Pesquisar este blog

domingo, 4 de setembro de 2022

Balanço - Agosto/2022


Pois é amigos, acho que esse mês todo mundo ganhou dinheiro de algum jeito e comigo não foi diferente. Não acredito que estamos tão perto da eleição e o mercado mostrando tanta resiliência. 

Mês passou voando.

Vi vários vídeos do Bastter no Youtube e me diverti muito. Ele é muito engraçado ! Arrogante, claro, mas tem algum pontos bem válidos. Só que se perde na arrogância, pecando nas explicações. Fala por exemplo que não dá pra você ganhar de um banco no financiamento. Faz sentido, mas como ? Não explica, só fala que quem faz isso é idiota e vai morrer pobre. Ponto.

Engraçadíssimo também é o forum /r/fijerk do Reddit. Rola uns tópicos muito escrachados e o pior é que às vezes se parecem com os tópicos dos fóruns "reais". É nego aposentando com 23 anos, outro vem argumentar que vive com 1 dólar por dia e com isso atingiu a IF aos 14 anos de idade, gente que ganha 300k por ano com um blog FIRE, estratégias mirabolantes pra atingir a IF, investidores em Shitcoin se exibindo e por aí vai... só risada !

Não deixe de participar do anuário FIRE Brasil 2022 promovido pelo colega Aposente aos 40.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 2,2%
Excelente ! Mas será que acabou mesmo a mamata dos IPCA 6+?
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,2%
Parece pouco mas se considerar que tivemos deflação não é. Metade da carteira é IPCA e portanto andou pra trás. Num outro fenômeno causado pela deflação os dividendos dos fundos de infra vieram bem raquíticos e rolou uma pressão vendedora. Com as quedas aproveitei pra completar minha posição. 3% da carteira global está nisso agora.

Fundos: 1,6%
Arrebentou !

FGTS: 0,41%
Eu não sabia, mas a TR é calculada baseada nas taxas correntes de mercado e por isso de uns tempos pra cá a rentabilidade pulou de 0,25 pra casa dos 0,41%. Um CDB 40% do CDI mais ou menos.

Ações: 1,9%
Mais um mês de euforia. SMAL11 foi o ativo que mais subiu, quase 12%.

FIIs: 8,2%; DY do mês ficou em 0,92% 
Confirmou o que escrevi no fechamento do mês passado. Alguns dos meus FIIs voltaram pro verde e outros estão bem próximo. Só o JSRE11 subiu 17%. Quem não comprou é a mulher do padre ! Aproveitei a alta pra desovar um pouco de MXRF11 pois estava com muito FII de papel  (40% da carteira, sendo que meu objetivo é 30%).

EUR: -2,6%
Moeda e ativos caindo de novo. Aproveitei pra mandar mais uma remessa.
 
USD: -4%
Um desastre ! Comprei mais IVVB11.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 1%
Ótimo!

Troquei toda a carteira brasileira, que estava estagnada. Daqui uns 2 anos eu reavalio.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 1,4%: no ano 0%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -6%
Taxa de poupança: 8%

Indicadores do mês:

CDI: 1,1694%, acumulando 7,75% no ano 
IPCA: -0,36%, acumulando 4,39% no ano 
Poupança0,7121%, acumulando 7,13% no ano

Zerei a rentabilidade, perdendo ainda da inflação no entanto. Parece um time que está perdido em campo, perdendo de 3 a 0 mas aos 35 do segundo tempo num cruzamento besta acaba achando um gol. Debaixo da garoa fina, a torcida, que já se retirava, vê aquilo e volta pro seu lugar para incentivar o time outra vez. Será que dá pelo menos pra empatar esse jogo ?!



Próximos passos


Cheguei num ponto em que se quiser economizar mais, piora minha qualidade de vida. Se quiser melhorar, só gastando mais sem conseguir guardar nada. Ou seja, minha única alternativa pra melhorar de vida e crescer o patrimônio é ganhar mais. Com investimento está complicado, é muita volatilidade, muita incerteza. Só me resta trabalhar, trocando minha vida por um salário melhor. E só num outro emprego, pois nesse já não tem margem pra ganhar mais sem comprometer minha qualidade de vida.

Parece que o mercado chegou ao fundo e o pior já passou. Se não houver fato novo (China invadindo Taiwan, golpe no Brasil, bomba atômica na Ucrânia, sei lá) deve andar de lado um tempo antes de se recuperar. Quanto tempo ? Nesse ponto minha bola de cristal está embaçada, não consigo ver. :-)

Enquanto isso... é ficar de olho nas oportunidades. Comprar ao som dos canhões, vender ao som dos violinos. Fácil falar né ?

