Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2021

Balanço - Fevereiro/2021

Assim como eu, esse ano (quase) todo mundo "pulou" o carnaval.

Mas voltando a 2021, no início do mês rolou uma live no Youtube com 3 pesos pesados da Finansfera brazuca. A internet até travou aqui com tanto peso ! Acompanho e participo da comunidade há 4 anos e nunca tinha visto algo assim. Pra mim foi o primeiro encontro FIRE do Brasil.


Há 4 anos, atordoado com a descoberta de que poderia atingir a IF, resolvi iniciar este blog. Há poucos dias cheguei na marca de 100 mil acessos. É bem modesto mas eu realmente não ligo. Só escrevo aqui pra registrar idéias, me desestressar, chorar as pitangas e trocar idéias com a galera.

Tenho tentado entender o lance das criptomoedas. Andei lendo e vendo vários vídeos. Ainda não encontrei as respostas:

- por mais que o minerador tenha gasto uma grana com equipamento e energia elétrica, como pode um punhado de bytes num computador valerem dinheiro só por serem escassos ?
- posso eu fazer um algoritmo, gerar uns bytes, chamá-los de VagaCoin e ficar fico ?
- num cenário onde a impressão desenfreada de dinheiro leve à hiperinflação e o dinheiro tradicional não valha mais nada (vide Venezuela), o cara da padaria vai aceitar pagamento em criptomoeda ou é mais fácil voltarmos a uma economia à base do escambo ?

E vamos ao que interessa.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -2,3%
Um desastre !

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,4%
Beleza

Fundos: 0,1%
Pífio mas foi melhor que eu pensei ! Consegui entrar no badalado fundo Verde 60. Essa carteira está no momento um pouco inchada mas vou encerrar 2 posições aos poucos ao longo do resto do ano, voltando à alocação desejada (25%).

FGTS: 0,25%
De vento em popa rendendo 190% do CDI.

Ações: -8,3%

FIIs: -1,6; DY do mês ficou em 0,67% 
Mês horrível para os FIIs ! Com o aumento dos juros é natural a desvalorização das cotas.

EUR: 2,4%
Disparada do euro

USD: 3,7%
Disparada do dólar


Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,1%
Medíocre.

Derreteu com o mau humor do mercado.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,6% - um desastre; no ano acumula -0,4%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 1,59%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,4% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,13%; no ano 0,28%
IPCA: 0,86%; acumulando 1,11% no ano
Poupança: 0,12%; no ano 0,23%

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,4% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Para 2021 estou planejando uma taxa de retirada por volta de 3,2% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Aparentemente teremos mais um ano bastante desafiador no quesito investimentos. Tá pintando um 2020 - parte II. Eu vou dançando conforme a música, com tudo caindo e perdendo pra inflação e até pra poupança por enquanto.

Próximos passos


Vou começar a encerrar posições em alguns fundos e devo reaplicar em TD, ações (ainda nao desisti) e FIIs. Não é fácil ver o patrimônio derreter assim por causa das besteiras que nossos governantes fazem.

Fui !

11 comentários:

  1. Uma TSR bem conservadora de 2,4. Nada mal. Parabéns.
    Quanto aos rendimentos, estamos todos fudidos neste país do cachorro loco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Anon, a taxa de retirada deve subir até 3,2% esse, mais que isso é porque algo deu errado. Valeu

      Excluir
  2. Só falta receber os trocos do adsense, parabéns pela marca dos 100 mil, tem muitos acessos meus, pois gosto de ler seu blog... só tá na hora de você postar mais do seu dia a dia para nós kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só liguei adsense de um ano pra cá mais ou menos, nunca recebei um tostão. Cara, meu dia a dia não tem nada de interessante. Não pego a mulherada, nao vou pras baladas, nao dirijo carros legais, nao viajo... sou quase um monge budista. :) Obrigado pelo apoio !

      Excluir
  3. Fala vaga !

