Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2021

Acabou a moleza ! Porque estou voltando ao batente


Bem, amigos, acabou a moleza ! Chega de vagabundagem, é hora de voltar ao batente ! O nome do blog volta a ter sentido :-)

Calma, não é porque aposentadoria antecipada parou de fazer sentido pra mim, ou porque não acredite mais na filosofia FIRE. Como explico no decorrer do post, é exatamente o oposto.

Também não é porque acabou o dinheiro.

Em tese se tudo corresse bem eu realmente não precisaria mais trabalhar. Mas quem garante ? Alguns fantasmas ameaçam minha aposentadoria precoce. Nenhum fator isolado me levou a tomar essa decisão, e sim um conjunto de circunstâncias. Nesse post conto tudo que levei em conta, que culminou no fim do meu sabático.

Pandemia maldita

Esse monte de restrições que estamos vivendo não vão acabar tão cedo. A vacinação vai a passo de tartaruga manca, o que favorece o aparecimento de novas mutações do vírus já que ele tem tempo pra aprender e ficar mais forte. Até a OMS já alertou sobre isso.

Não poder viajar por aí livremente acaba diminuindo o custo-benefício do bem mais caro que já comprei: minha liberdade. Não preciso ir trabalhar, mas ao mesmo não sou dono do meu tempo. Pra que então ? Melhor ir ganhar dinheiro.

Ainda dou um caldo

Meu plano original era fazer uns freelances de vez em quando nos primeiros anos de IF, aproveitando que minhas habilidades ainda não estariam obsoletas. Infelizmente o mercado ficou muito difícil depois do apocalipse. Além disso, considerando as outras questões mostradas nesse post, recuei e comecei a analisar propostas pra um emprego tradicional full-time. 

Depois de 2 anos sem pisar num escritório eu me sinto bem tranquilo pra aturar outra vez a rotina de projetos absurdos, clientes sem noção e gerentes pentelhos. Meus conhecimentos ainda são úteis e ainda tenho energia pra enfrentar o mundo corporativo. 

Margem emagreceu

Nesse momento, considerando a inflação, meu patrimônio está uns 2% maior do que quando larguei meu emprego. O fundo foi -5%, no auge da crise. O pico foi em agosto de 2020, quando chegou a quase 5%. Considerando tudo que aconteceu até que fui bem. 

Só que de vez em quando eu refaço os cálculos levando em conta despesas e projetos futuros. Atingi meu número mágico e ainda por cima tinha uma margem, porém está claro que esta foi comprometida com a crise e vai demorar alguns anos para recuperar-se.

Outra crise nesse meio tempo pode me jogar no perigoso território do LeanFIRE, e aí eu seria obrigado a voltar pro mercado. Acho melhor prevenir do que remediar.

O fantasma do divórcio


As coisas tem sido delicadas já faz algum tempo. Se der ruim não posso ser canalha, vou ter que desembolsar uma boa grana pra ela pois afinal ela abriu mão da carreira pra ficar comigo. Aí minha margem vai pro saco e vamos todo mundo ter que voltar pro batente.

FATFire ?

Diminuir meu padrão de vida está fora de questão. Como disse, se uma crise ou divórcio detonar minhas finanças eu prefiro vender meus neurônios pro sistema. LeanFIRE não dá pra mim. Ao mesmo tempo, esse negócio de IF é tão bom que fico imaginando o que faria se tivesse mais grana. Se tudo der certo, se não rolar crise nem divórcio, em alguns anos eu posso chegar lá. 

Sem saques o patrimônio está livre para crescer, enquanto pago minhas despesas com meu salário. É o CoastFATFire !

Resumo da ópera

São vários os fatores que pesei pra me abrir outra vez à idéia de ter um emprego. A falta de liberdade na era COVID, uma nova crise que pode me fazer ter que diminuir o padrão de vida e um divórcio com certeza seria uma catástrofe para minhas finanças. Já que posso agir, prefiro tomar a iniciativa ao invés de ter que sair correndo atrás do prejuízo depois. Se no fim não precisar, terei mais grana e quem sabe serei até FATFire.

