Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de junho de 2020

Balanço - Maio/2020


Há alguns dias me veio na cabeça a tamanha distopia que estou vivendo. Pandemia, pandemônio, SELIC a 3%, lojas fechadas, 2 meses sem sair da cidade, todo mundo usando máscara e eu andando na rua com a minha filha de bicicleta, sem emprego e prestes a completar um ano de vadiagem. Às vezes parece surreal.


Água mole em pedra dura... esse mês fiz meu primeiro trampo freelance. Foi uma consultoria rápida, coisa bem pontual. Agora espero que se confirme conforme o ditado: onde passa um boi, passa uma boiada.

Desempenho da carteira


Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 1,12%
Com a distópica taxa SELIC de 3% comecei a mover um pouco pro TD IPCA 2026, onde estou com taxa média de 3,60%. Vai variar mais que o Tesouro SELIC porém vai ser um montante que eu acredito só precisar daqui a 6 anos.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,27%
Mais que isso não vai.

Fundos: 3,2%
Excelente !

FGTS: 0,25% 
Quem diria que um dia seria tão rentável quanto um CDB 100% do CDI...

Ações: 5,6%
Esse mês estudei bastante. Fiz planilhas, apliquei a fórmula mágica do Greenblatt e os critérios de Value Investing do Graham. Montei de um jeito que todo mês em meia hora eu consigo ver o que teoricamente vale a pena comprar e vender. Só compro se for bem nos critérios do Greenblatt e do Graham, pagar dividendos por menores que sejam e estiver com P/L abaixo da média nos últimos 3 anos. Entraram TGMA3 e LEVE3, que foram bem (apesar que praticamente qualquer merda subiu esse mês). Falei que só ia pegar blue-chips mas me rendi aos números. Small caps como essas terão no entanto participação menor na carteira.  
Aproveitando a euforia do mercado (87k ?!?) zerei minha posição em ABEV3. Em 3 anos de buy-and-hold obtive um ridículo rendimento de 1,45%, fora os pífios dividendos que nem vou me dar ao trabalho de somar. Ação picolé de chuchu foi essa ! Também desovei um pouco de KLBN3 e pretendo zerar até o fim do ano, mesmo que seja com prejuízo.
Maior alta do mês: TGMA3 (+14%); maior baixa: IRBR3 (-17%).

FIIs: -0,5% ; DY do mês ficou em 0,4%
Houve uma leve queda e os dividendos foram impactados pela crise. Maior alta: MXRF11 (7,6%); maior baixa: RBFF11 (-9,5%).

EUR: 3,5%
Segue em recuperação.

USD: 3,5% 
Idem.

Stock plan: 5,9%
Mesma coisa.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de controle.


Outros ativos


Colchão de segurança (Tesouro SELIC, Fundo DI): 0,22%
Não imaginava a SELIC bater 3% tão cedo. Já estou pensando em voltar pra poupança. Pra aplicacão de menos de um ano ela ganha do Tesouro SELIC. A taxa de 0,25% da B3 está muito pesada agora.
Tá ótimo.

Resultado do mês



Rendimento global da carteira: 1,7% - excelente; no ano ainda acumulo -2,6%
Rendimento global da carteira, líquido de inflação*: 2,16%
Taxa de retirada: 0,32% - bem acima da meta mas já era previsto. Troquei de apartamento e tive despesas extras por causa da mudança.

Indicadores do mês:

CDI: 0,24%; no ano 1,54%
IPCA*: -0,45%; no ano seriam -0,23%
Poupança: 0,22%; no ano 1,20%

*Inflação prevista

Continuo planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo, o que daria uma retirada mensal de 0,22%. Esta taxa de retirada é calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos). 

Todas rentabilidades acima são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Com esse resultado meu patrimônio, corrigido pela inflação, voltou pro mesmo patamar de quando joguei a toalha. Primeiro subiu, daí no começo do ano despencou, agora recuperou um pouco e estou no zero a zero.

Próximos passos


Renda fixa não dá, está morta. Na renda variável, vejo a bolsa frágil e os FIIs raquíticos. Pra mim não compensa o risco. O negócio é mandar grana pra fora, nem que seja pra ficar parada na conta. Mesmo que não invista, uma hora vou usar no dia a dia.

