Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Balanço - Março/2024

Último mês de verão: o que esperar de ...

Hello world !

Fim de trimestre, crescimento nada impressionante mas pra mim foi bem bacana.

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,1%
Tá devagar. Brasil sendo Brasil ?
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,7%
Fundos de Infra bombaram com um yield de 0,98%.

Fundos: 0,9%
Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

Ações: 0,4%
Tá se arrastando. Entrei no NSDV11, ETF de pagadoras de dividendos que segue um índice diferente do DIVO11, resultando em menos Vale e Petro.

FIIs: 0,1%; DY do mês ficou em 0,85% 
Miou. Entrei no ITIT11, continuei queimando RBFF11 e trocando por BCIA11.

EUR: 1,7%
Muito bom, vem se recuperando.
 
USD: 5,9%
To the moon !!!!

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,7%
Tá de bom tamanho.

Tá voando esse ano.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 1%: acumulando 1,8% no ano
Rendimento real nos últimos 12 meses: 6,1%
Taxa de poupança: 39%
 
Indicadores:

CDI: 0,83%, acumulando 2,63% no ano 
IPCA previsto: 0,36%, acumulando 1,62% no ano 
Poupança: 0,5333%, acumulando 1,6379% no ano

Melhores investimentos do trimestre: USD (10,7%), Previdencia Privada(4,3%), EUR (3,1%)
Piores: Ações (-6%), TD (-0,3%), FIIs (0,5%)

Por enquanto vou vencendo a inflação com a ajuda dos ativos no exterior. Quase tudo que é Brasil deu pra trás.

Próximos passos 

Continuar reinvestindo os dividendos pra reequilibrar as posições em FII e ações brasileiras pois estão um pouco para trás.

Me pego pensando no que vou falar pros caras ao pedir pra me deixarem trabalhar 3 dias por semana, pouco mais de 6 meses depois de entrar na empresa. Falo que quero virar vagabundo ? Vai pegar mal. Mas eu não queria inventar muita história. Estou nesse dilema.

Valeu, galera !

218. De chirenes y vagabundos ...



10 comentários:

  1. Olá, Vagabundo,
    Se existir a cultura de home office ou trabalho híbrido no seu trampo vão encarar com maior naturalidade. Fiquei curioso para saber o desdobramento disso :)

    Ótima taxa de poupança, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe e bem enraizada. Quando falo em pedir pra trabalhar menos é isso mesmo literalmente. Taxa de poupança melhorou porque meu salário aumentou. Vamo que vamo ! Abs

      Excluir
  2. Se falar que quer trabalhar 3 dias na semana aposto que a reação vai ser de incredulidade, mas se pedir um "home office" acredito que será mais palatável.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trabalho em formato híbrido ha varios anos, gradualmente foi aumentando a parte de home office e nesse trampo estou 100% remoto. Vamos ver.

      Excluir
  3. Olá Vagabundo, bom dia

    Também tenho pensado nesse assunto: Como será a reação da gerência, quando solicitar home-office definitivo ou pedir para me desligarem?

    Preparo-me a bastante tempo e monto estratégias de como iniciar a conversa.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedir home office é tranquilo. Desligamento é que tem que ter culhão. Sua vida passa na frente da caneta enquanto vc assina a demissão. Vai por etapas... pede home-office, ve se aguenta e por aí vai. Eu nao aguento mais, quero é trabalhar menos ! abs

      Excluir
  4. Vagabundo, o movimento anti home-office parece que tá ganhando cada vez mais força nesses últimos meses. A vontade de poder dar aquele Adiós permanente nunca foi tão grande.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ficar de olho e ter lealdade zero com as empresas. Vc tem que fazer o que é melhor pra vc e dane-se o resto.

      Excluir
  5. Nem me fale,
    Acabei conseguindo ter esse diálogo na empresa que eu trabalhava.
    Acabou que conseguir ser demitido mas o cenário não está muito favorável pra conseguir outra coisa.

    E ainda estou nos primeiros quilômetros da caminhada até a independência financeira. kkkk

    Única coisa boa foi que a rescisão e o FGTS deram uma grande ajuda para o crescimento da carteira.

    Vamos ver se eu saio dessa. hahahah

    Se puder dar uma olhada no meu blog: caminhodaspedrasinvest.com

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o papo deu ruim rapidinho entao? Espero que tenha contado com essa, que nao ia dar certo. Sucesso !

      Excluir