    "Não pego a mulherada, nao vou pras baladas, nao dirijo carros legais, nao viajo... sou quase um monge budista. :) Obrigado pelo apoio !"

    dei umas risadas com sua fala.....rs....tbm gosto do seu blog e estou na busca da IF. Tenho 4.4 e pretendo chegar antes dos 50 (amém !) ...cara, se não for um problema vc poderia dizer sua idade???? desculpe, não é por nada....somente efeito de comparação. Parabéns !!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cara, uma vida absolutamente banal. Temos quase a mesma idade, no meio dos 40. Sucesso e obrigado pela visita !

      Excluir
  4. FGTS, FGTS, quem diria hahahaha'

    Conseguiu entrar no Fundo Verde, eu também tive a oportunidade de aportar, mas o ticket estava alto e pelo que percebi o fundo não foi nada de especial no último ano, escolhi ficar de fora.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Verde levou uma baita cacetada quando estourou a pandemia, por isso o desempenho fraco se olhar somente de um ano pra cá. Porém ele vem se recuperando mais rápido que meus outros fundos, daí por isso resolvi aportar, tirando do Tesouro SELIC que já estava prestes a vencer. ;)

      Excluir
  5. Fala Vaga, tentar de ajudar com o pouco que sei sobre cripto

    - por mais que o minerador tenha gasto uma grana com equipamento e energia elétrica, como pode um punhado de bytes num computador valerem dinheiro só por serem escassos ?

    É a mesma filosofia do dinheiro, vc não deve olhar pra material concredo e ir pro abstrato, porque o dinheiro é só papel que vale mais do que papel pra gente, se for nessa analogia era só pegar alguns papeis A4 e pronto. O dinheiro é abstrato, o que vai representar ele no mundo concreto não importa, só importa se o povo aceita ou não, já passou por esse processo muita coisa pela história, desde sal, concha, ouro, prata, cobre, metais cunhados sem valor, recibos, papel e agora alguns bytes.

    - posso eu fazer um algoritmo, gerar uns bytes, chamá-los de VagaCoin e ficar fico ?
    Pode fazer sim, mas ficar rico não depende de vc e sim do valor que a comunidade vai dar pra ele. Em comunidade estou falando em os adeptos, se eles acharem que vale muito vc está rico, senão naõ. Qnd Satoshi criou bitcoin e lançou eram apenas byte, ele não estava rico, ele ficou rico qnd a comunidade olhou e disso: "carai, isso vale algo".

    - num cenário onde a impressão desenfreada de dinheiro leve à hiperinflação e o dinheiro tradicional não valha mais nada (vide Venezuela), o cara da padaria vai aceitar pagamento em criptomoeda ou é mais fácil voltarmos a uma economia à base do escambo?
    Nesse cenário a moeda concreta só vai ser substituída por aquilo que a maioria aceitar. Se aceitarem escambos variados então é escambo, se aceitarem cripto então será crpto, se aceitarem yuan então será isso. Veja que é um trabalho de futurologia pq ninguém sabe oq vamos aceitar lá na frente.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aí TR obrigado pelas explicações. Criptomoedas é um negocio meio filosofico pra mim. Ouro e prata foram medidas concretas por milenios, ou seja, se algo vale 100g de ouro é o dobro do preço de 50g. Dinheiro (papel) foi lastreado em ouro por séculos, e agora a criptomoeda é medida em dinheiro. Sei lá onde isso vai parar. Se cada um inventar uma criptomoeda e em cada lugar o pessoal adotar uma, o cambio de uma pra outra vai continuar sendo determinado em dinheiro normal, o qual no fim das contas é o que todos entendem e sabem medir. Ainda nao sei como ver as criptomoedas. Moedas, reserva de valor, investimento mesmo, muito confuso. Mas obrigado por comentar. Abs

      Excluir
    2. Acho que o principal pra entender as criptos MESMO é entender bem O QUE É dinheiro e sua história e entender a política monetária da atualidade, se vc entender esses dois vai entender porque ele é tão valorizado hoje (bitcoin). Mas não é fácil, demora e é aos poucos mesmo rsrs.

      Abçs

      Excluir