Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Balanço - Abril/2023: choveu dinheiro

Mês muito doido !

O destaque por aqui foi que recebi um aumento de 22% ! Eu tinha de fato pedido um valor significante, deixando explícito que teria que ser mais que os ridículos 4-5% que costumam dar. Tinha certeza que não ia rolar, quase caí da cadeira quando me falaram. Eu nunca tinha recebido um aumento tão grande sem trocar de emprego. 

Duvido que teriam me dado esse aumento se ainda estivesse amarrado a um visto de trabalho. Nem a pau ! Me teriam dado 5% pra eu calar a boca, falando pra eu ficar feliz pois o resto do povo teria ganho 4% no máximo. Como estrangeiro você só se ferra no mercado de trabalho pois existe uma xenofobia estrutural, enraizada no sistema.

O aumento não vem sem contrapartida. Já vieram sondagens pra assumir mais responsabilidades. Fica chato, mas tenho que dizer "não" até onde der.

A inflação na zora do euro ronda os 13% nos últimos 2 anos. Ano passado me deram 4% de aumento, agora 22%, totalizando 26%. Nada mal, né ?

Além disso, o bom humor do sr. Mercado resultou num belo aumento de patrimônio como podem ver abaixo. 


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 2,2%
To the moon !
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,8%
Medíocre ! Fundos de infra voltaram ao normal com ótimo 1% de yield livre de imposto.

Fundos: 0,6%
Bem mais ou menos. Não sobe muito, e raramente fica negativo.

Ações: 2,3%
Enfim andou pra frente. RDOR3 dessa vez liderou a alta com 12%. Ainda assim continua entre as mais negativas da carteira.

FIIs: 2,9%; DY do mês ficou em 0,91% 
Interrompendo uma sequencia de 7 meses de queda nas cotas e 5 de alta no yield. O contestado GGRC11, jogado na lona com a crise das Americanas, disparou quase 16%.

EUR: -0,7%
Mais uma presepada.
 
USD: -0,2%
A carteira estagnou porém o dólar caiu um pouco em relação ao real.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,7%
Venceu um CDB de liquidez diária do bancão e realoquei em LFTS11, o mais novo ativo na carteira. Planilha AdP obviamente meio doida quando rola movimentação grande pois a SELIC está mais de 1%.

Sofrível.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 1,1%: no ano 1,9%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 0,2% (saindo do negativo depois de 2 anos!)
Taxa de poupança: 57% (efeito do aumento de salário, bonus e despesas moderadas)

Indicadores:

CDI: 0,87%, acumulando 4,09% no ano 
IPCA previsto: 0,57%, acumulando 2,68% no ano 
Poupança: 0,58%, acumulando 2,6411% no ano

Um mês em geral muito bom nos investimentos. Mais uns 5 desses e eu aposento !

Próximos passos

 
Esse aumento inesperado meio que temporariamente quebrou minhas pernas. Isso porque salário sem reajuste decente era a desculpa perfeita pra sair fora da empresa, e era fácil achar salário melhor lá fora. Paciência, se pintar alguém com uma mala de dinheiro eu continuo disposto a picar a mula. Entrevistas em geral deram uma esfriada até sexta-feira agora, quando vieram alguns emails bem promissores. Vamos ver no que dá...

Ano que vem completo 50 anos de idade e 3 trabalhando aqui, seja nessa empresa ou em outra. Com 3 anos de contribuição acho que já posso pedir auxílio desempego, que é uma mixaria mas já dá pra por comida na mesa. O resto viria do patrimônio acumulado. Com isso tenho pensado que dia 01/07/2024 eu estarei:

- na fila pra pedir meu seguro desemprego, ou
- como freelancer trabalhando 3 dias por semana, ou
- se tudo der errado e se não for muito stress, na mesma empresa, porém trabalhando 3 dias por semana.