Andei estudando aposentadoria pelo INSS e quero fazer um post sobre isso em breve.

E vamo que vamo.

8 comentários:

  1. Vagabundo, eu comecei a investir em ações em Setembro do ano passado, então comparado com investdores que estão lá a vários anos eu sou apenas um iniciante e tenho muito o que aprender.
    Mas a velocidade com parte das ações vem recuperando o valor que foi perdido em virtude da pandemia vem até me surpreendendo.
    Achei que o mercado ficaria mais tempo estagnado, mas não é isso que vem ocorrendo, muitas ações tem picos de crescimento entre 7 e 12% ao dia, inclusive varejistas e companhias aéreas que ao menos em tese seriam fortemente afetadas.
    Penso que esamos numa fase 70% espculativa, muitas ações se valorizando mais rápida e acima do que deveriam.
    Pra quem quer retornos no curto prazo essas ações são opções, porém não si se no médio e longo prazo elas sustentam isso, imagino que não.
    Mas quando partimos para especulação a logica fica de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo que está rolando muita especulação, quase um cassino. Tambem vi varios movimentos bruscos como esses picos que vc falou. Como nao viso o curto prazo nao sei tirar vantagem desse momento. Nao tenho tempo pra ficar olhando toda hora e fazendo trade pra aproveitar a volatilidade. Bons investimentos !

      Excluir
  2. Não sei como ainda não surgiu uma galera no Instagram ou Youtube vendendo curso sobre "FGTS para investidores".

    O mês foi bom pra todo mundo, será que voltamos para o bull?


    Abraços,
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí um nicho nao explorado, daqui a pouco aparece alguem hahaha. Bull market nao se sabe ainda, só vamos saber quando já estivermos nele. Acho que muitas pedras ainda vao rolar, continuo cauteloso. Obrigado pela visita !

      Excluir
  3. Vagabundo, se teu patrimônio está igual a 12 meses atrás, considerando que você fez retiradas para viver, pode considerar seu primeiro ano de vadiagem um sucesso, especialmente considerando as despesas extras com 2 mudanças que você teve.

    Dúvida: você continua aportando nas suas Previdencias privadas ou deixou o saldo que tinha lá e ficam só rendendo?

    FIIs e bolsa brasileira ainda estão enjoados pra pensar no longo prazo... Eu ainda estou levando um pouco de fé nos FIIs pra geração de renda. Ainda.

    Quanto ao INSS, disso eu manjo um pouco. Sem. Dúvidas vale a pena você se aposentar no futuro por ele. Só faça a matemática se vale a pena você seguir contribuindo por agora ou só bem perto da idade você passar a recolher o mínimo para satisfazer o tempo mínimo para a aposentadoria por idade (provavelmente seu benefício vai ser de 1 sm nesse segundo cenário). Essa conta vai depender do tempo de contribuição que você já possui e, se tem mais de 20 anos, bem provável que vai valer mais a pena você seguir contribuindo desde já (atenção que agora vale o cálculo das contribuições da vida toda).

    Abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AC ! Acho que nao está mal, depois de tudo que aconteceu, ficar no zero a zero. Empate é um bom resultado ! Prev privada eu quero aportar em PGBL alguma coisa esse ano pra diminuir a carga de IR (tenho renda de aluguel). Nesse momento a bolsa passou com folga dos 90k - quem tem coragem ? Amanhã vou cancelar algumas ordens e fazer uma remessa. Sobre INSS, quero contribuir pra manter a qualidade de segurado pelos menos. Mais detalhes no proximo post, vc vai adorar ! abs

      Excluir
  4. Vagaba, parabéns pelo conhecimento.
    Obrigado pela citação do meu blog no roll.
    Vc está morando no BR ainda ou foi para Portugal?

    Você não está comprando SP500?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal ! Continuo no meu auto-exílio, só mudei pra cidade grande. SP500 tenho uma boa posição e nem estou comprando mais porque ja passou do meu percentual definido. Obrigado pela visita !

      Excluir