Este sabático deixa memórias muito legais. Os momentos mais simples foram os meus preferidos (curiosamente, quase todos antes da pandemia):

- levar minha filha à tarde pra atividades extraescolares, depois dar banho, lanche, brincar, jantar e por pra dormir

- as manhãs na biblioteca mexendo em planilhas e resolvendo umas coisinhas

- as longas caminhadas pela cidade, quando tudo era novo

- sentar no banco de uma praça pra comer um sanduíche

- aprender a andar de bicicleta, poucos dias antes de sermos confinados

Foram 2 anos de muito aprendizado, conquistas e desafios. Agora é voltar a ser mercenário de olho na linha de chegada: sabático 2.0 ! QUERO VIRAR VAGABUNDO !!!

34 comentários:

  1. John Wick: de volta ao jogo...
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  2. Fala caro Vagabundo!

    É de mudanças que nutrimos este jogo chamado vida e é melhor prevenir do que remediar, faz bem, faça seu melhor e engorde o projeto FIRE, proporcionará um resultado excelente!

    E logo apreciará os momentos simples com sua filha no final da tarde, sensação indescritível hein?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Divorcio tbm me preocupa e sinto que está mais perto do que nunca, ainda mais depois do Bill Gates ter tomado a coragem acho que eu vou tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pro tio Bill é mais fácil. Mesmo se perder metade da fortuna, continuará milionário. E nós, pobres mortais ? Estamos lascados.

      Excluir
    2. Acho que é mais dificil pra ele, acostumado a ser o mais rico do mundo e de repente perde metade e possivelmente nunca mais será. Para estes caras a motivacao nao é dinheiro mas status no ranking ! Nós já estamos acostumados com a fodecao diária

      Excluir
    3. "mais dificil pra ele" sim, deve ser muito sofrimento kkkkkk

      Excluir
  4. Hahahah, muito bom meu caro, acabou fazendo o que eu juramento vou fazer, um mini sabático ou mini FIRE. Muito legal essa experiência e a sua decisão, dá pra ver que realmente o que mais apreciamos continua sendo coisas simples como as que vc apreciou no seu sabático.

    Boa sorte nessa nova (será?) fase, pelo que vc disse talvez já tenha um emprego na mão não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tudo encaminhado. Eu realmente nunca disse que ia aposentar, sempre disse que ia pra um sabático por tempo indeterminado. Quem sabe na próxima eu realmente aposente, vamos ver. Abs

      Excluir
  5. O que mais me atrai no mundo fire é isso aí... Você pode voltar e trampar quando necessário, vai poder escolher um emprego com calma e não vai aceitar qualquer "bosta" que vier em sua direção. Parabéns por ter esse poder, bom trabalho meu amigo!

    ResponderExcluir
  6. acompanhando
    comprar flores semanalmente pode custar menos que um divórcio

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte na nova etapa! Divórcio, plano de saúde e filhos...a tríade de pesadelos do FIRE...Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima definição !!! Eu diria que sao 4 os cavaleiros do apocalipse do FIRE: divorcio, saude, filhos e o sr. Mercado ! :)

      Excluir
  8. Oi Vagaba, acho muito legal essa sua flexibilidade para se adaptar às novas situações, e mais ainda, avaliar e reconhecer os riscos de ser FIRE e ter a humildade de voltar à labuta. O importante é isso, estar em paz com as decisões, calcular os riscos que a gente suporta e pronto. Eu também sou que nem você, acho Lean FIRE arriscado (principalmente pra quem tem filhos pequenos, onde tudo pode acontecer), prefiro trabalhar do que ficar com esse medo do patrimônio ser dilacerado com o tempo... a não ser que meu emprego estivesse insuportável, aí é outra história. Daqui a alguns anos você tira outro sabático, será legal. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yuka, é por aí, já que posso prevenir prefiro já faze-lo do que remediar. Tem que dançar conforme a música nessa vida. Bj

      Excluir
  9. Respostas
    1. Sempre penso. Acho que estará em algum lugar no meu futuro.

      Excluir
  10. Gosto da sua sinceridade - não colore a vida fire com tons que ela não tem. Saber da sua experiência me fez enxergar com mais clareza essa liberdade. E, até apreciar mais o tempo que eu tenho daqui até lá. Boa sorte na nova fase... estou torcendo pra que você seja FATFire, rsss. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que este modesto blog ajuda alguém. Obrigado pelo apoio e bons investimentos !

