Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Balanço - Março/2021

Há um ano eu trancafiado assistia estarrecido as notícias sobre um novo vírus que se alastrava muito rápido e levava hospitais ao caos. Como num apocalipse zumbi a ordem era ficar em casa e só sair pra comprar comida, sob pena de ser multado ou mesmo preso. 

Um ano depois o pesadelo continua sem data para acabar. O mundo de joelhos agora espera pela boa vontade dos fabricantes de vacinas. Isso para os países que firmaram contratos com essas empresas.

Inacreditável.

E a SELIC enfim subiu. Será que o TD IPCA 2035 bate 5% até o fim do ano ? Aí eu me animo.

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -0,3%
Uma merda, mas pensei que seria até pior

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,6%
Tá bom.

Fundos: -0,3%
Empacou.

FGTS: 0,25%
O ativo mais confiável da carteira.

Ações: 8,3%
Um dos raros meses onde eu ganhei do IBOV ! Subiu tudo.

FIIs: -3,6; DY do mês ficou em 0,68% 
Entrei na subscrição do MXRF11. De resto... derretendo feito manteiga na chapa, não deve obter valorização esse ano.

EUR: 1,3%
Esticou mais um pouquinho

USD: 5%
S&P500 parece um foguete ! Até quando irá a festa ?

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,15%
Tá ok.

Bom resultado, primeiro fechamento positivo do ano.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,4% - ; no ano acumula -0,02...% Parou no tempo.
Rendimento real nos últimos 12 meses: 6,6%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,3% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI0,20%; no ano 0,48%
IPCA previsto: 0,93%; acumulando 2,05% no ano
Poupança: 0,12%; no ano 0,35%

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,3% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Para 2021 estou planejando uma taxa de retirada por volta de 3,2% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Melhores investimentos do trimestre: USD (14,4%), EUR (9,6%), RF (1,5%)
Piores investimentos: Ações (-4,3%), TD (-4,3%), FIIs (-4,2%)

Primeiro trimestre foi perdido. Patrimônio recuou uns 2% em termos reais. Só não foi pior que o primeiro trimestre de 2020. Esse sim com o crash do corona entrou pros anais da história.


Próximos passos


Por causa das próximas altas de juros tomei algumas decisões de investimento. O "milestone" pra mim vai ser a SELIC chegando em 4%. Vou seguir até lá em modo cruzeiro, de um lado assistindo pacientemente o valor da carteira derreter por causa da marcação à mercado, e do outro aproveitando o alívio no cambio que as altas de juros devem trazer pra mandar grana pra fora, pra gastar e investir.

Para isso entre outras coisas vou começar a zerar minha posição em ouro que estava no fundo Trend Ouro. Peguei esse pra Cristo porque descobri que ele não segue a variação cambial. Não faz sentido isso. Se o ouro permanece estável mas o dólar se valoriza não ganho nada. Foi uma baita orelhada não ter visto isso antes, apesar que não me lembro de haver algo melhor na época em que comecei a investir nele.

Ao atingir o tal milestone, volto ao TD, Renda Fixa e aos FIIs. FIIs nesse meio tempo só invisto se houver subscrição ou uma queda muito exagerada do mercado. De imediato, se o tempo permitir, vou participar deste evento online sobre FIIs.

A tendência é terminar o ano com baixa rentabilidade, patrimônio em leve queda, menos dinheiro no Brasil e mais no exterior.

Vou nessa balada. Feliz 2022 !

10 comentários:

  1. Não tá fácil pra ninguém! Também tô na vibe de voltar a aportar em TD e desde já, aos poucos. Usar rendimento de FII pra aportar em TD.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser mais um ano difícil... segura as pontas aí. Abs

      Excluir
  2. Estou na expectativa da SELIC segurar o dólar, mas parece que o efeito dessa alta de 0,75% o mercado absorveu por alguns dias e depois já expeliu novamente e o dólar voltou a voar.

    O ano será difícil e sem uma direção clara, o negócio é seguir de olho no mercado.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral ta tudo muito instavel e incerto. A alta dos juros aumenta a oferta de dolar, que baixa o preço, que aumenta a demanda, que faz o preço subir outra vez... tamo lascado. Bons investimentos !

      Excluir
  3. Caramba vagabundo, pq esse ouro aí não segue o cambio? Que estranho!! É como se fosse um ouro cotado apenas em real kkkk

    Ações subiram bem esse mês pra você, isso é bom que recupera as suas perdas. Sua taxa de retirada está excelente, no começo do ano que vem vou me declarar "mini FIRE" ahahahah e vamos ver qual vai ser a minha, chuto alto viu, bem alto.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é a politica desse fundo, proteger da variação cambial. Ações foi bem mas até prova em contrário é voo de galinha pra mim. Mas conta aí desse mini-FIRE. Vai pra um sabatico ? Tem mesmo que aproveitar enquanto é jovem. Abs

      Excluir
  4. Mto bom. Selic em 4%, vc vai comprar IPCA+ adoidado como o VR ou não pensa neles? Já estou pensando em compra pq ta acima de 4.5% real já os mais longos, oque acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aumentar posicao sim. Tenho taxa média acima de 4,5% no 2035 e 2045 sem juros e nesse momento o 2040 com juros (o que mais me interessa) está 4,21%. Batendo 5% eu entro e vai bater esse ano ou no proximo com a confusao sobre as eleicoes, polarizacao, fascismo, etc.

      Excluir
  5. Olha, não é correto você considerar os dividendos como um ganho a parte do seu patrimônio e resgatar os mesmos como se não fizessem parte do seu cálculo de tsr... Para não complicar, o correto seria você reinvestir seus dividendos e resgatar sua tsr de 4%, como exemplo, direto da RF, do jeito que está fazendo corre-se um risco grande de quebrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anon, interessante sua observação. Aqui temos que entender que eu nao uso TSR, nem acredito em regra de 4% (tem posts no blog explicando), ou seja, nao confundir TR com TSR/regra de 4%. Calculo que minha carteira aguenta uma retirada de 3,2%; se ela nao gerasse dividendos, se fosse só venda de ativos mesmo, esta taxa seria 4,1% (uma retirada maior em relacao ao valor da carteira). Procure sobre yield shield, é perfeitamente normal descontar os dividendos pra fazer uma retirada menor. No caso, esse ano eu podia retirar 4,1% mas como tenho dividendos posso retirar somente 3,2%.

      Excluir