Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Vida de vagabundo: 200 e tantos dias sabáticos


Queridos fans da blogosfera de finanças (ou firesfera), 100 e tantos dias depois do último relato tá na hora de olhar pra trás e ver que diabos eu estou fazendo da vida afinal.

Acho que nada ilustra melhor esses últimos meses que a história mostrada no vídeo abaixo. Pra entender o que se passa e o conteúdo deste post, assista.



A jarra da vida continua cheia pra mim. Retirei uma bolinha - trabalho assalariado em tempo integral - mas coloquei outras: cuidar da família, fazer exercícios e estudar. Música e finanças continuam sendo somente pedrinhas, que eu tive que colocar na jarra depois das bolinhas, senão nao cabia. O blog especificamente tá mais pra areia. 

Isso explica porque minha intenção original de postar com mais frequência foi pro saco, assim como ler um livro por mês e fazer meditação. Pedrinhas, areia e cerveja que um dia eu gostaria de colocar na minha jarra:

  • cursos de desenvolvimento web, carpintaria
  • montar ou entrar numa banda
  • aprender a fazer pães e bolos
  • explorar fontes de renda passiva ou semi-passiva via internet
  • por a leitura em dia
  • meditação
Infelizmente o dia continua tendo apenas 24 horas.  Depois da independência financeira eu queria que alguém inventasse a independência temporal. :)

Tipicamente meus dias são assim:
  • Manhã: levar minha filha na escolha é a única obrigação. Depois vem cerca de uma hora de exercícios, uma hora de música e/ou uma hora cuidando da casa (limpeza, compras, consertos, arrumação, etc). Nem sempre rola fazer todos. As bolinhas tem prioridade.

  • Tarde: curso de idiomas ou levar filha pra atividades extra-escolares, depois cuidar  dela enquanto a patroa vai fazer seus cursos. Só bolinha nessa parte. Encaixo umas pedrinhas conforme dá.

  • Noite: Depois do jantar, ver algo no Amazon Prime Video ou mexer com música, as finanças da casa ou tentar ler um pouco. Qualquer coisa que eu não tenha conseguido fazer durante o dia e que eu me sinta mais motivado.

  • Nos fins de semana pelo menos um dia saio pra correr e o resto acaba sendo mais família - passeios, compras, ver filmes, etc... Nas brechas coloco umas pedrinhas e grãos de areia: música, estudar finanças, blogar, pesquisar assuntos de meu interesse, etc... bom, acho que aí tá mais pra cerveja :-)  

E assim enchi minha jarra. 



É raro eu pegar meia hora pra não fazer nada. Deitar no sofá sozinho com meus pensamentos. Como é bom (e necessário) se desligar, se desconectar do mundo... às vezes estou no processo de me desligar quando lembro que esqueci de fazer algo de alguma das minhas "to-do lists", ou que tem aquela conta pra vencer, ou a patroa chega em casa e o cérebro já liga de novo.


A gente aqui em casa já brinca falando que eu quero arrumar um trabalho pra poder descansar. Querer eu quero, já explico o porquê. Só que agora trabalho é uma parte que eu prefiro que seja uma pedrinha e não uma bolinha. Trabalho em tempo integral e por tempo indeterminado se depender de mim não faço mais. Freelances e projetos temporários são pedrinhas que eu consigo encaixar na jarra. 

Tenho sido contactado por headhunters pelo menos uma vez por mês e já cheguei até perto de fechar algo mas por enquanto nada. Gostaria de faturar algo nesses primeiros anos fora da corrida dos ratos, pois ainda conservo fresca na memória minha experiência em TI, o que me renderia uns trocados a mais. Passados alguns anos estarei obsoleto e totalmente fora do mercado, tendo que me contentar com trabalhos que pagam menos - professor de inglês, motorista de Uber, sei lá. Por isso o foco em achar algo logo nos primeiros anos.

Fica claro que não me considero aposentado, continuo num sabático por tempo indeterminado. Acho difícil que eu nunca mais tenha um emprego. Uma hora aparece algo mais tranquilo, pra tirar uns trocados antes de mais um sabático.