Tudo vai depender se eu consigo entrar no mercado de freelance, e se não conseguir, do nível de stress na empresa, que anda bem mais alto que no ano passado.

Alguém aí já conseguiu um aumento de mais de 20% sem trocar de emprego ? Deixe seu comentário.

Bons investimentos a todos !

10 comentários:

  1. Vagabundo,

    No final do ano passado com a minha promoção recebi um aumento nessa faixa, mas claro já socaram outras responsabilidades em contrapartida.

    Você é mão-de-obra valorizada e a empresa achou melhor te segurar, de quem às empresas não gostam elas simplesmente deixam em banho maria até demitir ou a pessoa se demitir, sempre empurrando alguma desculpinha aleatória.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava muito baixo o salário, era mesmo deprimente. Os caras sacaram que eu ia pular fora logo logo e estão com dificuldade pra achar gente competente. Optaram por engolir esse sapo e me dar um aumento decente.

      Excluir
  2. Parabéns pelo aumento, Vagabundo. Isso é realmente inusitado. Pra receber um aumento desse sempre precisei trocar de emprego. Talvez eles tenham percebido uma insatisfação sua e se atenciparam para não te perder para outro lugar.

    Abraços, QSR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava com o salario muito defasado e os caras curtem meu trampo. Nao esperava que o fizessem mas pelo visto eles sacaram que eu ia pular fora rapidinho se me dessem os míseros 5% de sempre.

      Excluir
  3. Parabéns pelo aumento, sempre é bom receber mais!

    Uma vez que eu pedi pra sair da empresa, eu era o único que fazia tudo, dava suporte, analisava, desenvolvia, implantava, era tudo comigo em um sistema enorme, aí já não aguentava mais e pedi pra sair. Pois na mesma hora vi o desespero do dono da empresa, ele dobrou meu salário só pra eu não sair de imediato, como eu não aguentava mais eu disse que sairia de qualquer forma, assim fiquei mais 3 meses ganhando o dobro e fui trabalhar só meio expediente pra treinar os novos que entraram, contratou 3 pra fazer o que eu fazia e ainda não davam conta... seria 4x o aumento se considerar por hora, no turno da tarde ficava estudando pra prova de AAI, tinha decidido mudar de área, o ruim é que AAI deu pouca grana e acabei voltando pra área de TI depois. Foi uma boa experiência trabalhar no mercado de ações, só não ganhei dinheiro kkkk

    Hoje penso que talvez, se eu não tivesse saído daquela empresa, apenas negociado um aumento e exigido que contratassem mais funcionários pra segregar as atividades, possivelmente estaria de sócio daquela empresa, pois vi acontecer com alguns colegas que ficaram lá, os sócios fundadores cansaram de trabalhar e começaram a dar participação para os funcionários chaves que tinham mais conhecimento, foi ficando interessante o negócio.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história interessante essa, inusitada ! TI todo mundo quer sair fora mas poucos conseguem. A parte tecnica é legal, o chato é a politicagem e a incompetencia que vc tem que enfrentar toda hora.

      Excluir
  4. Pelo patrimônio que tem imaginava que você tinha um pouco mais de idade, muito bom chegar aos 50 com o pé na IF.

    Aumento bem atípico, certamente a empresa não quer te perder. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo, fica um pouco mais difícil pra eu sair mas estou aberto a propostas. Abs

      Excluir
  5. Fala, Vaga!!!

    Inveja branca desse aumento aí!!! Quando vc trucou, passou pela sua cabeça que poderiam te dispensar?

    Sempre q vejo seus gráficos, penso: que maneiro, vou fazer igual... aí eu procrastino!!!

    rs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Neto, obrigado pela visita ! Eu nao botei os caras na parede assim, entao nao havia risco de me dispensarem. Só havia o risco de eu picar a mula rapidinho. Se anima aí, faz uns gráficos pra mim e seus outros 2 leitores ! kkk Abs.

      Excluir