conseguir viver do fruto de seus investimentos é sempre bom!

    seguirei acompanhando você!

    abraços.
    P.I.

    ResponderExcluir
  4. Por favor, é possível conseguir esta planilha do AdP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui: http://alemdapoupanca.blogspot.com/2012/08/atualizacao-da-planilha-de-rendimentos.html

      Excluir