Valeu, galera !

12 comentários:

  1. Vagabundo,

    O Bastter é um cara com uma filosofia bacana, o problema das lives dele é que sempre parece a mesma coisa e os mesmos argumentos, é muito repetitivo.
    Gosto muito da filosofia Bastter como estilo de vida.

    Uma das melhores ideias dele é que só vamos ficar rico trabalhando e não investindo. É uma verdade dura de engolir.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, rico mesmo, trabalhando, acho difícil. Mas eu sou testemunha, se estou perto da IF é por causa do aporte e trabalho, nao por causa dos juros. Mas rico ? Só se tivesse comprado uns bitcoins ha uns 10 anos atrás... abs

      Excluir
  2. Um dos motivos do seu patrimônio não estar tendo desempenhos melhores e a pulverização que você faz.
    Reflita, isso não está valendo a pena. Concentre o patrimônio naquilo que você acredita que deva trazer os maiores resultados.
    Como você mesmo disse é difícil prever o que vai acontecer na economia tanto brasileira como mundial.
    O PIB brasileiro vem apresentando bons resultados, mas isso se deve fundamentalmente a valorização do dólar e das commodities, além da recuperação de segmentos muito afetados pela pandemia.
    Mas estruturalmente nada mudou e se nada mudar no curto do prazo a estagnação volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Concentre o patrimônio naquilo que você acredita que vai trazer mais resultados”. Se todo mundo soubesse o que vai trazer mais resultados todo mundo colocaria dinheiro naquilo. Se vc concentra, é muito bom qdo sobe mas pode te falar se cair. A diversificação é uma das melhores estratégias pra não quebrar

      Excluir
    2. Pulverização em geral dá pouquíssimo resultado.
      Pode ser melhor ficar na Renda Fixa num investimento que pague bem do que pulverizar para ficar no 0 X 0 ou no prejuízo.
      Pra quem acompanha ações a algum tempo é possível ter uma boa noção de quais empresas e ações tem potencial de curto ou médio prazo. No caso das ações há o risco que não há na Renda Fixa, mas ainda sim nem sempre é difícil acertar quando se acompanha poucas ou mesmo uma empresa.
      O que eu vi e ainda vejo na blogsfera e uma pulverização ao meu ver sem sentido e mitas vezes sem retorno, só dá trabalho para acompanhar e declarar no imposto de renda.

      Excluir
    3. A pessoa deve ter consciência de em primero lugar se quer correr risco e se sim, qual a sua margem de perda aceitável, para a partir daí poder fazer investimentos mais arriscados, nesse caso em ações.
      Mas quem não quiser correr esse risco pode hoje ganhar mais mesmo em boas rendas fixas sem ter todo esse trabalho.
      E mesmo que por ventura o retorno seja um pouco menor pode ser compensador pela tranqulidade e praticidade.

      Excluir
    4. É a velha relatividade do risco x retorno. As vezes tenho vontade de vender tudo e comprar tudo no tesouro IPCA+ agora que está perto dos 6%, isso dá um retorno ótimo se ficar até o vencimento, e também pode ser um belo trade se o título voltar pagar IPCA+3% daqui 2 anos, isso dá uns 40% de alta no curto prazo.... Mas vai que dá uma merda aqui no BR e a taxa do título vai pra IPCA+10%, aí fica perdendo bastante no curto prazo... enfim, no final prefiro ter um pouco de tudo e andar na média mesmo.

      Excluir
    5. Pois é, se eu soubesse... como nao sei, melhor diversificar.

      Excluir
  3. Vagabundo, agosto foi um mês bom pro ego, como diria o grande Barsi. Complementando o que o PI, falou aí em cima, de fato a busca por um maior rendimento ativo (leia-se salário) é fundamental, pois só o aporte é quem salva mesmo.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mano. Que tenha um excelente setembro !

      Excluir
    2. Você comentou sobre as mortes e sobre aproveitar a vida. Me impressionou muito a morte do Executivo Pobre, tantos planos para sua futura vida e se foi tão cedo.

      Excluir
    3. Tambem vi esse comentario no blog dele. Será que é verdade ? Quem comentou nao deu maiores detalhes sobre como ficou sabendo.

      Excluir