Pesquisar este blog

sábado, 14 de março de 2020

Carta ao futuro eu


Junho/2025

E aí, bicho ? Beleza ? Pois é, já fazem 6 anos que você chutou o balde e partiu pra aquele auto-exílio, começando um sabático por tempo indeterminado. Lembra que poucos meses depois rolou um derretimento global dos mercados, por causa de mais uma epidemia de gripe ? Todo ano tem, mas nessa a mídia e os governos conseguiram tocar o terror na população. E os tubarões do mercado aproveitaram pra realizar seus lucros.

Foi fundamental o seu comportamento na ocasião. Na crise de 2008 você tinha um monte de fundos de ações recomendados pelo gerente do banco. Não sabia bulhufas sobre onde tinha se metido. Entrou em pânico e vendeu no fundo da recessão ! Sardinhou total ! 

Só que na crise do coronavírus foi diferente. Você estudou e fiz mil planilhas justamente pra saber como lidar naquela ocasião. Você se preparou. Claro que na hora H foi punk. A bolsa derreteu legal mas você não vendeu no fundo. Afinal, pra que vender FIIs e ações pagadoras de dividendos porque a cotação caiu, se o que importa mesmo são os dividendos ?

É claro que bem no começo da crise você se deslumbrou, né ? De repente caiu 10% e você já vinha querendo aumentar posição em alguns ativos. Correu, catou grana da reserva de segurança e comprou. Só que despencou mais ainda nos dias seguintes. Aí sim que você se deu conta de uma armadilha chamada repique de baixa. Foi um aprendizado. Além disso, não se deve abandonar a gestão da carteira num momento de crise. Não se deve comprar mais de um certo papel só porque ele caiu mais que outros.

Outro aprendizado: lembra que uma semana antes da bomba estourar aquele fundo de ações super badalado abriu pra captação ? Você já vinha monitorando, aí no dia que abriu você correu e jogou lá um pouco da reserva de segurança. Que cagada ! Você aprendeu 2 coisas: 

1. não se deve usar a reserva do dia-a-dia pra investir
2. um ativo volátil como um fundo de ações não pode ficar assim abrindo e fechando na hora que bem quiser. Você quis investir mais, comprar mais cotas com o mesmo dinheiro, porém aquela merda estava fechada pra captação ! Dançou !

Depois dessas valiosas lições você segurou a onda e esperou o mercado se estabilizar pra aí sim rebalancear a carteira. Era muita volatilidade. Tinha vários circuit breaker por semana, uma loucura ! Não dava pra operar daquele jeito. Quando a coisa mais ou menos se estabilizou você racionalmente, aos poucos, sem movimentos bruscos, rebalanceou a carteira de acordo com sua alocação de ativos pré-estabelecida. Entre tantos ativos, aquele fundo que segue o ouro enfim serviu pra alguma coisa. Subiu feito um foguete e depois se transformou em ações pagadoras de dividendos e FIIs, comprados a preço de banana.

Você aproveitou as oportunidades. O Tesouro IPCA rapidamente subiu pra 5% e você não vacilou. Era hora de travar uma ótima rentabilidade no longo prazo. A cada 6 meses esses cupons alegram seu mês. Diziam que TD era arriscado por causa de calote do governo. Imagine bolsa então ! Que empresa iria lucrar ou mesmo querer operar num ambiente assim ?

É tudo lógico. Assim como em 2008, você não tinha motivo pra vender tudo no fundo. Aquilo era dinheiro que você não ia usar naquele ano nem no ano seguinte. Em 2008 você tinha uma grana na poupança, emprego e recebia todo mês. Em 2020 você tinha uma reserva, um colchão de segurança que era suficiente pra cobrir suas despesas por 2 anos no pior dos casos. Tinha ainda dividendos pingando todo mês. Não havia motivo pra pânico. Era baixar a cabeça e seguir a estratégia

Parabéns pela disciplina !

PS: se estiver lendo isso no seu laptop sentado numa mesa de escritório é porque, apesar de tudo, o plano não funcionou. Pelo menos deu errado logo no começo e ainda deu tempo de você voltar pra Matrix enquanto podia. Imagina se você tivesse 65 anos quando a planilha do AdP te dissesse que você tinha que voltar a trabalhar ?

6 comentários:

  1. Legal a carta. Mas colocou grana da reserva em acoes no topo do mercado? vacilou mas acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao no topo de tudo, foi depois daquela primeira queda de 10% depois do carnaval :-/

      Excluir

  2. Bons aprendizados. São nesses momentos que tiramos importantes lições!!!
    O pior que estou utilizando a reserva de emergência. Mas bem aos poucos. Por que não sabemos qual o fundo do poço. Mas Petrobras a R$ 12,00 por exemplo não é todo dia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, nao faz isso. Eu aprendi e coloquei um pouquinho de uns CDBs que venceram esse mês. Agora vou esperar o proximo CDB vencer pra ver se ponho mais um pouco. Muita calma nessa hora e lembre-se do mandamento "Não venderás". Vai cair mais ainda. Abs

      Excluir
  3. Vagabundo, essa é minha primeira crise consciente kkkk
    Comprei como você, nas primeiras quedas, mas quero falar aqui da ideia dessa carta ao futuro.

    gostei muito da ideia e me diverti ao lê-la.

    abs.
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que curtiu. Faz uma tambem. Eu fiz pra me tranquilizar. Bons investimentos !

      Excluir