Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2022

Balanço - Fevereiro/2022: agora é guerra !


Mês ainda bem que foi curto porque senão o preju teria sido maior ! Agora até guerra tá rolando pra atrapalhar ! PQP ! 

Vão rolar, após um hiato de 2 anos, encontros FIRE das comunidades norte-americana e européia. A diferença monetariamente falando é brutal. Os norte-americanos vão se encontrar num evento centrado em conhecer e trocar idéias com alguns gurus do movimento. Evento num baita hotel, custando quase 3 mil dólares a semana. Já os europeus vão pra uma casa de campo sem nenhum pop star no grupo, dividindo quarto e preparando a própria comida, pagando cerca de 700 dólares por cabeça pelo fim de semana.

Links:


E como seria no Brasil ?

Antes de ir pros malditos números, queria deixar pra vocês um tema muito interessante e pertinente, comumente apontado como motivo pra buscar a independência financeira e até a aposentadoria precoce: Bullshit Jobs. Pois descobri esse livro afirmando que realmente existem e analisando o porque deles existirem. Eu já sabia que existiam, pois trabalhei vários anos num deles ! Não confundir com shit jobs, trabalhos que pagam pouco e/ou exigem grandes sacrifícios. Pois acho que tinha um shit bullshit job. :)


Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1%
Ladeira abaixo e eu comprando mais...
 
Renda Fixa (CDB, LCx): 0,7%
Só alegria !

Fundos: 1,5%
Excelente ! Deu a louca e voaram esse mês.

FGTS: 0,3%
Nunca falha :)

Ações: 0,1%
Continuei realizando lucros, não aportei nada. SULA11 bombou com a notícia da compra pela Rede D'Or. Minha idéia é vende-la por completo e concentrar em SMAL11 e DIVO11.

FIIs: -4,3%; DY do mês ficou em 0,88% 
Mais um desastre. Parece não ter fundo o poço dos FIIs. E eu comprando (ainda)

EUR: -2,9%
Em queda livre e eu, pra variar, fazendo remessas pra aproveitar a promoção.
 
USD: -3%
Continua a correção e eu... comprei mais IVVB11. Buy the dip, como eles dizem !
 

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,7%
Excelente ! 

Ativos no exterior enterrando a rentabilidade.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,9%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -9,7%
Taxa de poupança: -7%

Indicadores do mês:

CDI0,75%, acumulando 1,49% no ano 
IPCA previsto: 0,99%, acumulando 1,54% no ano (CDI já ficou pra trás)
Poupança: 0,50%, acumulando 1,09% no ano

Tá osso, gente ! Esse mês mais uma vez os ativos no exterior, FIIs e o Tesouro Direto detonaram a rentabilidade. Como consolo, posso reportar que meu patrimônio em dólar subiu 5% nesse início de ano.


Próximos passos


Ano realmente promete. Já era previsto uma rebarba de pandemia com direito a nova variante no fim do ano, eleições e alta dos juros nos EUA. Agora tem até guerra na brincadeira. Putin acabou com a pandemia mais rápido que as vacinas !

No trabalho fui recomendado pra receber bônus. Nesse meio tempo não param de chegar emails de headhunters. Eu nem consigo responder tudo. Falo que a gente conversa na segunda metade do ano. O mercenário está louco pra voltar ao front.

Que março traga crescimento pra gente, estamos precisando !

7 comentários:

  1. "headhunters" - um ou alguns podem ser espiões de outras empresas, cuidado

    "David Graeber" - admiro demais ele

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente tem headhunter que só especula, mas como espião? Pra tentar saber quanto o concorrente tá pagando e como tá o humor dos empregados? Valeu, abs

      Excluir
    2. " tentar saber quanto o concorrente tá pagando e como tá o humor dos empregados"

      bem, seria algo mais relevante como informações técnicas que deveriam ser sigilosas; informações que somente o empregado ou seus superiores teriam acesso.

      na prática, uma entrevista de um headhunter falso PODE funcionar como uma forma barata e efetiva de espionagem industrial

      abs!

      Excluir
    3. https://www.engadget.com/axie-infinity-blockchain-hack-fake-job-offer-210017305.html

      Excluir
  2. Fim de pandemia, guerra e eleições... só há espaço para otimismo a partir de 2023. Abs!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. A ideia de um encontro da comunidade FIRE brasileira é quase utópica. O país é violento e muitos ficariam receosos de participar presencialmente, fora que seria o tipo de evento que certamente atrairia "coachs", "mentores" e "vendedores de triângulos" de olho na grana dos poupadores.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daria pra fazer virtual. De certa forma já ocorre, vide o podcast Boteco FIRE. É o mais próximo que já chegamos. Tambem rola um filtro nesses eventos, nao é qualquer um que entra. Esses coachs e tals nao conseguiriam. No meu próximo sabático talvez eu organize um. Fora do Brasil talvez. haha. :)

      Excluir