Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Balanço - Outubro/2020

  

Salve amigos da blogosfera e nerds das finanças em geral ! Lá vamos nós pra mais um fechamento.

Basicamente tudo vinha se recuperando até a última semana do mês, quando o tempo fechou e tudo despencou. A múmia aqui sabia que ia rolar segunda onda mas não fez nada pra diminuir o preju.

A SELIC foi mantida em 2%. Estão de brincadeira. Viramos primeiro mundo ? Só no papel mesmo.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -0,14%
Uma merda.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,47%
Show !

Fundos: 0,32%
Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

FGTS: 0,25%
Maravilha !

Ações: -0,42%
Enfim consegui me desfazer dos últimos lotes de KLBN3. Empresa cíclica nunca mais ! Não é pra amadores como eu ! Também vendi IRBR3 e ITSA4 antes que despencasse. No fim não deu pra ficar no positivo.

FIIs:  -1,43%; DY do mês ficou em 0,5%
Um mês difícil outra vez. Um ano perdido. No entanto rolou mais dividendos que no mês anterior.

EUR: -0,7%
O medo da segunda onda contagiou o mercado e nem a valorização da moeda impediu um resultado negativo

USD: 0,42%
Mercado deu uma caída mas o câmbio segurou.

Stock plan: -30%
Uma queda fenomenal... Ainda bem que agora só tenho algumas poucas ações.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança: 0,1%
Pelo menos não caiu !

Beleza, uma bela surpresa.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,24% - um fracasso ! No ano acumula 1,46%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -0,07%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,33% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,16%; no ano 1,9%
IPCA: 0,86%; no ano acumula 2,22%
Poupança: 0,12%; no ano 1,88%

Com esse resultado estou perdendo até pra poupança esse ano ! Que fase !

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,33% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Assim, continuo planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Próximos passos


Vai vencer outro CDB este mês e ainda não sei se vou reaplicar. Minha escadinha de CDB tá tão bem montada que estou pensando em fundi-la com meu colchão de segurança (reserva do dia-a-dia e dinheiro estacionado pra não precisar vender ativos em baixa).

Bolsa só invisto se conseguir me desfazer do último mico da carteira: IRBR3.

Vinha mantendo uma rotina de exercícios consistente e convivendo com a obrigação de usar máscara indo fazer caminhadas mais curtas em parques. Agora com os parques fechados e provável nova quarentena estou prestes a desistir e abraçar o sedentarismo. Leitura e meditação são hábitos que não consegui introduzir no meu sabático e poderiam bem ocupar essa lacuna.

Acho que vamos ficar mais um ano nesse pesadelo. Não era o que eu queria pro meu sabático, mas é o que tem pra hoje.


8 comentários:

  1. Será se IRB não vai dar uma recuperada essa ano?
    Essa ação foi uma das maiores bombas do bolsa em 2020, mas tem muita gente acreditando numa recuperação relativamente rápida do ativo e se isso ocorrer será uma das ações mais promissoras da bolsa no curto e médio prazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas até se livrar do estigma de fraudadora de balanços vai dar dor de cabeça. Prefiro jogar pra ETF e dormir tranquilo.

      Excluir
  2. Infelizmente a galera tá achando que vai rolar alguma mágica em 1 de janeiro e que todos os problemas vão desaparecer. Acho incrível como políticos prometem uma vacinação dentro de X semanas se ainda não existe uma vacina.

    Vamos precisar conviver com muitos meses de pandemia antes de uma vacina se tornar real.

    Abraços,
    Pi.
    http://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que venha uma vacina no começo do ano, até vacinar todo mundo vai demorar. Melhor renovar o estoque de máscaras.

      Excluir
  3. Vagabundo, não desanime! Investimentos são assim mesmo, querendo ou não, são uma montanha-russa.
    Não deixe o sedentarismo te abraçar... Há um milhão de vídeos no YouTube tipo "10 minutes home workout no equipment". Tem de 5 a 30 minutos, com variados focos de grupos musculares, etc. Garanto que só um vídeo de 6 minutos todos os dias lhe fará uma boa diferença.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio. 10 minutos de exercício acho que não funciona. Só me sinto revigorado após um mínimo de 40 minutos de caminhada. Tem gente correndo de máscara por aí. Eu já tentei. Não dá, é tortura... Valeu, abs

      Excluir
  4. 10 minutos funciona sim, pode confiar. Treino musculação e aeróbico há 18 anos e tem alguns vídeos desses de 10 minutos que eu acabo esgotado. A intensidade de um exercício HIT ou HIIT molda mais o corpo que um exercício moderado mais longo. Valendo uma BRK, aposto que você não consegue completar (com movimento correto e no ritmo do vídeo) esses 7 minutos de abdominal nas 5 primeiras vezes que fizer:
    https://youtu.be/DHD1-2P94DI

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, minhas costas estão doendo só de ver o vídeo ! :) Musuculação nao é pra mim. Meu negocio é andar ou correr por aí ao ar livre. Continudo caminhando regularmente mas parei de correr até que nao precise mais usar mascara na rua. Valeu pela dica !

      Excluir