Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Trabalho dá trabalho

Indo pro quinto mes nesse trampo. Tem sido uma experiencia muito louca. De um lado tem uma galera que já está lá há muitos anos, reclamam para caramba e estao claramente cansados da vida corporativa. Mesmo disfrutando de suas férias anuais nao consegue recarregar as baterías direito.

Do outro lado estou eu, totalmente relaxado e com muita energía (mais do que eu imaginei) depois de 2 anos de vagabundagem. Eu realmente tenho que me policiar para nao me destacar muito mas nao estou conseguindo. O povo curte meu trampo, o que é bom pois ano que vem tenho base para pedir aumento, mas é ruim porque nao quería me destacar tanto. Quem se destaca só leva bucha, sempre é chamado para resolver os maiores pepinos, aqueles onde todo mundo já meio que tirou o seu da reta. Mais sobre isso no decorrer do post.

Um fator que também contribue pra eu me destacar é que esse trampo, do ponto de vista técnico, está quase sempre dentro da minha zona de conforto. Tendo tempo, consigo resolver tudo. Sou exigido menos do que em empresas anteriores, onde todo dia eu tinha que matar um leao, me digladiar com coisas que eu não dominava. Não é um trampo low-stress mas é menos comparado com alguns que eu já fiz.

Esses días peguei umas cagadas bravas que fizeram num certo cliente. Neguinho andou metendo os pés pelas maos e causou inconsistencias nos dados. Coisa que quem está há décadas no ramo já devia saber, que não se pode meter o dedao lá a torto a direito. Agora a merda está feita e o cliente está puto e com razao. Nao posso levantar a mao e falar que tem que trocar o motor do carro com ele em movimento. Na empresa domina uma cultura do tipo ¨voce achou um problema e sabe arruma-lo, entao parabens, a tarefa é sua¨. Se eu abrir a boca o povo que causou a merda vai ficar puto porque de repente descubriu-se uma cagada monumental que está lá há vários anos e ainda por cima vao querer que eu arrume. Sinto muito… minha política é fazer vista grossa igual eles fazem, por mais remendo e na medida do possível alteracoes pontuais pro trampo ficar um pouco menos porco do que fizeram.

Ainda sobre essa questao, ficaram um mês patinando pra achar porque os dados estavam zuados. No fim o cara que estava vendo isso, um dos autores da cagada, ficou doente uns dias e me pediram pra continuar. Pra ser exato, não pediram pra mim. Jogaram pro time a questao perguntando quem poderia ajudar e o mané aqui que estava meio coçando na hora resolveu ter piedade. Partindo do zero achei o pau em uma semana, ainda trabalhando em paralelo em outros clientes. O fulano voltou mas é o que eu falei antes: no fim eu achei o pau, agora eu tenho que arrumar. O fulano tirou o dele da reta, ajudado pelo fato de ter ficado doente alguns dias.

Engraçado como nas empresas muitos estao sempre atarefados (ou aparentam estar) consertando as proprias cagadas, ou cagadas do cliente ou de outro colega. Nunca dá pra fazer direito desde o começo mas sempre tem como remendar depois.

No geral eu pego leve e vou fazendo as coisas de boa. Paro pra tomar cafezinho, surfar na net e enrolar um pouco. Mas depois que paro de enrolar é fogo, cada cavada que eu dou alguma coisa aparece. O pessoal parece que desiste muito facil de investigar as coisas. Eu pego os rolos no meio do caminho, continuo cavando e acabo achando algo. Mesmo pegando leve tem dias que são cansativos. São os dias em que eu acabo tendo que me revezar entre varios projetos. Começa misturar tudo e no fim do dia não consigo mais pensar.

Enfim, difícil imaginar que alguém faria esse trampo de graça. Só pagando mesmo, porque enche o saco. Mas qual trampo não enche o saco as vezes ? Ficar na praia tomando caipirinha, só isso !

11 comentários:

  1. "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar" - Seu Madruga
    Zoeira à parte, todo trabalho tem sua dose de satisfação (própria e reconhecimento alheio). Espero que esteja curtindo e nunca se esqueça que não precisa disso e pode largar o osso a hora que quiser.
    No mais, vida tá boa? Curtindo com a prole e ajustou os nós com a patroa?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curtindo é meio exagerado, digamos que estou levando. Vida sempre te traz algum problema. Comecei ler "A sutil arte de ligar o foda-se" e concordo o q o autor diz. A vida nada mais é que uma sucessao de problemas e felicidade é resolve-los ou diminui-los. Vou fazendo minha parte, o resto que se foda hahaha. Abs

      Excluir
  2. Eu também quero virar vagabundo. Só maluco para gostar de trabalhar. Mas como diria seu Madruga, não existe nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar, então....escolha sua

    ResponderExcluir
  3. Vagabundo,

    Acho a principal lição sobre o mundo corporativo é que nele se destaca não necessariamente quem é o melhor e sim quem parece ser o melhor.

    Quem aprende as regras do jogo na empresa que trabalha consegue subir muito mais rápido do que quem faz o melhor trabalho possível.

    É só ver que em qualquer empresa de médio/grande porte está cheio de gente em cargo gerencial ou de liderança que sinceramente são apenas medianas.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mundo do trabalho, a pessoal tem que fazer uma leitura muito boa e aprofundada do local onde trabalho, logo no começo de sua vida profissional nesse lugar.
      Nada de ficar fantasiando coisas, nada de expectativas irreais... Mas geralmente essa visão vem com o tempo e algumas vivências, um jovem iniciante dificilmente tem essas consciência, mas uma pessoa um pouco mais vivida consegue captar isso aí.
      Mesmo assim tem pessoas que parecem não ter essa malícia e continuam com o mesmo padrão de pensamento irreal até o fim da vida.
      Cargos de liderança em geral, muitas vezes são pessimamente ocupados. São pessoas muitas vezes sem o devido preparo e que se acham melhores que os outros, dado o seu grande egocentrismo e vaidade que ganham força com a sensação de poder e o suporte emocional prestado por puxa sacos de todo o tipo que em maior ou menor número costumam fazer parte das empresas.

      Excluir
    2. Imagem é tudo. Primeiro cuida dela, depois ve se da pra fazer o trampo direito. Pé no chão é pé na tábua ! Abs

      Excluir
  4. ótimo texto
    " consertando as proprias cagadas, ou cagadas do cliente ou de outro colega" - perfeito

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o relato do ambiente corporativo. O legal é que você já entendeu como o jogo funciona aí e parece saber levar as coisas sem se estressar.
    Você planeja ficar neste trampo por um tempo definido e depois voltar a ser vagabundo? kkkk Ou não tem prazo para sair?

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, tudo tranquilo ? Se o Sr. Mercado ajudar eu fico mais um ano e aí vou pra outro sabático. Tá complicado ! valeu, bons investimentos !

      Excluir