      Excluir
  11. Todo casamento deu uma balançada nessa pandemia. No geral é muita pressão psicológica. Já pensou em tentar uma terapia de casal... Essas coisas. Vale muito a pena lutar, caso ela seja uma boa pessoa e você queira tentar. Caso não, admiro sua atitude de ser justo com quem esteve do seu lado. Ah, e como alguém falou acima, não deixe de mandar as flores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou totalmente a favor de terapia mas nao adianta eu ir lá sozinho. Vamos levando. Obrigado pela visita !

      Excluir
  12. Tome sua família como prioridade. Não é só comprar flores... é ouvir, dar atenção, cuidar, respeitar, enfim, faça com a mulher e filha o que você gostaria que fizessem contigo. Dinheiro é importante, mas é secundário... Ganha um pouco hoje, o governo te rouba um pedaço aqui e ali, algum espertinho tenta tirar outro pedaço, e a gente ganha de novo. No fim, o que fica são nossos atos. Um pouco filosófico o meu comentário, mas é isso aí que eu penso: mais importante é a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente. Tenho a consciencia tranquila, minha parte eu faço. Obrigado pelo comentário filosófico e bons investimentos !

      Excluir
  13. Não existe estabilidade - Flávio Augusto.
    Ganhe um dólar a mais por dia - Geraldo Rufino.

    Essas são frases de 2 grandes empreendedores que eu admiro, e eles sabem a verdade por trás do parar de trabalhar. Sabem que a coisa não funciona para todo mundo. Por isso a maioria dos milionários nunca param. Se parar, morreu. Se você não é útil para as pessoas, se sente inútil.

    Todos esses números que você colocou por trás da sua volta, eu acho que é meros detalhes. O maior problema é encontrar ocupação útil no tempo ócio.

    Eu sempre tentei alertar a galera aqui da Finansfera em meu blog sobre esse assunto, mas nunca me deram muita moral.

    Esse negócio de FIRE é muito novo e recente, então está todo mundo aprendendo, engatinhando. O conhecimentofinanceiro.com foi o primeiro a avisar, depois veio o Corey com depressão. Agora você...

    Como já falei em meu blog, tenho exemplo de 2 fires na minha familia, meu tio e meu pai, e ambos não se acostumaram a parar de trabalhar. Meu pai até hoje tem dificuldade em reencontrar seu caminho, 6 anos depois...

    Por fim, acho que o caminho não é arrumar um emprego. Porque lá você está a mercê de chefes fdps, você não tem controle sobre nada.

    Se você tiver um negócio seu já pode ter mais flexibilidade. Mandar ao invés de ser mandado. Se você tiver capital e não precisar do dinheiro como é o seu caso, melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Peão ! Dá uma lida de novo no post, meu caso nao tem nada a ver com o do Corey. Eu adoro não trabalhar ! FIRE tem tudo a ver comigo, mas entendo que não é pra qualquer um e provavelmente nao serve pra vc. Mas tudo bem, as pessoas sao diferentes. Admiro quem empreende mas nao é bem meu perfil. No momento, pra ganhar um dinheirinho, o melhor custo-beneficio pra mim é ter um emprego na minha área. Abs

      Excluir
  14. Que notícia, Vagabundo! Fico feliz que você tome a atitude com discernimento e pensando em inúmeros fatores; triste porque certamente toda a conjuntura descrita com certeza não era a que você previa quando se aposentou.
    Compartilho da visão que é melhor trabalhar mais do que ser lean Fire, creio que ter dependentes seja fator fundamental pra assumir esse risco (como a Yuka bem disse acima).
    Desejo sucesso aí na retomada da carreira.

    Bateu uma dúvida: se recusar a baixar o padrão de vida é não sair da Europa ou você fala num padrão em qualquer lugar que seja?
    Pergunto porque dá pra ser classe média alta/rica no Brasil com padrão de classe média aí (claro que tem poucas exceções, não sei se resides em uma delas).

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí AC, prefiro nao arriscar no LeanFIRE em nenhum lugar no mundo. Já perdi a noçao dos preços no Brasil, nem sei te dizer. Só ouço que tá tudo muito caro. Gosto do jeito modesto como vivo mas se for pra pão-durar mais ainda eu nao aguento. Uma vez li um blog de um americano que juntou 300k e foi morar na Tailandia. Maneiro, mas insustentável no longo prazo. Abs

      Excluir
  15. Depois do que os amigos falaram acima, não tenho muito a acrescentar Vagabundo, mas boa sorte no retorno e acumule o máximo para retornar a essa vida feliz hahaha

    seguimos te acompanhando.

    P.I.

    ResponderExcluir