Financeiramente falando, entro 2020 com a seguinte alocação:

Ativo Alocação Alvo Real
Tesouro Direto 23% 22%
LC*, CDB (incl FGTS) 20% 22%
Debêntures/CP 5% 6%
Ações 6% 6%
FIIs 12% 12%
EUR 8% 7%
USD 6% 5%
Ouro 4% 3%
Fundos MM 16% 18%

Renda fixa - 44%
Renda variável - 29%
Multimercado - 27%

Todos percentuais muito próximos do alvo que eu estabeleci, então nada de rebalanceamento por enquanto.

Em cima disso ainda tenho Tesouro SELIC e Fundo DI o suficiente para cobrir 2 anos de despesas caso todos os dividendos cessem hoje; 4 anos se continuarem no ritmo atual. Fora algo em previdência privada.

200 e tantos dias depois, a carteira continua intacta, tendo conseguido até um aumento real:

MêsTaxa de retiradaRend. líquido
Jul0,22% -0,03%
Ago0,18% 0,79%
Set0,16% 1,17%
Out0,15% 1,32%
Nov0,05% -0,05%
Dez0,21% 0,36%
TOTAL0,98%3,56%

Lembrando que essa taxa de retirada é a diferença entre as despesas e os dividendos, estimada em no máximo 0,27% ao mês ou 3,2% ao ano.

Parece que em julho e novembro acabei retirando mais do que rendeu. Na prática isso ocorreu somente em julho, um mês com gastos atípicos por causa da mudança e onde eu ainda não tinha renda de aluguel. Em novembro a renda do aluguel ajudou a cobrir todos os gastos e ainda sobraram alguns trocados. No geral os 6 primeiros meses terminaram com um saldo positivo - gastei bem menos do que a carteira rendeu.

E que venham os próximos 200 dias !

22 comentários:

  1. Interessante sua alocação e sua rotina. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AA40 ! Fala lá da sua alocação também, da um update pra gente ! Abs

      Excluir
    2. Recentemente atualizei na entevista para o Foco
      https://foconomilhao.com/milionarios-3-aposente-aos-40-aa40/

      Excluir
    3. Boa, eu vi lá. Essa já é sua alocação ideal ? Após a fase de acumulação vai mudar alguma coisa ? Já mais perto da linha de chegada é hora de começar a migrar pra uma carteira mais focada em manter o patrimônio do que faze-lo crescer. De repente rola um post. Abs

      Excluir
    4. Não é a ideal no exterior ainda não. Ainda estou teimando em fazer market timing e estou esperando comprar no próximo crash. No exterior quero manter 75% RV e 25%RV até atingir FIRE quando reduzirei para 60/40 mantendo alguns DGI para gerar renda passiva.
      Ainda estou estudando zerar Brasil e migrar tudo para o exterior mas isso se vier a ficar morando aqui fora.
      Meus posts são um tanto impessoais. Evito falar do que estou fazendo numericamente para evitar influenciar negativamente os leitores entào deixo estas conversas para os comentários e perguntas e quem sabe entrevistas em podcasts no futuro. Abcs

      Excluir
  2. Oi Vagabundo que legal sua vida de sabático. Cuidar da família é uma bola muito importante e toma muita energia, muito mais do que a gente imagina. Ontem cheguei do trabalho tão cansada e qdo meu filho veio pulando querendo brincar e eu só querendo dormir fiquei muito P da vida com como as coisas são. Espero que eu consiga chegar logo nesse seu estágio de ter as bolinhas tomando mais tempo do que o cascalho. Como está sua energia depois que parou de trabalhar? Vc se sente melhor, com mais saúde ou acha que a falta de “sirvisso” te deixou mais lento??
    Abs! M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto mais relaxado e consciente das coisas, mais presente e menos de passagem. Lento acho que nao, minha rotina muitas vezes é corrida e preciso estar atento. Que consiga logo retirar a bolinha do trabalho e colocar a que vc preferir !

