Pesquisar este blog

sábado, 8 de fevereiro de 2025

Balanço - Janeiro/2025

 

 

Sabia que esse ano não seria fácil. Começou comigo só vendo meu patrimônio derreter e tentando pegar a faca caindo. Vai ser osso.

Mr. Trump voltou atirando pra tudo que é lado. Brasil na fila esperando uma bala perdida.

O governo local aumentou o imposto de renda de tal forma que estou ganhando uns 2% menos que ano passado. Juntando a inflação meu poder de compra deve ter caído uns 5%. Não conto que me reajustem.

De resto sem novidades.

Vamos ver o tamanho do estrago.


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,19%
Achei que seria bem pior.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,42%
Fundos de Infra continuaram em queda livre. E devido a marcação a mercado pagaram dividendos esqueléticos. Iniciei transição de KDIF11 pra JURO11 na hora errada pois acabo de ver que o primeiro vai pagar 1,43% agora em fevereiro. Shit !

Fundos: 0,8%
Devagar e sempre... todo ano penso em sair mas acabo ficando.

Ações: 2,4%
Inacreditável ! SEER3 liderou o bull market subindo uns 20% (sem esquecer que nos últimos 3 anos caiu 50%).

FIIs: -5,2%; DY do mês ficou em 1,02% 
Já caiu 20% nos últimos 5 meses. Estou ficando sem fôlego pra pegar a faca caindo.

EUR: -4,6%
Câmbio levou embora o que tinha dado no fim do ano.
 
USD: -0,3%
Meio que não saiu do lugar, mas tá bom.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%
Show de bola !

Um desastre.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -1%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 1,9% 
Taxa de poupança: 38%
 
Indicadores:

CDI: 1,01%
IPCA previsto: 0,11%
Poupança0,6698%

Foi um mês pra esquecer, amigos.


Próximos passos  

Dizem que agora em fevereiro vem a avaliação de performance e possível aumento. Alguns colegas já tem a revisão marcada, mas meu chefe ainda não falou nada pra minha equipe. Se tudo correr bem então em março já posso pedir pra reduzir a jornada.

Ainda não tive tempo pra fazer a revisão anual das planilhas pra ver qual minha nova TNRP. Fico meio inseguro. Mas lembro em algum momento ano passado recalculei e estava tudo bem.

Estou desanimado com a baixa performance e relutante em investir em qualquer coisa que não seja previsível. Aí olho a planilha e ela me diz que já tenho Selic e CDI suficiente. Vou investir em briga de galo. :)

Sorte a todos e que ¨pulem¨ o carnaval com alegria !



6 comentários:

  1. Fala, Vagabundo,

    O interessante dos FIIs nessa situação é a possibilidade de "travar" rendimentos na faixa dos 10%, 12%, 14% ao ano. Mas que desanima ver essa queda sem fim, desanima...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na teoria é interessante, por isso ainda nao saí fora. Na prática se os juros abaixam muito algo acontece e aí sobe tudo de novo. Bom, vamos ficar mais um tempinho e ver se da frutos. valeu

      Excluir
  2. Pelo menos o dólar caiu um pouco com as baboseiras políticas a mil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava muito esticado. Mas agora o novo normal é isso, tipo 5,80, sendo que antes era 5,00 ou algo assim. O negocio é ir onde a planilha manda e nao inventar. :)

      Excluir
  3. O CDI esse ano vai ser top, que bom que já tem bastante, eu ainda tenho pouco dele... pensando em aumentar um pouco os aportes nele nos próximos meses, mas por outro lado, oportunidades não tem faltado em outras classes também, as vezes o jeito é só olhar a planilha de balanceamento e aportar onde ela manda. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre oportunidades, nao esqueça que o Brasil nao perde a oportunidade de perder uma oportunidade. Na dúvida, CDI. Abs

      Excluir