Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de março de 2020

Balanço - Fevereiro/2020


Todo mundo pulou o carnaval ?

O tempo continua passando muito rápido. Eu sigo mergulhado nas coisas do dia a dia e frequentemente pensando se estou fazendo uso correto do meu tempo. Está difícil arrumar tempo pra tocar projetos mais a longo prazo. Ok, estudo música, idiomas e faço exercícios - coisas que só darão resultado lá na frente. Mas sei lá. Queria ser 2. :-)

Pela primeira vez houve uma queda generalizada dos mercados enquanto eu vivo deles. A vontade foi de ter comprado muito mais. Esfriei a cabeça e com a minha alocação de ativos debaixo do braço coloquei mais dinheiro somente naqueles ativos que eu queria aumentar posição. Será que minha carteira sobreviveu a esse mês doido ? Vejamos:

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,54%
Tá bom.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,37%
Tá bom.

Fundos: -0,22%
Levaram uma cacetada. Só o Trend Ouro continua voando.

FGTS: 0,25% 
O de sempre... 

Ações: -7,06% 
Aproveitei a palhaçada que fizeram com a IRBR3 pra entrar pois já estava no radar faz tempo. Bom que não caiu muito com o pânico pós-carnaval.

Aceitando minha incompetência como stock picker, voltei a investir em fundos de ações. O escolhido foi o Vinci Mosaico, com uma grana que estava num fundo DI que é parte do meu colchão de segurança. 

Depois do carnaval não resisti à tentação e usei mais um pouco desse colchão pra aproveitar as promoções. Vendi um lote de SAPR3 dia 26 enquanto não tinha caído muito, também pra aproveitar as promoções, pouco antes dela cair 10%. Uff !!! Mas no fim o maldito coronavírus fez seu estrago.

FIIs: -5,77%; DY do mês ficou em 0,57%
Entrei na subscrição do MXRF11. RBRD11, um dos primeiros que comprei e que nunca me deu problema, agora micou. Um inquilino vem dando calote, sendo responsável por 85% da renda do fundo. Vou carregar mais um pouco pra ver o que acontece. Entrei no RBFF11.

EUR: 0,16% 
Show de horrores. Uma semana antes do crash iniciei uma carteira com 3 fundos de índice. Detalhes num futuro post. A rentabilidade só ficou positiva por causa da alta na cotação. 

USD: -1,34% 
Pânico nos mercados !

Stock plan: -1,09% 
Ação despencou uns 15% no final do mês com o pânico causado pelo coronavírus chegando à Europa. A alta do euro amorteceu o impacto um pouco.


Alocação atual:


Outros ativos:

Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,24% - pífio

Previdência Privada: -1,25% - maldito vírus

Concluindo:

Rendimento global da carteira: -1,04% - um desastre !
Rendimento global da carteira, líquido de inflação*: -1,26% - sentei na graxa
Taxa de retirada: 0,18% - dentro da meta

Nesse momento estou planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo, o que daria uma retirada mensal de 0,22%. A taxa de retirada é calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando dividendos recebidos neste mês. Ou seja é retirada mesmo (venda de ativos).

Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.


Pela primeira vez em 3 anos, desde que acompanho de perto minhas finanças, tive uma diminuição de patrimônio. Que beleza. Voltei ao patamar de uns 3 meses atrás. Por enquanto tudo bem, segue o jogo. Há um ano atrás simulei o que aconteceria com minha carteira se hoje ocorresse uma crise como a de 2008. Preciso atualizar os números, mas creio que se meu patrimônio caísse 6% em um ano eu ainda conseguiria sobreviver.

Indicadores do mês:

CDI: 0,29%; no ano 0,67%
IPCA*: 0,22%; no ano seriam 0,43% 
Poupança: 0,26%; no ano 0,52%

* Quando divulgarem o IPCA eu corrijo (se lembrar)

Próximos passos

Vai rolar subscrição do BCRI11 e vou aproveitar um pouco. No geral os FIIs continuam muito esticados, nem mesmo com esse pânico consegui comprar muita coisa nem tenho nada em vista.

Este mês tenho vários CDBs vencendo. Uma parte vou converter em euros (tomara que baixe um pouco ao longo do mês), outra vou reinvestir e outra vou recompor meu colchão de segurança. De repente aporto em algum FII ou ação se a atual correção continuar.

Esse mês as despesas vão pra lua porque vou comprar passagem pro Brasil. Não descarto mais uma reduçãozinha de patrimônio.

Até a próxima e nesses dias malucos vamos todos sempre ter em mente:

YOU CAN'T BE ON FIRE IF YOU CAN'T STAND THE HEAT

2 comentários:

  1. Não tem jeito. Nossos investimentos temos que acompanhar de perto. Aproveitar as oportunidades e não se assustar. RV é preciso sangue frio.

    essas subscrições ajudam a comprarmos cotas com preços mais justos.

    IRB continua caindo!!! Agora até o Buffet foi envolvido no rolo.

    2,6% a.a.... excelente percentual de retirada.

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o plano ! A IRB virou o maior imbroglio. Eu acabei pondo mais um pouquinho de grana naquelas "o que é um peido pra quem já tá todo cagado". Que a CVM apure e se comprovarem a fraude, que indenizem os acionistas. De um lado uma casa de analise querendo derrubar o preço pra ganhar, do outro diretores querendo subir o preço pra também ganhar. Isto é Brasil !!!

      Excluir