      Excluir
  3. Parabens vagabundo!
    Vc está morando fora do Brasil não é?
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse relato.
    O vídeo e excelente!
    Parabéns pelas conquistas!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que legal Vagabundo.

    É legal termos relatos de pessoas que nem você que estão em sabáticos. Muito legal também o vídeo. Importante focar nas coisas que mais importam primeiro.

    Abraços e sucesso!
    Foco no Milhão
    foconomilhao.com

    ResponderExcluir
  7. Como as pessoas que connhecem você como: parentes, amigos/"amigos" e até ex-colegas de trabalho, encaram ou encararam o fato de você ter alcançado esse padrão de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo mundo sabe que estou vadiando por aí. As reaçoes dos meus ex-colegas variaram bastante, alguns apoiaram e outros nao entenderam nada. Mas nenhum deles sabe desse negocio de IF, só que fui pra um sabatico. Ja aqui em casa só minha mulher sabe da loucura. O resto da familia e amigos é melhor pensar que estou trabalhando ainda por um salario no fim do mes pois nao estao preparados... é muito pra cabeça. Quem eu conheço se pergunta digo que sou freelancer, o que nao é mentira, só nao tenho nenhum cliente no momento. Boa pergunta, obrigado !

      Excluir
  8. Grande Vagabundo! Bacana saber da sua rotina e alocação. Pretendo seguir seus passos até o final de 2020 e é bom saber como você está lidando. Só quem tem filhos sabe como é difícil conseguir tempo pra ler um livro...
    Duas perguntas: em algum momento desse período você se sentiu entediado ou "inútil"? Tem conseguido aproveitar a moradia da EU e turistar um pouco?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí AC, tá chegando sua hora hein ? Nunca me senti entediado. Me sentia inutil quando tinha que ficar 8 horas num escritório fazendo reuniões, discutindo o sexo dos anjos, falando no telefone e digitando abobrinhas num computador. Turistar é preciso, sempre que tem uma brecha eu faço algo. Abs

      Excluir
  9. Adorei seu post, Vagabundo. Na verdade adorei o jeito que você explicou sobre a jarra. A vida é isso mesmo, a gente tem que colocar primeiro as pedrinhas maiores na jarra. Agora, você falar que o blog é tipo areia, dei uma risada gostosa por causa da sua sinceridade-master.
    Eu fico pensando nisso que o Aposente Cedo perguntou, da questão da inutilidade. Confesso que tenho medo de sentir isso, quando alcançar a IF. Mas é mais uma das coisas que colocaram na nossa cabeça, de que "temos que trabalhar até morrer", então é algo que eu tenho que trabalhar. Fiquei feliz de saber que você está com os dias bem preenchidos, com bastante ocupação... marcenaria e fazer pão é algo que eu também queria aprender com mais afinco (sei fazer umas pequenas coisas). Quem sabe mais pra frente? Beijos. Yuka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se aposentar aos 65 é igual chifre, algo que se põe na cabeça ! Pessoalmente acho uma péssima idéia. Por outro lado, vc nao pode largar o emprego se nao souber direitinho o que vai fazer depois. Vc precisa de alguns projetos ou ocupações, senão fica louco (veja o que aconteceu com o colega Corey). A parte psicológica é tao importante quanto a financeira, nao deve ser menosprezada - "ah vou parar e pronto". Também nao entre nessa de continuar trabalhando porque "tenho que gerar valor pra sociedade, retribuir o que me foi dado". Educando suas filhas vc estará criando muito mais valor pro mundo do que quem trabalha 12 horas por dia e praticamente só tem o fim de semana pra ficar com os filhos. IF/AP é uma chance de ouro que poucos tem. Queria blogar mais, mas... a jarra tá cheia... kkk :) bj

      Excluir
  10. ótima rotina
    acompanhando
    vc podia escrever um ebook e vender na amazon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia... tá na lista. Obrigado pela visita !

      Excluir