Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2022

Balanço - Junho/2022: 1 ano de labuta

E aí amigos ?

Há poucos dias completei um ano de volta à Matrix. Pensando rapidamente nos motivos e objetivos de ter me lançado a tal sacrifício, tenho o seguinte:

- Dei um belo caldo: mesmo após um hiato de 2 anos eu rapidamente me adaptei e arranquei excelente feedback de colegas, clientes e gerentes de projeto, tendo ganhado até bônus por isso
- FATFire: acho que nunca serei. Com o que consigo poupar e com o que o mercado tem retornado é impossível. 
- Margem emagreceu: segue bem magrinha. Eu inclusive já me questiono se algum dia vou poder virar vagabundo de novo... Deprê. 
- Divórcio: a coisa tá melhor mas não dá pra descartar.
- Pandemia: saiu de moda depois que começou a guerra. No entanto foi melhor ganhar dinheiro do que ficar em casa sem poder viajar, ou tendo que viajar com um monte de restrições.

De um ano pra cá meu patrimônio recuou 7% perante a inflação. Se não tivesse recebido salários e continuado os saques, o recuo estaria beirando os 10% segundo minha planilha. Talvez seja cedo pra dizer se valeu a pena, mas parece que sim. Pelo menos financeiramente falando.

E vamos lá, pra fechar esse semestre tenebroso.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -0,5%
Péssimo. O ponto fraco eu já identifiquei. Quando saí dos fundos de bancão comprei principalmente títulos longos, com o pensamento de que taxa não vence tempo. A consequência é que estou super exposto à marcação à mercado. Esse mês o risco Brasil disparou com mais um auxílio não sei o que, cujo dinheiro não se sabe de onde virá.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,5%
Fundos de infra deram uma recuada e detonaram a rentabilidade. Venceram 2 CDBs e preferi nao arriscar, reinvesti a IPCA + 6% pra 3 anos.

Fundos: -0,1%
Horrível. Terminei a migração do Trend Ouro para o BIAU39.

FGTS: 0,4%
Sei lá porque rendeu mais do que o costumeiro 0,3% ou menos.

Ações: -9,6%
Por isso digo que todos os ativos brasileiros são correlacionados. Risco Brasil aumenta, Bolsa e RF caem. Esse mês todo o rendimento do ano foi devolvido e estou no vermelho.

FIIs: -0,9%; DY do mês ficou em 1% 
Yield muito interessante. Pela primeira vez em 4 anos não fiz nada - nem aportei, nem resgatei.

EUR: 8,3%
Em EUR mesmo caiu tudo, mas em BRL deu uma recuperada. 
 
USD: 5,8%
Excelente ! Ouro subiu e levantou a carteira.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%
Ótimo!

Enfim mais que zero.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,5%: no ano -1,9%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -11%
Taxa de poupança: 62%

Indicadores do mês:

CDI1,01%, acumulando 5,4% no ano 
IPCA previsto: 0,67%, acumulando 5,49% no ano 
Poupança: 0,65%, acumulando 3,58% no ano

Foi de amargar. De positivo no entanto pelo segundo mês consecutivo minhas fontes de renda passiva poderiam ter coberto todas minhas despesas. 

Melhores investimentos do semestre: 
  1. Fundos (7,2%)
  2. RF (5,6%)
  3. FGTS (2%)
Piores investimentos do semestre: 
  1. EUR (-14,5%)
  2. USD (-11,1%)
  3. FIIs (-5,5%)

Próximos passos


Estou querendo parar de olhar rentabilidade, olhar só o crescimento da carteira. Preciso de um tempo pra reformar minha planilha AdP++.

Estou sentado num monte de liquidez. Uma bela grana parada sem investir. No começo do ano resolvi parar com aportes no exterior por causa da perspectiva de alta de juros. Foi uma decisão acertada pois de lá pra cá foi só ladeira abaixo. Ainda não me sinto seguro pra voltar os aportes, vou segurar mais um pouco.

Estou meio desanimado com tanto número vermelho. Será que é possível atingir a IF num cenário de alta inflação ? 

Vou viajar esse mês e tentar descansar. Continuo lendo blogs, só não tenho tempo de ficar comentando com calma. Costumo ler no celular indo ou voltando pra algum lugar. É só quando tenho tempo.

Feliz julho e até a próxima!

14 comentários:

  1. '- Divórcio: a coisa tá melhor mas não dá pra descartar.'

    flores, viagra, ioimbina etc quase tudo é mais barato q um divorcio

    abs!

    ResponderExcluir
  2. A inflação afunhanhou todo mundo... Infelizmente não vejo por pra perspectivas de melhoras econômicas estruturais, apenas uma correção da queda brusca que houve na pandemia.

    ResponderExcluir
  3. "Sorte" desse timming de parar aportes no exterior!!! No seu lugar em vez de desanimado estaria tentado em ir às compras.

    Minto...

    O câmbio estaria me desanimando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Neto, vc sabe que esse mês eu me animei e voltei a investir no exterior. Talvez caia mais mas vc sabe, tentar acertar o fundo é pura loteria. Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Mais cedo ou mais tarde o mercado reage. É sempre assim, por mais que o cenário seja apocalíptico. E quando isso acontecer você ficará muito bem, com todo esse patrimônio formado e alocado.
    Ou seja, um dia o Fat Fire pode vir, a bola de neve já está formada :) Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande FT, obrigado pelo apoio ! Tomara que vc esteja certo ! Abs

      Excluir
  5. Po, Vagabundo, voltar a trabalhar full time por opção, ok, mas se autodeclarar sem IF e sem perspectiva de se aposentar de novo? Acho que é um quadro muito apocalíptico diante de 1 ou 2 anos de rentabilidade negativa...
    Perder dinheiro quase todo mundo tá perdendo. Meu patrimônio neste último fechamento está menor do que em jan/21, isso em valor nominal! Se for botar inflação e desconsiderar os ganhos de renda ativa que tive no período, estaria uns 20% abaixo seguramente. Creio sinceramente que sempre haverá uma crise após a outra e nos cabe a resiliência de não deixarmos a peteca cair.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AC, o negocio ta feio pro seu lado hein ? Porem vc nao faz questao de parar de trabalhar, entao nao tem tanta relevancia. Mas eu quero parar, e o quanto antes ! É aí que a porca torce o rabo. Vou segurar as pontas mas tenho que ser realista, estou num período bem delicado. Abs e bons investimentos !

      Excluir
  6. Bom dia, amigo.
    Gosto muito do seu conteúdo. Acho um dos mais organizados. Você está sendo uma inspiração. Depois, se você tiver um tempinho, comecei a registrar minha jornada FIRE. Estou muito no início mas Seria incrível ter seu feedback do primeiro post que fiz.

    https://caminhodaspedrasfire.blogspot.com/

    Muito obrigado pelo seu tempo.

    Abração irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, obrigado pelo apoio e bem vindo à blogosfera ! Sucesso nesse tortuoso caminho rumo a IF e talvez AP !

      Excluir