Um mês e meio de vida nova mas parece que foi um ano. Fiz muita coisa, resolvi muito pepino e arrumei muito boleto pra pagar. Ainda tenho umas arestas pra aparar. Saudades da minha previsível rotina.
Desempenho da carteira
Todas
rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada.
Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos
no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo
pro Brasil, mais multas e impostos.
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,2%
Taxas continuam nas nuvens. Estou estranhando. Na época da Dilma bateu IPCA+6 e foi um furdunço que só se resolveu com impeachment. Estamos há meses com essas taxas absurdas e parece tudo normal, pouco se comenta.
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,5%
Mais uma vez fundos
de Infra pisaram na bola, deixando um yield medíocre de 0,71% líquido. Este porém deve subir acima de 1% com a recuperação do VP do JURO11, que só paga 100% quando o VP está acima de 100. Um dos últimos aportes foi justamente nele, abaixo do VP. Nunca comprem essas porcarias acima do VP, amigos !!!
Fundos: 0%
Choveu no molhado.
Ações: 0,1%
Só decepção.
FIIs: -1,7; DY do mês ficou em 1%
Os cotistas conseguiram barrar o fim do ITIT11 e agora estão se organizando pra trocar a gestora antes que a atual invente mais uma manobra para maximizar seus lucros em detrimento dos investidores. O fundo caiu uns 20% com a notícia da incorporação.
EUR: -3,3%
Um desastre.
USD: -0,8%
Tristeza.
Outros ativos
Aqui a planilha bugou por 2 motivos. Primeiro, eu esqueci de lançar o LFTS11 com imposto de 25% (estava com 15%). Segundo, houve uma grande retirada, situação na qual a planilha sempre viaja. Mês que vem corrige-se a rota.
Previdência Privada: -0,3%
No passo da tartaruga manca.
Resultado do mês
Rendimento global da carteira: -0,7%, acumulando 0,7% no ano
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 1,47%
Não sou grande fã da taxa de retirada como métrica. No entanto, como fica mais fácil pra muita gente entender resolvi calcular e publicar. Isso é retirada mesmo - venda de ativos. Boa parte das despesas são cobertas por dividendos.
Está muito ruim esse ano, e muito estranho. Tenho muito Tesouro Direto e normalmente quando as taxas subiam o real se desvalorizava e a bolsa americana subia pra compensar. Pois nada disso está acontecendo e no fim tudo está caindo ou andando de lado. Só o CDI sobe sem parar.
Próximos passos
Estabelecer uma rotina de exercícios... montei uns móveis em casa esses dias e fiquei com as pernas quebradas. Tenho que me mexer !
Esse mês tem um evento financeiro bem significante - o vencimento do TD 2026. Vou fazer mais um CDB na escadinha e o resto reaplicar em B5P211. ETF é vida !
Nenhum comentário:
Postar um comentário