Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Balanço - Janeiro/2023: será que agora vai ?


Salve galera !

Mês passou muito rápido. Muito trabalho, alguns dias de férias, Brasil notícia mundo afora com a já esperada invasão ao planalto é o que me vem à cabeça. 

Sobre o tema da invasão, uma coisa me chamou a atenção. O blogueiro Clube dos Poupadores publicou após o segundo turno das eleições um longo artigo sobre os perigos de uma crescente e lenta dominação comunista no Brasil. Falou sobre o papel fundamental das forças armadas e seu patriotismo, aliadas a setores esclarecidos da sociedade, para conter tal movimento. Defendeu com esses argumentos o golpe de 1964. O último post saiu dia 02/01. Dia 08/01 invadiram o planalto. Depois não postou mais nada. Será que foi preso ?

Ainda no tema blogosfera ou finansfera, este vídeo do Dica de Hoje achei muito interessante. O ponto máximo é que investindo em ETFs de bolsa no Brasil, no longo prazo, não se ganha nada, você só repõe a inflação. Ou seja, Tesouro IPCA+ é o melhor investimento do país no longo prazo ?

Entendo que esses números consideram uma gestão passiva tipo buy-and-hold. Pra mim é fundamental realizar lucros quando sobe muito. Tirar e por na Selic a 2% foi a lição que aprendi no último ciclo de juros baixos. Alocação de ativos é melhor que buy-and-hold.


Desempenho da carteira

 
Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,2%
Começou zuado o ano. Peguei mais IPCA 6+ com juros pra coleção, parcialmente com os pré-fixados 2023 que venceram.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 1,4%
Excelente ! Fundos de infra turbinaram a rentabilidade e renderam 1% em dividendos.

Fundos: 2,9%
Arrebentou ! Por essa não esperava. Verde puxou a fila com 3,38% de alta.

Ações: 3,3%
Excelente ! ODPV3 subiu uns 30% e acabei vendendo um pouco. Idéia é passar pra SMAL11 e deixar rolar.

FIIs: -2,1%; DY do mês ficou em 0,94% 
Por um lado o escândalo das Americanas respingou nos FIIs que alugam imóveis pra eles. Por outro a perspectiva de continuidade dos juros altos continua pressionando as cotas pra baixo. Sigo aportando e vendo os dividendos crescendo mês a mês.

EUR: 1,7%
Mercado deu uma recuperada.
 
USD: 1,4%
Idem.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 1,1%
Beleza.

Maravilha.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,9%: no ano 0,9%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -2,87%
Taxa de poupança: 48%

Indicadores:

CDI: 1,1233%, acumulando 1,1233% no ano 
IPCA previsto: 0,55%, acumulando 0,55% no ano 
Poupança: 0,71%, acumulando 0,71% no ano

Dá pra ver que começou bem o ano.  2022 foi ruim porém olhando os números foi melhor que 2021. Renda passiva aumentou significativamente. Quero fazer um post sobre isso.


Próximos passos

 
Ando meio desanimado pois não consegui tempo pra revisar minhas planilhas. Significa que não sei quando vou virar vagabundo. Não sei minha TNRP. Não sei pra onde estou indo, se é que estou indo adiante.

Consegui somente fazer uma projeção bem básica. Se a carteira e a inflação ficarem na faixa dos 5% e eu conseguir aportar o que planejei, devo crescer o patrimônio em 2,9%. Seria o primeiro ano de crescimento real desde 2020.

Quero pensar que este ano será melhor. Devo ganhar aumento na firma ou arrumar outro emprego pra ganhar quase o dobro. Mais aporte, mais crescimento. A guerra, a inflação e a recessão estão precificadas, ou seja, daqui pra frente o que vier é lucro.

Feliz 2023 !

7 comentários:

  1. Acho que o vídeo mostra que não faz sentido investir em ações por meio de ETF, pelo menos não através do BOVA11. Melhor escolher as próprias ações ou arriscar um comportamento mais ativo. Quanto ao Tesouro IPCA, se ele é melhor eu não sei, mas vou continuar aportando nele enquanto tivermos taxas acima de IPCA + 6% :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RF é tranquilidade. Hoje mesmo pingaram juros dos cupons. Maravilha.

      Excluir
  2. ' ETFs de bolsa no Brasil, no longo prazo, não se ganha nada, você só repõe a inflação'

    bastter estava certo
    etf brasileiro = lixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É no mercado urso que vemos que no final das contas o Bastter sempre está certo nos investimentos.

      Quando tá subindo é fácil e qualquer um se sente um "jenio".

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    2. Fico cada vez mais reticente com bolsa no Brasil.

      Excluir
  3. Eu não consigo entender como que uma parcela da sociedade se sente "iluminada" para passar por cima da escolha da maioria da cidade.

    Cara o Lula foi eleito com quase 51% dos votos, devemos respeitar o resultado das urnas. Esse papo de não deixar o outro candidato assumir porque não é o candidato que eu quero ou porque eu sei o que é melhor para o país é muita arrogância.

    A oposição se faz essencial nesse governo do PT, sabemos do histórico do partido que é cheio de ideias jurássicas e isso sem falar do pesado histórico de corrupção. Entretanto uma oposição efetiva precisa ser feita dentro do Congresso Nacional, barrando projetos negativos ao país e forçando o PT a negociar.

    Infelizmente só ver que essa galera de porta de quartel e que invade Congresso já alcançou um ponto de não retorno.

    Abraços,
    Pi

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente nao entende de democracia. Nao sabemos votar e discordamos do voto do outro.

      Excluir