Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de março de 2020

Sobre o derretimento global dos mercados


Bem, amigos, todo mundo já sabia que uma hora a festa ia acabar. Mas ninguém queria que ela acabasse, né ?

Desde que descobri o movimento FIRE e passei a acompanhar de perto minhas finanças, passei por 2 momentos ruins - o "Joesley Day" e a greve dos caminhoneiros. Estes porém foram eventos que abalaram somente o mercado brasileiro.

Tenho tentado permanecer calmo no meio dessa zona. Afinal já fiz mil contas e planilhas. Já construí reserva pra passar por tempos magros, isolado da volatilidade do mercado. Mas pra ser honesto me sinto incomodado e um pouco frustrado. Seria tão bom se a festa continuasse... Mas certamente não vou entrar em pânico e vender tudo na baixa. Pelo contrário, até comprei (pra cair de novo).

Se eu estivesse "na ativa" e recebendo salário todo mês estaria aportando pesado. Porém, pra quem não sabe, estou num sabático e vivendo na Europa. Isso significa que a partir de agora as remessas vão ficar bem mais caras e vão influenciar negativamente minha taxa de retirada. Esta eu tinha estimado em 2,6% pra este ano, porém isso era com o euro na casa dos 4,50.

Há pouco tempo atrás eu pensava, e ainda penso, como uma crise pode criar oportunidades. Ficava ansioso pra ter logo uma crise, uma recessão pra poder aproveitar. Acho que é nisso que temos que nos focar - nas oportunidades, não nos prejuízos (alô IRB) que estamos tendo. Onde estarão elas ? Vamos manter os olhos abertos.

Aliás um pequeno parênteses sobre a questão da IRB. Esse rolo me traz a mente uma frase da blogueira IFM, frustrada com a palhaçada que fizeram com a MPLU3:

A renda fixa é minha pastora e nada me faltará.

Creio que este ano já está comprometido. Vai ficar essa ladainha de corona vírus mais uns 2 meses, até começar o verão no hemisfério norte. Com clima mais agradável, o vírus deve dar uma sossegada. Resta saber se no Brasil, com a chegada do inverno, a situação vai estar sob controle. Pra completar o quadro, com o nosso presidente dando declarações bombásticas toda semana fica difícil acreditar numa recuperação.

Esse ano a bolsa já caiu 15%. Descendo mais uns 10% posso pensar em rebalancear. Que a alocação de ativos seja minha guia !

Em resumo: foi pra isso que está acontecendo que a gente estudou, fez cálculos, discutiu regra de 4% e várias estratégias. Que no longo prazo seja apenas uma marolinha !

6 comentários:

  1. Ontem a bolsa caiu mais 12%!!!!!

    como diz Warren Buffet

    " o mercado de ações é um mecanismo de transferencia de riqueza dos impacientes para os pacientes"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu me arrependi de ter comprado umas coisinhas na primeira queda. Haja paciencia !

      Excluir
  2. QVV,

    Agora tem uma coisa importante tb. Temos várias ações que nos ultimos 3 anos renderam bem mais que 200%. tá cheio delas por aí.... a segunda feira 09/03 com queda em várias ações entre 10% a 20% não vai tirar o sono dos Buy Holds. Pelo contrário. Apareceu um desconto os mais experientes entram comprando, enquanto a manada se desespera!

    Abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente nao tenho nenhuma na carteira. Vai cair mais. Aí eu compro. Ou nao. :)

      Excluir
  3. "A renda fixa é minha pastora e nada me faltará." ótima frase

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Créditos para a IFM, que deve estar rindo porque só tinha tipo uns 8% em RV antes do crash.

      Excluir