Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Balanço - Agosto/2020



Mais uma fase vencida !

Este mês me chamou a atenção a febre de investir no exterior. Meu gerente no banco me recomendou. O youtuber Daniel Nigri (Dica de Hoje), que ano passado deixou escapar que investir nos EUA era "vontade de comprar topo", começou a fazer vídeos sobre o assunto. É bolha ? Fato é que pelo menos pra mim foram os ativos que mais valorizaram esse ano e me salvaram da falência. 

Por causa de um problema com a Modal fiquei uns 20 dias sem poder operar. De saco cheio, mudei pra Clear. Tomara que seja melhor ! Posso elogiar a Modal numa coisa: a rapidez com que processaram meu pedido de transferência de custódia. Se fossem tão rápidos assim com outras coisas eu ainda estaria lá.

Voltei a contribuir pro INSS conforme estratégia comentada anteriormente aqui no blog. 20% do salário mínimo, a cada 6 meses. Ainda paguei IPTU como sempre e DARF de lucro com FIIs. Um mês cheio de impostos !

O blog Aposente aos 40 está promovendo sua pesquisa anual para conhecer a comunidade de finanças. Eu já respondi. Participe também ! Só clicar AQUI.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,2%
Um desastre ! Mas é isso mesmo: tudo que sobe, tem que descer...

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,36%
Tá ótimo !

Fundos: -0,22%
Uma merda.

FGTS:  2,2%
Maravilha ! Rendimento turbinado pela distribuição de lucros. Com isso segue firme para superar minha carteira RF pelo segundo ano consecutivo. Quem diria ?

Ações: -3,9%
Segue volátil e imprevisível. Quase tudo caiu. IBOV recuou 3,4%.

FIIs: 0,8%; DY do mês ficou em 0,47%
Uma modesta recuperação, num mercado ainda bastante incerto.

EUR: 9,3%
Bombou !

USD: 10,8% 
Está explodindo ! Daqui há pouco vou ter que vender IVVB11 pra não ficar tão concentrado !

Stock plan: 9,7%
Mais uma vez alta da moeda e da ação.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança: 0,13%
Mais que isso não vai.

Caindo por causa da bolsa. Estou fazendo portabilidade de uma parte da minha previdência privada para o fundo Carteira Itaú, pra dar uma diversificada. Também fiquei sabendo que PGBL paga imposto de herança, ou seja, não serve pra planejamento sucessório. Por isso vou começar a migrar pra VGBL um pouco todo ano. Como estou na tributação progressiva, vou sacar até o limite da minha faixa de imposto, que este ano deve ficar em 7,5%. Poderia aproveitar a dedução no IR que o PGBL oferece e aportar um pouquinho mas acho que nem compensa.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,9% - tá ótimo ! No ano acumula 2,5%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 3,9%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,3% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,16%; no ano 2,12%
IPCA: 0,24%; no ano acumula 0,70%
Poupança: 0,13%; no ano 1,64%

Com esse resultado eu enfim superei o frágil CDI. A parte atrelada a dólar e euro salvou o mês mais uma vez.

Como já passei de 1 ano de vagabundagem vou começar a reportar a taxa de retirada anual pois acho que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,3% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Assim, continuo planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo. Esta taxa de retirada estimada foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Próximos passos


Nesse momento minha impressão é que o medo da segunda onda está enterrando o mercado de trabalho de novo. Ligações e e-mails de headhunters minguaram de uns 20 dias pra cá.

Tenho estudado pra me atualizar e aumentar minhas chances de arrumar uns freelances. Esse negócio de estar fora do mundo corporativo é tão bom que estou afim de aproveitar mais. Quero voltar pro escritório pra fazer mais uma grana e sair fora de novo. Uma grana extra vai me servir pra aproveitar ainda mais essa vida de vagabundo. 

Iniciando a nona temporada de 2020...

4 comentários:

  1. Investimento em geral virou uma "modinha" aqui no Brasil, o que não falta é gente que não faz ideia do que tá fazendo.

    Se a Receita Federal for esperta e quiser aumentar a arrecadação é só olhar com carinho pro pessoal que opera na bolsa, dá pra aplicar uma série de multas, tem muita gente operando e não controlando a questão dos impostos. Ah, tem o pessoal que acha que é loteria e os que consideram 1% a.m a base.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PI ! Acho que tem hoje em dia excesso de informação e desinformação. Todo mundo no youtube dando pitaco. Demora pra vc separar o joio do trigo. Bons investimentos !

      Excluir
  2. Youtube é meio de vida, não se pode ignorar isso. Já vi alguns Youtuber abrindo mão de suas opiniões do início de seus canais em busca de ganhar mais público.
    Tem muito Youtuber caça views, vaidoso etc. Muitas vezes com conteúdo raso e de qualidade duvidosa.

    Nos blogs por serem de maneira geral menos acessados (hoje me dia),não ter patrocínio e render pouco dinheiro, é possível em alguns casos um pouco mais de sinceridade, mas é bom nunca confiar totalmente em nenhuma dessas mídias.
    Investimentos são um dos assuntos do momento, por isso pipocam e pipocarão por algum tempo produtores desse tipo de conteúdo.

    Tem Youtuber que surfa em qualquer tipo onda pra se manter em alta. Teve cara que ensina sedução e paquera, passou a oferecer conteúdo para mulheres, depois partir mais para o lado do individual, mgtow, sigmas e afins, ou seja o cara atira pra todo lado, acredita no personagem quem quer.
    Tem Youtuber que acredita no fim do mundo até 2023 vendendo cursos ou indicando curso de conhecido, pra que se o mundo já vai acabar? Outra fazia Mestrado ou Doutorado, falava sobre o fim da liberdade daqui uns 2 anos, mas vendia produtos.
    Enfim se o cara não tiver o mínimo de critério e for seguir tudo quanto é Youtuber só vai ajudar a encher o bolso e alimentar o ego de muitos deles.

    A bolsa brasileira perdeu um pouco da força, o perigo é haver uma correção mais forte na bolsa americana e a bolsa brasileira descer de tobogã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito das análises do Nigri. Diria que pra ele agora é óbvio que é preciso diversificar lá fora também, que a assimetria aqui já nao é grande. Com eleições nos EUA devemos ter alguma turbulência nos próximos meses. Obrigado pela visita e bons investimentos !

      Excluir