Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Lições do crash

Post rapidinho só pra comparar as previsões que fiz baseadas na crise de 2008 com o que realmente ocorreu em 2020 na crise do corona. Na tabela abaixo estão meus investimentos, o quanto achei que iria cair e o quanto realmente caiu ou não:

AtivoPrevistoRealizado
Tesouro Direto-20%-20,2%
LC*, CDB (incl FGTS)6,8%3,0%
Debêntures-20,0%-3,1%
Ações-41%-33,8%
FIIs-10%-25,2%
EUR-14,4%2,3%
USD-6,5%2,5%
Ouro20%5,4%
Fundos MM3,2%-2,1%
Prev Privada-2,3%-3,4%
Apto-2%0%
SELIC6,8%3,0%

Para os números da crise de 2008 eu usei o ano inteiro, pois aquilo foi uma queda prolongada por meses a fio. Em 2020 o fundo do poço foi em março e dali pra frente só subiu. Foi uma crise aguda porém curta. Bem mais curta que o esperado (mais uma previsão que não se concretizou).

No caso do Tesouro Direto tinha usado originalmente o IPCA 2035 porém em relação a 2020 o IPCA 2045 seria o título com duração mais parecida (25 anos). Este caiu 20% durante a crise.

Minha bola de cristal funcionou bem no caso do Tesouro Direto, Ações e Previdência Privada. O resto foi bem fora, ou pra mais ou pra menos. Curiosamente no fim das contas o patrimônio diminuiu 7%, contra 6% da previsão, ou seja, bem em linha com o esperado.

Será que viveremos para testemunhar a crise devastadora que será provocada pelo Quantitative Easing ? O que serviria de proteção para a carteira em tal cenário ? Será a vitória do Bitcoin ? A volta triunfante do ouro ? Ou melhor ter umas galinhas no quintal pra ter o que comer ?

Sinceramente, estou de saco cheio de ser testemunha da história. Já me basta este pós-apocalipse.

7 comentários:

  1. Nossa, chama a atenção os FIIs né. Tido como porto seguro, renda e quase como alternativa para renda fixa ter tomado um pau desses perdendo tanto quanto ações. Sem dúvidas algo para abrir o olho de muita gente, imobiliario é uma merda, volátil e sempre no centro das crises como em 2008

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que cada crise é diferente e essa de fato é. Quem imaginou que iam fechar shoppings e escritórios da noite pro dia por causa de um vírus ?

      Excluir
  2. Só digo uma coisa, querem se dar bem como aqueles que compraram bitcoin em 2011? Comprem YUAN DIGITAL no primeiro dia que lançarem ! O futuro é a nova super potencia mundial, nova moeda mundial. Nao digam que eu nao avisei depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a dica então... daqui uns 10 anos a gente volta aqui pra ver

      Excluir
  3. Pois é Vagabundo... Quem estava diversificado e não se desesperou em março passou pela crise rapidinho (pelo menos na questão de preservação de patrimônio). Agora, os demais impactos dessa pandemia vão se arrastar por anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, assim que todo mundo se vacinar e acabar a crise sanitária começa a crise economica - recessão, aumento de impostos... ou aumento da impressão de dinheiro, que também nao vai acabar bem.

      Excluir
  4. São muitos serás que só vão ser respondidos com o tempo, só nos resta aguardar e "agir" da forma que acharmos melhor.

    Abçs

    ResponderExcluir